Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá requalifica pista na entrada da UFMT e auxilia na trafegabilidade na região do viaduto da Universidade

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e de Obras Públicas, requalificou um trecho na entrada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o que terá um impacto significativo no trânsito da região. O trecho, com cerca de 100 metros, agora opera em ambos os sentidos na entrada da universidade em direção à Avenida do Barbado. Apesar de pequeno, o trajeto requalificado trará mais agilidade ao tráfego nas proximidades do viaduto da UFMT.

A entrega da obra ocorreu na quinta-feira (19) e contou com a presença do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, em um evento marcado por apresentações musicais do grupo UFMT Com a Corda Toda e pelo plantio de uma muda de Baobá – símbolo de resistência, força e ancestralidade para o movimento negro -, doada pelo Movimento Negro Unificado. Durante o ato, outras demandas, como melhorias no asfalto e na sinalização, foram apresentadas ao prefeito, que se comprometeu a encaminhá-las.

“Durante meu mandato, compreendi que não existem obras pequenas quando elas impactam diretamente o cotidiano das pessoas. Assim como os viadutos Murilo Domingos, na Avenida Beira Rio, e Juca do Guaraná, na Avenida das Torres, transformaram a mobilidade urbana, a duplicação do trecho que conecta a UFMT ao Córrego do Barbado também tem um impacto significativo para a educação e o futuro da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Agentes de saúde de Cuiabá são capacitados por curso realizado em parceria entre o MS e o Estado

Emanuel Pinheiro destacou a importância da UFMT como uma das maiores indústrias de conhecimento e aprendizagem da sociedade. Ele ressaltou o papel fundamental da parceria entre a universidade e a Prefeitura, promovendo um intercâmbio que beneficia toda a cidade.

“A UFMT é parte de todos nós, um símbolo de uma capital que deu certo. A universidade está no coração de Cuiabá, e é essencial que essa relação entre UFMT e Prefeitura seja cada vez mais fortalecida. Quando a professora Marluce Silva (reitora da UFMT) esteve em nosso gabinete, ela solicitou essa requalificação e, após sua posse, conseguimos atender ao pedido. É assim que gosto de trabalhar: com articulação e resultados concretos para a nossa população”, afirmou o prefeito.

Emanuel também explicou o conceito de “prefeitar”:

“Prefeitar é viver a cidade 24 horas por dia, sete dias por semana. É compreender o que é essencial para cada comunidade. Algumas obras podem parecer pequenas, mas fazem toda a diferença no dia a dia de milhares de pessoas. Respeitar as críticas e trabalhar incansavelmente é o que define minha gestão”, pontuou.

Leia Também:  Emanuel se reúne com secretariado para definir entregas e lançamentos no aniversário de Cuiabá

A reitora Marluce Silva agradeceu a parceria da Prefeitura e enfatizou que a duplicação da via era uma necessidade urgente para garantir a segurança de servidores, estudantes e da comunidade que frequenta a UFMT. Ela também reforçou a importância do apoio político na viabilização de projetos futuros, destacando a atuação de parlamentares como o deputado Emanuelzinho.

A cerimônia contou com a presença do prefeito do campus, Paulino Barros, da coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado, Isabel Farias, e de outras personalidades acadêmicas.

O trabalho foi realizado pelas Secretarias Municipais de Obras e de Ordem Pública, com o apoio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), responsável pela limpeza de todo o campus da UFMT.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Prefeitura inicia manutenção de ginásios e espaços esportivos em Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, iniciou um amplo esforço para recuperar e manter ginásios e espaços esportivos da cidade. Por conta dos desafios financeiros que a gestão municipal enfrenta, o trabalho envolverá ações emergenciais por meio de parcerias, visando oferecer ambientes seguros e adequados para a prática esportiva e o lazer. O Ginásio da Lixeira foi o primeiro a receber a limpeza geral na área externa. A medida foi necessária devido o matagal que toma conta do espaço. Os serviços de manutenção interna também serão executados com o andamento das ações.

Essas iniciativas refletem o compromisso da administração municipal em resgatar os espaços públicos e fortalecer o esporte e o lazer como elementos essenciais para o bem-estar social.

E quem passa pelo local já visualiza os resultados possíveis graças à parceria com o Instituto Nova Chance, que mobilizou reeducandos para a execução de serviços. “A parceria com o Instituto Nova Chance foi essencial para viabilizar serviços emergenciais, não só no Ginásio da Lixeira como nos demais que encontramos bem piores que este. Nossa equipe, aliada com o futuro secretário de Esportes, Jefferson Neves, utilizando de suas experiências e contatos, contribuíram diretamente para encontrar soluções práticas e ágeis para os desafios que encontramos ao assumir a nova gestão, com o prefeito Abílio Brunini. A prioridade é oferecer respostas rápidas e eficazes, mesmo com os recursos limitados”, destacou o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Johnny Everson.

Leia Também:  Emanuel se reúne com secretariado para definir entregas e lançamentos no aniversário de Cuiabá

Os desafios envolvem uma série de problemas nos seis ginásios de Cuiabá e requerem atenção imediata, de manutenção básica, obras inacabadas e situações mais críticas como do Complexo Esportivo do Areão, onde a quadra foi transformada irregularmente em pista de skate e o mato tomou conta do local e o Ginásio do Quilombo, onde a obra está paralisada desde o final do ano passado e a empresa não retornou os serviços.

Já o Ginásio do Tijucal está em fase final de reforma e será revisado antes da entrega oficial. Os demais ginásios são: Verdinho, Planalto e Paiaguás.

“Fizemos uma vistoria nos ginásios de responsabilidade do município e constatamos a falta de manutenção básica como o matagal, embora com a chuva se desenvolva com mais rapidez, mas é necessário combater com mais assiduidade através da roçada, reparos na iluminação, manutenção elétrica, telhado com goteiras. Além disso, a falta de manutenção cria riscos para os atletas e para a comunidade”, pontuou Johnny Everson.

RESGATE DE ESPAÇOS ESPORTIVOS

A Secretaria de Cultura e Esportes é responsável por 34 mini estádios, além de ginásios e complexos esportivos. O objetivo é recuperar esses espaços de forma permanente, garantindo manutenção contínua e condições adequadas para uso pela comunidade. A meta é devolver à população locais seguros e bem cuidados, promovendo o lazer, a segurança e o incentivo à prática esportiva.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá realiza evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra

O Ginásio da Lixeira, por exemplo, é muito utilizado pela comunidade para diversas atividades comemorativas, esportivas e religiosas. A solicitação é viabilizada por meio de agendamento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA