Cuiabá
Prefeito sanciona leis que integram o pacote de ações do “Destrava Cuiabá”
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), sancionou nesta sexta-feira (28), duas leis complementares que visam desburocratizar processos na construção civil e impulsionar o desenvolvimento urbano da capital mato-grossense. As medidas, aprovadas por unanimidade pela Câmara Municipal, fazem parte do programa “Destrava Cuiabá” e foram celebradas em cerimônia no Salão Nobre do Palácio Alencastro, com a presença de autoridades, vereadores e representantes do setor empresarial.
A primeira lei institui o Alvará de Obras Autodeclaratório, permitindo que engenheiros e arquitetos devidamente registrados possam declarar e registrar projetos de baixa e média complexidade sem a necessidade de aprovação prévia da prefeitura. Essa iniciativa busca agilizar processos de pequenas obras e reformas, transferindo a responsabilidade pela conformidade do projeto aos profissionais envolvidos. Em caso de declarações falsas ou irregulares, estão previstas sanções legais, incluindo multas e encaminhamento aos respectivos conselhos profissionais.
“A ideia central é que arquitetos e engenheiros, já qualificados e capacitados, não necessitem mais do poder público para aprovar projetos. Mas, apenas registrar os dados urbanísticos e o tipo de edificação. Depois, se ocorrer algum problema, o profissional responderá no registro de sua categoria, assim como ocorre com médicos, por exemplo”, explica o prefeito Abilio.
A segunda lei desobriga a construção de vagas de estacionamento em novos empreendimentos de pequena e média complexidade. Com essa flexibilização, os empreendedores terão autonomia para definir a necessidade de vagas, respeitando as normas vigentes para vagas especiais, caso optem por incluí-las.
Durante a cerimônia, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscom-MT), Claudio Cleber Ottaiano, elogiou as medidas, destacando que elas atendem a reivindicações antigas do setor e têm potencial para impulsionar a economia local. Vereadores presentes também ressaltaram a importância das leis para a modernização e eficiência dos processos urbanos em Cuiabá.
Abilio Brunini enfatizou que essas ações representam a primeira fase de uma série de iniciativas planejadas para destravar o desenvolvimento urbano da cidade, visando promover um ambiente mais ágil e menos burocrático para o setor da construção civil.
#PraCegoVer
A foto mostra o prefeito Abilio, de camisa cinza e sentado, erguendo uma das leis assinadas e sorrindo enquanto é aplaudido por pessoas em volta.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura realiza Mutirão do Cadastro Único na comunidade da Guia
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, realiza neste sábado (8), das 8h às 15h, o Mutirão do Cadastro Único, na comunidade da Guia. A ação acontecerá na Igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua Vicente Figueiredo, e visa facilitar o acesso dos cuiabanos aos serviços socioassistenciais e de saúde.
O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) e das duas equipes dos postos de saúde da região. Além disso, também haverá palestras da equipe E Multi. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em levar políticas públicas até as comunidades mais distantes do centro da capital, garantindo que famílias em situação de vulnerabilidade possam atualizar seus dados e manter o acesso a programas sociais.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou a importância da mobilização e convidou os moradores a participarem. “Manter o Cadastro Único atualizado é fundamental para que as famílias continuem recebendo os benefícios dos programas sociais do Governo Federal e da Prefeitura. Muitas vezes, a falta de atualização pode fazer com que o cidadão perca direitos importantes. Por isso, estamos levando essa ação até a comunidade, para facilitar e garantir o atendimento a todos”, enfatizou Hélida.
Além dos atendimentos do Cadastro Único, o mutirão também contará com uma série de serviços gratuitos voltados à saúde e cidadania.
Serviços disponíveis durante o mutirão:
Atualização e novos cadastros no Cadastro Único;
Aferição de pressão arterial e teste de glicemia;
Aplicação de vacinas;
Pesagem obrigatória do Bolsa Família;
Inscrições para o programa Casamento Abençoado.
A ação busca aproximar os serviços públicos da população, promover inclusão social e garantir que mais famílias cuiabanas tenham seus direitos assegurados.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso7 dias agoMauro Mendes lamenta mortes no RJ, elogia Claudio Castro e defende endurecimento contra o crime organizado no Brasil
-
Mato Grosso7 dias agoMulher é assassinada a facadas pelo ex-companheiro na frente da filha; suspeito está foragido
-
Brasil6 dias agoLewandowski e Cláudio Castro anunciam gabinete emergencial para enfrentar crime organizado no RJ
-
Mato Grosso6 dias ago“Mato Grosso está pronto para ajudar o Rio de Janeiro”, afirma secretário Roveri após Megaoperação
-
Mato Grosso5 dias agoDelegado nega participação de criminosos envolvidos na megaoperação do Rio de Janeiro
-
Mato Grosso6 dias agoTribunal de Justiça mantém prisão preventiva de empresário que agrediu esposa com taco de sinuca
-
Mato Grosso2 dias agoMauro Mendes afirma que Estado deve agir com mão forte e alerta: “Quem enfrenta a polícia, vai se ferrar”
-
Cuiabá5 dias agoPrefeito alerta para impactos da operação no Rio na imagem do Brasil