Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Prefeitura lança “Programa Escola na Comunidade” e abre unidades para população

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá lançou oficialmente, nesta quinta-feira (3), o Programa “Escola na Comunidade”, na EMEB Profª. Tereza Lobo, localizada no bairro Dom Aquino. A iniciativa transforma as escolas municipais em espaços abertos à população, oferecendo atividades de lazer, esporte e cultura, e promovendo maior integração entre o poder público e a comunidade. O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Abilio Brunini, secretários municipais, vereadores e representantes da comunidade escolar.

Realizado em parceria entre as secretarias de Esporte e Lazer, Educação e Cultura, o programa permite que as estruturas escolares, incluindo as quadras esportivas, sejam utilizadas pela população em horários estendidos: às terças e quintas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A iniciativa começa com 20 escolas municipais, mas a meta é expandir para as 48 unidades com quadras cobertas mapeadas pela Secretaria Municipal de Educação até o final do ano. Segundo o prefeito Abilio Brunini, o plano é garantir que todas as escolas municipais tenham algum tipo de integração com a comunidade.

Brunini também destacou a importância da participação da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ele, a pasta é fundamental para combater problemas como obesidade infantil e sedentarismo juvenil. Além disso, o prefeito anunciou a criação de um estudo para viabilizar o “Prêmio Educação”, uma forma de bonificar os servidores que se voluntariarem para colaborar com o programa.

“Vamos analisar o nosso orçamento, é claro, e estudar a melhor forma de aplicar esses recursos. O mais importante é que todas as escolas municipais tenham algum tipo de interação com a comunidade. Onde houver espaço, ofereceremos atividades físicas; onde não houver, traremos ações culturais, educativas ou de saúde. Quero reforçar o papel da escola não apenas como um espaço de educação infantil, mas também como um centro de interação social”, destacou o prefeito.

Leia Também:  Secretário se reúne com administradores regionais para discutir principais demandas comunitárias

Ele afirmou ainda, que o próximo passo será levar a escola para além de seus muros, ampliando as atividades complementares para centros comunitários e áreas de lazer da cidade, promovendo ainda mais interação com a população.

Gabriel Henrique Magalhães, diretor da EMEB Professora Tereza Lobo, afirmou que a abertura da escola era um desejo antigo da comunidade. Segundo ele, a iniciativa implementada pela administração municipal dá à comunidade respaldo e estrutura para receber as famílias com segurança. “A comunidade sempre me pediu que a escola fosse aberta para uso, com espaço para esportes como vôlei e futsal. Com esse projeto, tudo ficou mais fácil. Pais, crianças e toda a equipe da Tereza Lobo abraçam essa iniciativa. Vamos participar”, assegurou.

Integração entre secretarias

O secretário de Educação, Amauri Monge, enfatizou que o objetivo é ressignificar o papel das escolas públicas, fazendo com que os prédios deixem de ser exclusivos aos alunos e passem a ser patrimônio ativo da comunidade. “Estamos abrindo os prédios escolares para que a comunidade usufrua da quadra de esportes, participe de atividades culturais e crie laços. Isso é construção de cidadania”, destacou.

Já a secretária adjunta de Cultura, Vilmara da Silva Vidica, ressaltou que o projeto também vai fomentar a cultura regional: “Teremos aulas de música, violão, viola de coxo e dança de siriri. A ideia é resgatar nossas raízes e fortalecer o vínculo entre as famílias.”

Leia Também:  Servidores da Prefeitura de Cuiabá participarão de capacitação sobre patrimônio e almoxarifado

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, explicou que a proposta surgiu da necessidade de oferecer espaços esportivos sem grandes investimentos. “Com poucos recursos, saindo de um decreto de calamidade financeira, mapeamos as quadras cobertas das escolas e vimos um potencial enorme. Ao invés de construir, vamos usar o que já existe.”

A secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, ressaltou que a pasta vai participar ativamente do programa, promovendo ações como aferição de pressão arterial, acompanhamento de peso e atividades educativas. “É uma forma de integrar a família com a saúde pública. A criança pode brincar enquanto os pais participam também, fortalecendo os laços familiares e cuidando da saúde.”

Marcaram presença a vereadora Baixinha Giraldelli e os vereadores Wilson Kero Kero, Dilemário Alencar e Cezinha Nascimento. A vereadora Michelly Alencar foi representada pela assessora Débora Inácio. Também participaram da cerimônia o secretário de Assuntos Estratégicos, Murilo Bianchini; a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa; o secretário adjunto especial de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira; o secretário-adjunto de Esportes, Pablo Queiroz; e o secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Amarildo Batista.

#PraCegoVer

A foto mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, acompanhado de sua equipe de secretários e vereadores, durante o discurso de lançamento do Programa “Escola na Comunidade”, na EMEB Profª. Tereza Lobo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei e pareceres durante sessão ordinária desta terça-feira (08)

Published

on

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (08), a 41ª Sessão Ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram projetos de lei (PLs) relacionados às áreas de educação, mobilidade urbana, meio ambiente, inclusão social e construção civil, além de pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis.

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) teve dois projetos aprovados. O primeiro, aprovado com 25 votos favoráveis, é o Projeto de Lei nº 3207/2025, que garante prioridade de matrícula em unidades da rede pública municipal de ensino para irmãos de crianças com deficiência, desde que estejam em idade compatível. O segundo, o PL nº 3742/2025, obriga as empresas de transporte público a emitirem declaração de atraso aos passageiros. Esse projeto recebeu 24 votos pela sua aprovação.

Com 25 votos favoráveis, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4870/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), altera o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025 (Processo nº 725/2025) e institui uma campanha de conscientização para o enfrentamento de catástrofes e desastres naturais no município de Cuiabá.

Leia Também:  Secretário se reúne com administradores regionais para discutir principais demandas comunitárias

O vereador Ilde Taques (PSB) também teve um projeto aprovado, com 27 votos. O PL nº 12.973/2025 garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber correspondências oficiais do poder público municipal em braile.

O Requerimento de Urgência Simples (R.U.S) nº 18.550/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 23 votos favoráveis. A medida autoriza a criação de 50 novos cargos nas áreas de construção civil, saúde, regularização fundiária e bem-estar animal.

Ainda durante a sessão, foram votados 19 pareceres: 16 foram aprovados e 3 rejeitados. Os projetos apreciados têm como autores os parlamentares Paula Calil (PL), Rafael Ranalli (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Adevair Cabral (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB), além do Executivo Municipal.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA