Cuiabá
Prefeitura premia escolas que se destacaram nos Jogos Estudantis Cuiabanos

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o secretário municipal de Esportes, Jefferson Neves, recepcionaram, na tarde desta sexta-feira (4), no terraço da Prefeitura, as equipes escolares que mais conquistaram medalhas na 48ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs). O evento premiou as três instituições que lideraram o quadro geral de medalhas, consolidando o encerramento da maior competição escolar da capital.
O Colégio Isaac Newton foi o grande campeão, seguido pela Escola Estadual José Fragelli, em segundo lugar, e pelo Colégio Salesiano São Gonçalo, em terceiro. Representando as escolas, os estudantes Márcio Henrique (Isaac Newton), Renato Acássio (José Fragelli) e João Bala, acompanhados do professor Rafael (Salesiano), receberam os troféus com entusiasmo, celebrando o desempenho das equipes.
“Essa premiação é um reconhecimento ao esforço dos alunos, professores e das escolas. É a valorização do esporte como ferramenta de apoio à educação. Estamos muito felizes e já projetamos futuras edições ainda maiores e mais estruturadas”, afirmou o secretário Jefferson Neves durante a solenidade.
Os JECs deste ano reuniram 2.095 atletas de 85 escolas públicas e privadas, que competiram em 291 partidas e 62 provas individuais, entre os dias 17 de maio e 21 de junho. A competição contemplou 17 modalidades, incluindo futsal, atletismo, judô, natação, ginástica artística e taekwondo.
Divididos em duas categorias por faixa etária, os estudantes disputaram em alto nível, demonstrando talento, espírito esportivo e integração. Segundo a organização, além de estimular a prática esportiva, o evento também promoveu melhorias nas estruturas esportivas dos locais de prova.
“O esporte transforma vidas e é um pilar essencial na formação dos nossos jovens. Parabenizamos todos os envolvidos pela dedicação e empenho”, destacou o prefeito Abilio.
A expectativa da gestão municipal é ampliar a participação nas próximas edições e reforçar o investimento no esporte como política pública de inclusão e desenvolvimento.
#PraCegoVer
A imagem principal mostra o prefeito Abilio ao centro das três equipes escolares que mais receberam medalhas nos jogos estudantis. Há uma mesa com as placas-troféus de primeiro, segundo e terceiro colocados. Ao lado do gestor em destaque estão o secretário de Esportes, Jefferson Neves, e os alunos e representantes escolares.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei e pareceres durante sessão ordinária desta terça-feira (08)

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (08), a 41ª Sessão Ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram projetos de lei (PLs) relacionados às áreas de educação, mobilidade urbana, meio ambiente, inclusão social e construção civil, além de pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis.
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) teve dois projetos aprovados. O primeiro, aprovado com 25 votos favoráveis, é o Projeto de Lei nº 3207/2025, que garante prioridade de matrícula em unidades da rede pública municipal de ensino para irmãos de crianças com deficiência, desde que estejam em idade compatível. O segundo, o PL nº 3742/2025, obriga as empresas de transporte público a emitirem declaração de atraso aos passageiros. Esse projeto recebeu 24 votos pela sua aprovação.
Com 25 votos favoráveis, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4870/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), altera o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025 (Processo nº 725/2025) e institui uma campanha de conscientização para o enfrentamento de catástrofes e desastres naturais no município de Cuiabá.
O vereador Ilde Taques (PSB) também teve um projeto aprovado, com 27 votos. O PL nº 12.973/2025 garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber correspondências oficiais do poder público municipal em braile.
O Requerimento de Urgência Simples (R.U.S) nº 18.550/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 23 votos favoráveis. A medida autoriza a criação de 50 novos cargos nas áreas de construção civil, saúde, regularização fundiária e bem-estar animal.
Ainda durante a sessão, foram votados 19 pareceres: 16 foram aprovados e 3 rejeitados. Os projetos apreciados têm como autores os parlamentares Paula Calil (PL), Rafael Ranalli (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Adevair Cabral (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB), além do Executivo Municipal.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Cuiabá5 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Cuiabá6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá cancela nota de dipirona 500% mais cara após erro de digitação
-
Mundo5 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia4 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos4 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
Cuiabá4 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá6 dias ago
Gonzaga anuncia saída do cargo de secretário de Comunicação da Câmara