Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá vacinou mais de 2 mil pessoas com ação especial nos shoppings

A campanha de vacinação contra a Influenza, realizada aos sábados do mês de junho nos shoppings Três Américas, Estação e Pantanal, imunizou 2.375 pessoas ao longo de quatro dias de ação. A iniciativa foi coordenada pelo Núcleo da Primeira-Dama de Cuiabá, Samantha Iris, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visando ampliar a cobertura vacinal da capital, que atualmente está em 34%.
As ações ocorreram nos dias 7, 14, 21 e 28 de junho, sempre das 10h às 19h, oferecendo a vacina de forma gratuita em locais de grande circulação, com estrutura adequada para atender o público com conforto e segurança.
“Articulamos essa parceria com os shoppings porque sabemos que muitas famílias frequentam esses espaços aos fins de semana. Foi uma forma de aproximar o serviço da população e facilitar o acesso à vacina. Ficamos muito felizes com a adesão e com os resultados alcançados”, afirmou a primeira-dama Samantha Iris, responsável pela mobilização junto à SMS e aos centros comerciais.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, também ressaltou a importância da estratégia. “Essas ações são fundamentais para incentivar a vacinação e proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis. Esse reforço aos sábados foi extremamente positivo”, avaliou.
Até então, a vacinação nos shoppings foi voltada exclusivamente ao público prioritário, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. No entanto, a partir desta terça-feira (01), a vacinação passa a ser disponibilizada para toda a população geral.
A vacina contra a gripe segue disponível, gratuitamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cuiabá, mediante apresentação de um documento oficial com foto.
A SMS reforça que a vacinação é a principal forma de prevenir complicações causadas pela gripe, especialmente durante os períodos de maior circulação viral. A população pertencente aos grupos prioritários, como crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, continua sendo fortemente orientada a buscar a imunização.
#PraCegoVer
A imagem mostra o cartaz de propaganda da ação de vacinação que acontece nos principais shopping centers de Cuiabá. Ao fundo, há um banco de madeira no lado direito e, à esquerda, uma profissional está sentada próxima a uma mesa com os materiais utilizados na campanha.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei e pareceres durante sessão ordinária desta terça-feira (08)

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (08), a 41ª Sessão Ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram projetos de lei (PLs) relacionados às áreas de educação, mobilidade urbana, meio ambiente, inclusão social e construção civil, além de pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis.
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) teve dois projetos aprovados. O primeiro, aprovado com 25 votos favoráveis, é o Projeto de Lei nº 3207/2025, que garante prioridade de matrícula em unidades da rede pública municipal de ensino para irmãos de crianças com deficiência, desde que estejam em idade compatível. O segundo, o PL nº 3742/2025, obriga as empresas de transporte público a emitirem declaração de atraso aos passageiros. Esse projeto recebeu 24 votos pela sua aprovação.
Com 25 votos favoráveis, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4870/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), altera o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025 (Processo nº 725/2025) e institui uma campanha de conscientização para o enfrentamento de catástrofes e desastres naturais no município de Cuiabá.
O vereador Ilde Taques (PSB) também teve um projeto aprovado, com 27 votos. O PL nº 12.973/2025 garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber correspondências oficiais do poder público municipal em braile.
O Requerimento de Urgência Simples (R.U.S) nº 18.550/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 23 votos favoráveis. A medida autoriza a criação de 50 novos cargos nas áreas de construção civil, saúde, regularização fundiária e bem-estar animal.
Ainda durante a sessão, foram votados 19 pareceres: 16 foram aprovados e 3 rejeitados. Os projetos apreciados têm como autores os parlamentares Paula Calil (PL), Rafael Ranalli (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Adevair Cabral (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB), além do Executivo Municipal.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Cuiabá5 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Cuiabá6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá cancela nota de dipirona 500% mais cara após erro de digitação
-
Mundo5 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia4 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos4 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
Cuiabá4 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá6 dias ago
Gonzaga anuncia saída do cargo de secretário de Comunicação da Câmara