Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá implanta totens que ‘conversam’ com mulheres em pontos de ônibus; Projeto será lançado nesta sexta-feira (27), às 19h
Nesta sexta-feira (27), às 19h a Prefeitura de Cuiabá realizará o lançamento do projeto Abrigo Amigo, uma iniciativa pioneira no Centro-Oeste, desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria da Mulher. O evento contará com a presença da primeira-dama Márcia Pinheiro.
O Abrigo Amigo, projetado pela empresa Eletromídia, incorpora tecnologia avançada e visa oferecer maior segurança às mulheres nos pontos de ônibus. Além de exibir campanhas educativas e de conscientização criadas pela Secretaria da Mulher, os abrigos contam com totens equipados com uma central de atendimento remoto. Esse recurso permite que mulheres, ao se sentirem vulneráveis, acionem o serviço para obter suporte imediato. O atendimento é realizado por profissionais especializados, localizados em São Paulo, e funciona das 20h às 5h.
A primeira unidade do projeto será instalada na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades da Praça Santos Dumont. Ao acionar o totem, qualquer pessoa em situação de insegurança poderá se conectar automaticamente com uma atendente capacitada, que oferecerá apoio e orientação até o embarque no transporte público. Os dispositivos também são equipados com sensores e câmeras para monitoramento em tempo real, permitindo o acionamento imediato das forças de segurança em casos de emergência.
Caso uma situação de risco ou violência seja identificada, a atendente poderá acionar diretamente o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), garantindo uma resposta rápida e eficaz. O projeto é viabilizado por meio de um termo de parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Essa iniciativa integra o programa de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio CS Mobi, que inclui a modernização do mobiliário urbano, requalificação de vias e o estacionamento rotativo. Ao todo, serão licenciados 20 abrigos do tipo na capital, ampliando a rede de proteção às mulheres e combatendo a importunação sexual no transporte público.
Legislação
A gestão de Emanuel Pinheiro tem se destacado pelo fortalecimento de políticas públicas em defesa das mulheres. Em 2021, foi sancionada a Lei nº 6.643/2021, que institui ações de combate a delitos sexuais no transporte público. Essa legislação busca conscientizar as vítimas e a população sobre a gravidade do problema, além de incentivar a denúncia.
Outro marco importante é a Lei da Parada Segura, que permite o desembarque de mulheres em locais mais próximos de seus destinos, a partir das 21h, em áreas de risco.
Números relevantes
Diariamente, cerca de 320 coletivos atendem 220 mil pessoas em Cuiabá, sendo 60% do público composto por mulheres. A cidade possui 2,2 mil pontos de embarque e desembarque, incluindo três estações climatizadas: Bispo Dom José, Alencastro e Ipiranga.
Serviço:
Qual a pauta? Abrigo Amigo
Onde? Avenida Getúlio Vargas (pouco antes da Praça Santos Dumont)
Data? 27/12 Sexta-feira)
Horário? 19h
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeito reúne representantes da Abrasel para tratar da Lei do Silêncio
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reuniu-se nesta terça-feira (14) com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Cuiabá), secretários municipais e a deputada federal Coronel Fernanda para tratar da aplicação e revisão da Lei do Silêncio. Durante a reunião, o gestor ouviu atentamente as reivindicações do setor e apresentou três propostas iniciais para lidar com os desafios impostos pela atual legislação.
O prefeito destacou a importância de equilibrar o desenvolvimento econômico e o bem-estar da população, ressaltando as dificuldades enfrentadas pela administração municipal diante das reclamações de barulho excessivo e desordem.
“Eu, como prefeito, preciso escolher entre movimentar a economia e cuidar de autistas ou idosos que estão sofrendo com o barulho. É uma questão de dignidade humana. Existem idosos com problemas cardíacos que estão perdendo qualidade de vida devido ao lazer em excesso dos outros. Essa é uma escolha difícil e peço compreensão do setor neste momento”, ponderou.
Entre as soluções propostas, o prefeito sugeriu o encaminhamento de lei à Câmara de Vereadores de Cuiabá com atualização da atual. Também sugeriu a criação de um cadastro positivo para facilitar o diálogo entre representantes dos bares, moradores e órgãos de fiscalização; a adesão ao programa Vigia Mais MT, que permite o compartilhamento de imagens de câmeras de segurança e a implementação de um padrão de medição sonora, com aferição em três pontos diferentes para garantir o cumprimento dos limites de decibéis.
Participação e comprometimento
A deputada federal Coronel Fernanda, presente na reunião, enfatizou a importância do diálogo para encontrar soluções equilibradas. “Assim como o prefeito disse, temos que chegar a um consenso que atenda tanto aos comerciantes quanto à população. Muitos desses trabalhadores continuam se recuperando dos prejuízos causados pela pandemia. Estou aqui para intermediar essa questão e garantir que ninguém saia prejudicado”, afirmou.
Para o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando, a reunião foi um marco na busca por soluções conjuntas. “A cidade está ficando mais triste sem a vida noturna e os eventos culturais. Precisamos revitalizar o Centro Histórico, o Porto e outras regiões. A lei atual, em vigor desde 2013, precisa de ajustes urgentes para que possamos movimentar a economia com responsabilidade”, disse.
Juliana Chiquito Palhares, secretária municipal de Ordem Pública, destacou o volume de reclamações recebidas e a necessidade de seguir padrões técnicos para o conforto acústico da população. “Não dá para agradar a todos, mas estamos comprometidos em encontrar soluções que respeitem as famílias atípicas e os idosos, sempre dentro dos limites da lei”, declarou.
Jhonny Everson, secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, ressaltou a importância de uma fiscalização preventiva e da atualização da legislação. “Nosso objetivo é promover o equilíbrio entre o setor produtivo e o bem-estar dos cidadãos cuiabanos. Vamos trabalhar para oferecer soluções eficientes”, afirmou.
Paulo Toledo, representante da Abrasel, avaliou a reunião como produtiva e sinalizou o comprometimento do setor com a revisão da lei. “A prefeitura demonstrou uma disposição muito boa para o diálogo. Estamos confiantes de que uma legislação mais atualizada será elaborada, contemplando as demandas do setor e da população”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia7 dias ago
Homem é preso com grande quantidade de drogas em carga de fertilizantes em Ouro Branco do Sul
-
Cidades7 dias ago
Sine oferece 77 vagas de emprego nesta terça-feira
-
Cidades6 dias ago
Prefeitura intensifica combate à poluição sonora causada por escapamentos adulterados
-
Cidades6 dias ago
Prefeitura recolhe 12 toneladas de lixo no Distrito da Guia
-
Polícia4 dias ago
Facções criminosas podem estar envolvida na morte da rapper La Brysa em Cuiabá
-
Política MT7 dias ago
Abílio visita UPAs e Policlínicas e encontra cenário de superlotação e precariedade; vídeo
-
Política MT7 dias ago
Portaria autoriza primeiro atendimentos com dispensa de agendamento
-
Polícia4 dias ago
Corpo da MC LaBrysa é encontrado na região do Rio Cuiabá