Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inicia operação para manutenção da iluminação pública

Publicado em

Dando continuidade aos mutirões de regularização de serviços essenciais, a Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta quinta-feira (9) uma grande força-tarefa para atender às demandas de manutenção na iluminação pública da capital. Atualmente, 779 solicitações realizadas por moradores aguardam atendimento.

Os chamados foram registrados por meio dos números (65) 3645-5511/5522 e pelo aplicativo Cidade Limpa, disponível para dispositivos com sistema Android e iOS.

“O compromisso da gestão é garantir uma iluminação pública eficiente, que leve mais segurança e qualidade de vida aos moradores de Cuiabá. Com essa força-tarefa, vamos atender as demandas pendentes de forma planejada, priorizando as áreas mais críticas e utilizando o que há de melhor em tecnologia para beneficiar toda a população”, destacou o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, Reginaldo Teixeira.

A região sul concentra o maior número de solicitações, totalizando 253 ocorrências, com destaque para os bairros Tijucal e Osmar Cabral. Em seguida, aparecem os bairros da região leste, com 237 chamados, sendo os mais frequentes no Dr. Fábio I e II, Altos da Serra I e II e Jardim Imperial.

Leia Também:  Prefeito esclarece atendimento espontâneo e agendado em UBSs de Cuiabá

Na sequência, a região norte registrou 185 demandas, principalmente nos bairros da grande CPA. Já a região oeste somou 104 solicitações, com destaque para o Residencial Despraiado e Santa Izabel.

A operação foi dividida em duas etapas e contará com equipes atuando durante o dia e à noite. Inicialmente, os trabalhos se concentrarão em avenidas, espaços de grande fluxo de pessoas, praças, parques e na região central de Cuiabá. Na segunda etapa, as equipes atenderão os bairros e distritos da capital.

O cronograma prioriza as áreas com maior número de solicitações. A primeira fase abrange a região sul, com manutenção em ruas e avenidas, e a região leste, com atenção especial a parques e praças. Em seguida, as equipes atenderão a região norte, priorizando vias de transporte coletivo, enquanto os bairros da região oeste receberão melhorias em vias e pontos com grande movimentação de pedestres.

As ações de manutenção de iluminação pública contam com oito equipes dedicadas exclusivamente à troca de lâmpadas, soquetes, braços e bocais, além da reposição de postes derrubados. Uma equipe específica realiza obras estruturais no sistema de iluminação.

Leia Também:  Nota de Pesar | Athayde Martins Pereira

Os profissionais envolvidos utilizam equipamentos de segurança como capacetes, luvas especiais, cintos de segurança, botinas isoladas e uniformes antichama. Além disso, as intervenções incluem a substituição de lâmpadas por modelos de LED, garantindo mais eficiência e economia de energia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Semob alerta que intervenção de trânsito no viaduto do CPA deve durar duas semanas

Published

on

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) esclarece que a intervenção realizada no Viaduto do CPA, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, desde a última segunda-feira (13), é temporária, com previsão de conclusão em até duas semanas.

As obras, que visam corrigir problemas estruturais na cabeceira do viaduto, incluem a instalação de placas externas no acabamento lateral, garantindo a segurança na circulação de pedestres na Avenida Miguel Sutil. Trata-se de uma intervenção parcial, planejada para minimizar os impactos no trânsito. Após análise da equipe de engenharia, foi adotado um desvio para manter a circulação de veículos de forma controlada.

O fluxo na região está funcionando satisfatoriamente, e agentes de trânsito estão posicionados nos horários de pico para garantir a fluidez e auxiliar em eventuais ajustes.

A Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) já está realizando os reparos necessários. Para possibilitar os trabalhos, o sentido centro-bairro foi desviado para a parte inferior do viaduto, transformando a via em uma pista de mão dupla temporária.

A Diretoria de Trânsito da Semob monitora diariamente os impactos das obras e realiza estudos para minimizar transtornos. Em situações de intervenções mais prolongadas, como as obras realizadas na Avenida Historiador Rubens de Mendonça e na Avenida Miguel Sutil, ajustes contínuos são implementados para gerenciar os efeitos no tráfego.

Leia Também:  Prefeito esclarece atendimento espontâneo e agendado em UBSs de Cuiabá

A equipe de gerenciamento de crise da Semob também está identificando rotas alternativas para reduzir os impactos. Contudo, obras de grande porte, como o projeto do BRT (Bus Rapid Transit), inevitavelmente causam transtornos e requerem um planejamento de longo prazo.

A Semob pede a colaboração dos motoristas, reforçando a importância de atenção redobrada nas áreas de intervenção. Para minimizar contratempos, recomenda-se o uso de aplicativos de trânsito para identificar rotas menos congestionadas e evitar as áreas afetadas pela obra.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA