Cuiabá
Prefeitura testa robô que desentope bueiros na região da Prainha

Durante as comemorações dos 306 anos de Cuiabá, nesta terça-feira (8), o prefeito Abilio Brunini apresentou uma nova tecnologia que pode ajudar a combater alagamentos na capital. Trata-se de um robô de inspeção e limpeza de redes pluviais, que está sendo testado pela prefeitura por uma semana.
A demonstração foi feita dentro do mutirão de limpeza promovido no aniversário da cidade. Um novo teste será feito na região da Prainha, no centro de Cuiabá, hoje às 14h, área que historicamente apresenta uma série de alagamentos.
A empresa responsável está apresentando a tecnologia sem custos durante esse período de testes. Caso os resultados sejam satisfatórios, a gestão municipal deve aderir a uma ata de registro de preços já utilizada por outras cidades para contratar os serviços.
“A empresa veio apresentar o trabalho dela. Estamos testando por sete dias e, se os resultados forem bons e o preço continuar sendo o menor, a gente pode fazer a adesão da ata. Não queremos contratar no escuro. Antes, precisamos saber a qualidade do serviço”, afirmou o prefeito.
A tecnologia permite identificar com precisão obstruções, rachaduras e ligações clandestinas na tubulação, com auxílio de robôs, drones e caminhões de alta pressão. Segundo Thiago Simmonds, técnico da Goldman, o procedimento começa com a limpeza das redes, para só então o robô realizar a inspeção detalhada.
“É uma inspeção robotizada. Conseguimos detectar entupimentos e anomalias com exatidão de metros. Depois disso, entregamos o relatório para que a prefeitura realize os reparos”, explicou Simmonds.
Abilio destacou que a tecnologia já é usada há mais de um ano em outras cidades e pode ser essencial para Cuiabá: “Quando chove, a cidade alaga. Esse robô vai ajudar a resolver o problema, limpando bocas de lobo e desentupindo os tubos com precisão e eficiência”.
#PraCegoVer
A imagem mostra o prefeito ao lado do novo diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, apresentando o robô para a imprensa, durante coletiva realizada na manhã desta terça-feira (8).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Visita técnica avalia retomada de obras em unidades de saúde no bairro Planalto

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, realizou uma visita técnica e de vistoria em duas importantes unidades de saúde no bairro Planalto, a antiga Policlínica do Planalto e a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. A agenda contou com a presença do deputado estadual Elizeu Nascimento, do vereador Cezinha Nascimento, e das secretárias adjuntas de Atenção Primária, Catarina Célia e da Atenção Especializada Suzana Gutierrez.
A inspeção teve como objetivo avaliar a atual situação das obras paralisadas e planejar estratégias para sua retomada e conclusão. Conforme a secretária Lúcia Helena, ambas as unidades são fundamentais para atender a demanda da região, que possui mais de 12 mil moradores.
“O deputado Eliseu conseguiu essa verba para a gente terminar essas duas unidades. Essa era a intenção dele, e agora viemos verificar in loco o que pode ser feito. A Unidade de Saúde, hoje funcionando de forma precária em um centro comunitário, só comporta uma equipe de Saúde da Família, o que é totalmente insuficiente para a população atendida. Precisamos finalizar com urgência o Centro de Saúde e pensar com cuidado e planejamento no funcionamento da antiga Policlínica, que será transformada em um Centro de Especialidades e de Reabilitação”, explicou a secretária.
Ela acrescentou ainda que a estrutura da odontologia, que também integra o complexo da Policlínica, já está praticamente finalizada, restando apenas a instalação das cadeiras odontológicas, que já foram adquiridas e do mobiliário necessário. Quanto ao investimento já disponibilizado pelo deputado, a secretária informou que o valor inicial é de R$ 1 milhão, e há a possibilidade de complementação.
“O deputado já disponibilizou um milhão de reais e, motivado pela nossa conversa, ficou de buscar mais, algo em torno de R$ 800 mil. Acreditamos que será suficiente para concluir o Centro de Saúde e parte do Centro de Especialidades. O CER (Centro Especializado em Reabilitação), por ter estrutura e equipamentos mais complexos, exigirá mais investimentos”, pontuou.
Na avaliação do deputado Elizeu Nascimento, a reunião e visita foram muito produtivas, especialmente pela abertura da atual gestão em atender antigas demandas da vigilância sanitária e da saúde pública de modo geral.
A comitiva percorreu as estruturas das unidades, identificando o estágio das obras. Segundo a secretária Lúcia, o Centro de Saúde está com cerca de 70% da estrutura concluída, e a Policlínica exige apenas acabamentos e a definição das estruturas e serviços que serão instalados.
#PraCegoVer
A imagem mostra a secretária de Saúde juntamente com o deputado Elizeu Nascimento durante uma visita a duas unidades de saúde que se encontram com as obras paralisadas. Na foto, a chefe da pasta aparece à frente, usando um vestido florido, enquanto o deputado caminha ao lado dela, acompanhado de outros servidores.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cidades5 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Esportes5 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Saúde6 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira
-
Política MT6 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios
-
Esportes6 dias ago
Atleta de Mato Grosso é convocado para a Seleção Brasileira de Wrestling
-
Política MT5 dias ago
Daniel Monteiro presta contas dos primeiros 100 dias de mandato com foco em diálogo e transparência