Cuiabá
Prefeitura promove capacitação sobre atendimento em casos de infarto

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (28) e domingo (29) uma capacitação voltada ao atendimento de urgência em casos de infarto agudo do miocárdio. O treinamento ocorreu no auditório da UNIC Pantanal e foi direcionado a diretores clínicos, coordenadores de saúde, responsáveis técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros que atuam na Rede de Atenção às Urgências e Emergências do município.
O objetivo foi fortalecer os conhecimentos técnicos das equipes que estão na linha de frente do atendimento, especialmente em unidades como as UPAs, policlínicas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A capacitação foi ofertada em dois períodos, permitindo que também os profissionais de plantão pudessem participar.
A ação faz parte do Programa SOS Infarto, uma iniciativa do prefeito Abilio Brunini que visa garantir atendimento rápido e eficaz aos pacientes com suspeita de infarto. “Fila zero para salvar o pessoal infartando. O SOS Infarto tá valendo! Qualquer recepcionista de UPA e policlínicas, quando na triagem o paciente alegar sintomas de infarto, envie direto para o eletrocardiograma. Não é necessário nem finalizar a ficha médica. Vamos atender primeiro, depois fazer ficha médica”, declarou o prefeito.
As palestras foram ministradas pelos médicos cardiologistas Dr. Marcos Vinícius, Dr. Danilo Arruda Júnior, Dr. Pedro Alexandre e Dra. Michelle Birtche, especialistas convidados para compartilhar conhecimentos técnicos e atualizações sobre o manejo clínico em casos de infarto.
“Grande parte dos pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio entra pela UPA, que é a principal porta de entrada. Por isso, é fundamental que esses profissionais estejam aptos a reconhecer rapidamente os sinais clínicos e realizar os primeiros procedimentos, como o eletrocardiograma (ECG). Caso o exame identifique um infarto com supra de ST, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para o cateterismo primário”, explicou o diretor de Atenção Secundária, Odair Mendonça.
A iniciativa integra a estratégia da gestão municipal de aprimorar continuamente o atendimento em saúde, garantindo respostas mais rápidas e eficazes nos casos de emergência cardiovascular.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei e pareceres durante sessão ordinária desta terça-feira (08)

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (08), a 41ª Sessão Ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram projetos de lei (PLs) relacionados às áreas de educação, mobilidade urbana, meio ambiente, inclusão social e construção civil, além de pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis.
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) teve dois projetos aprovados. O primeiro, aprovado com 25 votos favoráveis, é o Projeto de Lei nº 3207/2025, que garante prioridade de matrícula em unidades da rede pública municipal de ensino para irmãos de crianças com deficiência, desde que estejam em idade compatível. O segundo, o PL nº 3742/2025, obriga as empresas de transporte público a emitirem declaração de atraso aos passageiros. Esse projeto recebeu 24 votos pela sua aprovação.
Com 25 votos favoráveis, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4870/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), altera o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025 (Processo nº 725/2025) e institui uma campanha de conscientização para o enfrentamento de catástrofes e desastres naturais no município de Cuiabá.
O vereador Ilde Taques (PSB) também teve um projeto aprovado, com 27 votos. O PL nº 12.973/2025 garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber correspondências oficiais do poder público municipal em braile.
O Requerimento de Urgência Simples (R.U.S) nº 18.550/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 23 votos favoráveis. A medida autoriza a criação de 50 novos cargos nas áreas de construção civil, saúde, regularização fundiária e bem-estar animal.
Ainda durante a sessão, foram votados 19 pareceres: 16 foram aprovados e 3 rejeitados. Os projetos apreciados têm como autores os parlamentares Paula Calil (PL), Rafael Ranalli (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Adevair Cabral (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB), além do Executivo Municipal.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Cuiabá5 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Cuiabá6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá cancela nota de dipirona 500% mais cara após erro de digitação
-
Mundo5 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia4 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos4 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
Cuiabá4 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá6 dias ago
Gonzaga anuncia saída do cargo de secretário de Comunicação da Câmara