Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá realiza mais de 25 mil ações em benefício da causa animal em 2024

Publicado em

Em 2024, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjujnta de Bem-Estar Animal (BEA), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável de Cuiabá, consolidou-se como uma aliada essencial na defesa dos direitos dos animais. Foram realizadas 25.233 ações voltadas principalmente para cães e gatos da cidade. A expectativa é que os novos gestores continuem investindo e expandindo o trabalho em prol da causa animal em 2025.

Entre os destaques, estão a emissão de 4.575 guias de castração gratuita, beneficiando especialmente tutores de baixa renda, ONGs, protetores independentes cadastrados e felinos comunitários da Capital. Esta foi uma ação inédita por iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, visando conter a superpopulação de gatos, especialmente aqueles que vivem nas ruas.

Foram resgatados 259 animais e outros 172 adotados via Bem-Estar Animal. Oportunamente, foram realizadas 13 feiras para promover a adoção dos animais, que tiveram a saúde restabelecida, vacinados e castrados no caso dos adultos. No caso dos filhotes, o tutor teve a garantia da castração quando o animal atingisse a idade adequada para o procedimento.

Leia Também:  Secretário de Planejamento representa Prefeito de Cuiabá durante Cerimônia de entrega do Prêmio Rui Barbosa

“Desde a criação da Bem-Estar Animal, nossas ações são direcionadas à melhoria da qualidade de vida, promoção da saúde e combate aos maus-tratos. Apesar dos desafios diários, superamos as expectativas com muito trabalho e dedicação”, afirmou Tatiana Soares, secretária-adjunta da BEA.

A Secretaria de Bem-Estar Animal também registrou 245 denúncias de abandono e maus-tratos contra animais, que foram apuradas e aplicadas as penalidades conforme a legislação vigente, incluindo multas e detenção, com o apoio da Delegacia de Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso.

Esses números refletem o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro com a causa animal e com as pessoas que amam seus animais, buscam zelar pela saúde dos bichinhos e se preocupam com a causa, denunciando quando é necessário uma intervenção para salvar animais indefesos, que não têm voz, mas sabem demonstrar situações de maus-tratos. “Pessoas conscientes contribuem para que tenhamos uma cidade mais respeitosa e protetora em relação à vida animal”, frisou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Em 2025, a Bem-Estar Animal contará com uma nova sede para atendimento. Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Juares Samaniego, a previsão é que a mudança aconteça ainda este mês, para um espaço digno para a Bem-Estar Animal, no bairro Porto, garantindo melhor comodidade e conforto para toda a equipe e os animais abrigados pelo município.

Leia Também:  Luis Claudio comemora investimentos em tratamento de esgoto em Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Prefeito reúne representantes da Abrasel para tratar da Lei do Silêncio

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reuniu-se nesta terça-feira (14) com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Cuiabá), secretários municipais e a deputada federal Coronel Fernanda para tratar da aplicação e revisão da Lei do Silêncio. Durante a reunião, o gestor ouviu atentamente as reivindicações do setor e apresentou três propostas iniciais para lidar com os desafios impostos pela atual legislação.

O prefeito destacou a importância de equilibrar o desenvolvimento econômico e o bem-estar da população, ressaltando as dificuldades enfrentadas pela administração municipal diante das reclamações de barulho excessivo e desordem.

“Eu, como prefeito, preciso escolher entre movimentar a economia e cuidar de autistas ou idosos que estão sofrendo com o barulho. É uma questão de dignidade humana. Existem idosos com problemas cardíacos que estão perdendo qualidade de vida devido ao lazer em excesso dos outros. Essa é uma escolha difícil e peço compreensão do setor neste momento”, ponderou.

Entre as soluções propostas, o prefeito sugeriu o encaminhamento de lei à Câmara de Vereadores de Cuiabá com atualização da atual. Também sugeriu a criação de um cadastro positivo para facilitar o diálogo entre representantes dos bares, moradores e órgãos de fiscalização; a adesão ao programa Vigia Mais MT, que permite o compartilhamento de imagens de câmeras de segurança e a implementação de um padrão de medição sonora, com aferição em três pontos diferentes para garantir o cumprimento dos limites de decibéis.

Leia Também:  Presidente Chico 2000 recebe alunos da APAE na 1º edição do projeto Cuiabaninhos de 2024

Participação e comprometimento

A deputada federal Coronel Fernanda, presente na reunião, enfatizou a importância do diálogo para encontrar soluções equilibradas. “Assim como o prefeito disse, temos que chegar a um consenso que atenda tanto aos comerciantes quanto à população. Muitos desses trabalhadores continuam se recuperando dos prejuízos causados pela pandemia. Estou aqui para intermediar essa questão e garantir que ninguém saia prejudicado”, afirmou.

Para o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando, a reunião foi um marco na busca por soluções conjuntas. “A cidade está ficando mais triste sem a vida noturna e os eventos culturais. Precisamos revitalizar o Centro Histórico, o Porto e outras regiões. A lei atual, em vigor desde 2013, precisa de ajustes urgentes para que possamos movimentar a economia com responsabilidade”, disse.

Juliana Chiquito Palhares, secretária municipal de Ordem Pública, destacou o volume de reclamações recebidas e a necessidade de seguir padrões técnicos para o conforto acústico da população. “Não dá para agradar a todos, mas estamos comprometidos em encontrar soluções que respeitem as famílias atípicas e os idosos, sempre dentro dos limites da lei”, declarou.

Leia Também:  Tribuna livre discute coleta de lixo e condição de vida dos catadores

Jhonny Everson, secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, ressaltou a importância de uma fiscalização preventiva e da atualização da legislação. “Nosso objetivo é promover o equilíbrio entre o setor produtivo e o bem-estar dos cidadãos cuiabanos. Vamos trabalhar para oferecer soluções eficientes”, afirmou.

Paulo Toledo, representante da Abrasel, avaliou a reunião como produtiva e sinalizou o comprometimento do setor com a revisão da lei. “A prefeitura demonstrou uma disposição muito boa para o diálogo. Estamos confiantes de que uma legislação mais atualizada será elaborada, contemplando as demandas do setor e da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA