Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Prefeito se reúne com governo e Ministério da Saúde para enfrentar alta em casos de dengue e chikungunya

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, se reuniu neste sábado (1) de carnaval com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, para discutir o aumento alarmante dos casos de dengue e chikungunya na capital mato-grossense. O encontro foi ampliado, de forma remota, para a participação de representantes do Ministério da Saúde, reforçando o pedido de apoio do município na guerra contra as arboviroses.

Durante a reunião, Abilio destacou a necessidade de uma ação conjunta e imediata. “Esse alinhamento, essa força-tarefa entre prefeitura e governo do Estado é essencial nesse momento. Cuiabá tem muitos problemas de responsabilidade municipal, mas o Estado está estendendo a mão, entendendo a gravidade da situação. Boa parte dos terrenos da cidade virou criadouro do mosquito, e enfrentamos uma Secretaria de Saúde desestruturada. Precisamos de apoio para reverter esse quadro”, afirmou o prefeito.

Diagnóstico

⁠Em janeiro deste ano, a prefeitura decretou emergência na saúde pública e solicitou ao Ministério da Saúde a realização de um diagnóstico das condições da rede municipal. A solicitação resultou na visita de técnicos federais, que inspecionaram unidades de atendimento e promoveram capacitações para profissionais de saúde.

Leia Também:  Presidente e vice-presidente da Câmara são homenageados pela Força Tática da PM

Os dados levantados serão divulgados na próxima semana e embasarão um relatório com medidas para enfrentar o aumento dos casos e reduzir o número de óbitos. A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, explicou que o suporte do Ministério da Saúde nesse momento crítico é essencial. “O auxílio do MS é fundamental. A cooperação técnica nos permite implementar medidas mais eficazes e oferecer um atendimento de melhor qualidade para a população contando com a contrapartida do Estado e da União”, ressaltou.

“A situação de Cuiabá preocupa, e a Capital tem o maior número de registros. O diagnóstico que será publicado pelo Ministério da Saúde indicará as direções para fortalecer a rede e melhorar o atendimento”, explicou Gilberto Figueiredo. O secretário estadual destacou ainda que a atuação do poder público precisa ser complementada pelo engajamento da população.

Com o relatório em mãos, prefeitura, Estado e governo federal devem definir novas estratégias para conter o avanço das arboviroses e evitar um colapso na saúde pública.

#PraCegoVer

A imagem principal traz o prefeito Abilio ao lado do secretario Gilberto Figueiredo em uma entrevista coletiva. Há vários microfones e gravadores para capatar as declarações dos dois. Na galeria outras imagens realizadas durante o encontro extendido que tambám contou com a participação de membros do Ministério da Saúde.

Leia Também:  Prefeitura orienta sobre exigências legais para venda de produtos de origem animal

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Prefeitura intensifica mutirão de limpeza em unidades de saúde de Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), deu início a um mutirão de limpeza em unidades de saúde da capital. A ação começou na quarta-feira (12) e seguirá ao longo de todo o mês de março.

Até o momento, cinco unidades já foram atendidas: o PSF do bairro Lixeira, a USF do Santa Terezinha, a USF e a Policlínica do bairro Pedra 90, além da UPA do Leblon, que recebe as equipes de limpeza nesta segunda-feira (17).

O mutirão faz parte do cronograma de atuação da Limpurb, que mantém um fluxo contínuo de atendimento em unidades escolares, avenidas, praças e parques. Em fevereiro, todas as 179 unidades de ensino da rede municipal – incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), tanto na zona urbana quanto na rural – passaram por serviços de zeladoria.

De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com a limpeza urbana e a saúde pública. “Estamos intensificando a limpeza em pontos estratégicos da cidade, especialmente nas unidades de saúde, que recebem um grande fluxo de pessoas diariamente. Além de manter o ambiente mais limpo e organizado, o mutirão contribui para o combate a doenças, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti”, destacou.

Leia Também:  Chico 2000 discute acessibilidade no entorno da Câmara com Sérgio Ricardo

A ação conta com o apoio de caminhões cata-treco para recolhimento de materiais descartados pela população. No entanto, a Prefeitura de Cuiabá reforça que o serviço não inclui o recolhimento de restos de poda de árvores, materiais perigosos como vidros, baterias e pilhas, nem itens destinados aos ecopontos, como pneus e pequenos volumes de entulho.

Cerca de 50 colaboradores foram mobilizados para a força-tarefa, distribuídos em seis equipes e equipados com roçadeiras, caminhões trucados e minicarregadeiras. Além das unidades de saúde, os serviços também estão sendo realizados em pontos estratégicos da cidade, como a rotatória do Parque Rodoviária, o viaduto da UFMT, o Parque da Família e a praça de lazer do CPA I.

#PraCegoVer

A imagem mostra a fachada da USF do bairro Lixeira. Ao fundo, três colaboradores da Limpurb realizam a limpeza do espaço.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA