Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá solicita auditoria e controle de qualidade em obras da avenida Contorno Leste

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, realizou uma vistoria técnica nas obras da avenida Contorno Leste. Após a análise, foi emitido um relatório detalhado acompanhado de uma notificação solicitando reparos à empresa responsável pela execução do projeto.

Entre os aspectos avaliados estão caixas de passagem, meios-fios, ciclovia (com verificação de acabamento e necessidade de polimento) e outros possíveis problemas, como trincas e questões relacionadas à iluminação pública. O objetivo é assegurar que todos os elementos estejam em conformidade com o projeto original.

“Esse diagnóstico técnico no Contorno Leste visa avaliar a qualidade da obra e garantir segurança tanto para os moradores quanto para quem utiliza a via. Além disso, estamos analisando rigorosamente a questão da iluminação, verificando o projeto luminotécnico e os pontos estruturais de luz”, destacou o secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira.

Em relação às caixas de passagem na ciclovia, a Prefeitura de Cuiabá adotou as seguintes providências: a empresa responsável pelo projeto e pelo controle de qualidade foi acionada. Em conjunto com técnicos da Secretaria de Obras, está sendo realizada uma vistoria completa para notificar a empresa executora do serviço.

Leia Também:  Programa para órfãos do feminicídio de Cuiabá é replicado em SP, AC, RJ, SE e PE

Foi identificado também que alguns problemas, como buracos e danos nas caixas de passagem, têm origem no mau uso por parte de moradores locais. Em áreas invadidas próximas ao Contorno Leste, há registros de veículos trafegando irregularmente sobre calçadas e a ciclovia, causando danos às estruturas.

Outro ponto crítico está relacionado aos buracos próximos a meios-fios e calçadas, que, em grande parte, resultam de intervenções realizadas pela concessionária Águas Cuiabá. A Secretaria de Obras já está organizando uma reunião com a empresa para discutir a implementação de procedimentos administrativos que reduzam os impactos dessas intervenções.

Caso não haja consenso, será avaliada a possibilidade de revisão do contrato de concessão junto à Câmara Municipal. As alterações estão sendo estudadas para garantir que as obras realizadas pela Águas Cuiabá sigam um padrão de reparo adequado e minimizem transtornos à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Veículos do transporte escolar passam por vistoria e manutenção

Published

on

Um levantamento realizado pela atual gestão da prefeitura de Cuiabá apontou necessidade de manutenção na frota de veículos da Secretaria Municipal de Educação, inclusive nos micro-ônibus utilizados para o transporte escolar de alunos com deficiência.

No total o órgão possui 22 veículos próprios, sendo 13 micro-ônibus e quatro ônibus (adaptados e não adaptados para o transporte dos estudantes com deficiência), dois caminhões do tipo “baú”, um caminhão pipa e duas motos.

A secretária Municipal de Educação, Solange Dias, afirma que não há tempo hábil para a realização de licitação para alugar novos veículos, como estava sendo cogitado pela pasta. A gestora, após avaliar o relatório, apontou que os veículos atualmente alugados em contrato vigente estão em boas condições. Já os micro-ônibus adaptados, pertencentes a secretaria e que garantem a acessibilidade dos alunos com deficiência, estão em condições precárias, mas serão consertados.

“Estamos providenciando manutenção dos micro-ônibus adaptados para assegurar o transporte daqueles que precisam de acessibilidade, garantindo a eles o acesso às unidades educacionais”, destacou Solange Dias.

Leia Também:  Secretária se reúne com representante do Comtur e empresários da hotelaria de Barão de Melgaço para expansão do aplicativo Turismo Cuiabá

Manutenção e vistoria

Todos os anos, no período que antecede o retorno às aulas, a frota de veículos escolares passa por manutenção e vistoria técnica. A ação faz parte do cronograma de retorno das aulas no município.

Na vistoria são observadas as condições dos itens como cintos, poltronas, extintores, pneus, sinalização e outros obrigatórios exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Conforme a legislação, a inspeção para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança para a condução coletiva de ser realizada semestralmente, garantindo aos estudantes um transporte seguro

De acordo com dados do ano passado os veículos atendiam sete rotas na área urbana, nas quatro regionais, transportando de forma documentada, 114 crianças com deficiência e 47 crianças atendidas pela equoterapia. Na área rural, os estudantes são atendidos por empresas terceirizadas.

“Precisamos fortalecer nossas políticas públicas para oferecer condições para que nossas crianças especiais possam ter a educação que merecem. O transporte escolar acessível visa responder a uma das principais demandas da população: a falta de acessibilidade, que muitas vezes impede a frequência dos estudantes com deficiência à escola”, ressaltou a secretária Municipal de Educação, Solange Dias.

Leia Também:  Presidente Chico 2000 celebra sucesso das corridas beneficentes

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA