Cuiabá
Prefeito sanciona leis de vereadores e reforça diálogo com o Legislativo
Mantendo a tradição de sancionar pessoalmente projetos aprovados pela Câmara Municipal, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, confirmou nesta sexta-feira (4) a transformação em lei de duas iniciativas parlamentares. A cerimônia, mais do que simbólica, reforça a aproximação entre os poderes Executivo e Legislativo, e tem sido utilizada pelo gestor como espaço de diálogo direto com os vereadores.
“É um gesto de respeito ao trabalho dos parlamentares e uma demonstração de que as portas do Palácio Alencastro estão abertas ao debate. Cada sanção é também uma oportunidade de conversarmos individualmente e alinharmos ações em benefício da população cuiabana”, afirmou Abilio.
A primeira lei sancionada institui o dia 25 de abril como o Dia Municipal de Combate à Alienação Parental. De autoria da vereadora Baixinha Giraldelli, a norma pretende promover a conscientização sobre os prejuízos causados às crianças em situações de separação conflituosa dos pais. “A criança é fruto de amor e precisa ser preservada. Mesmo que o casal não esteja mais junto, é preciso maturidade para não jogar o filho contra o outro. Essa lei é um chamado à reflexão e ao amor”, explicou Baixinha.
O segundo projeto transformado em lei declara de utilidade pública a Associação Albergue Graciela Marques, que acolhe pacientes do interior do estado em tratamento de saúde em Cuiabá. O autor da proposta, vereador Demilson Nogueira, destacou a importância do reconhecimento legal para fortalecer o trabalho da entidade. “Esse título é fundamental para que a associação possa captar recursos, firmar convênios e ampliar o atendimento a quem mais precisa. Agradeço ao prefeito por reconhecer essa causa tão nobre”, disse.
Com a sanção, ambas as iniciativas passam a integrar oficialmente a legislação do município.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei e pareceres durante sessão ordinária desta terça-feira (08)

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (08), a 41ª Sessão Ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram projetos de lei (PLs) relacionados às áreas de educação, mobilidade urbana, meio ambiente, inclusão social e construção civil, além de pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis.
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) teve dois projetos aprovados. O primeiro, aprovado com 25 votos favoráveis, é o Projeto de Lei nº 3207/2025, que garante prioridade de matrícula em unidades da rede pública municipal de ensino para irmãos de crianças com deficiência, desde que estejam em idade compatível. O segundo, o PL nº 3742/2025, obriga as empresas de transporte público a emitirem declaração de atraso aos passageiros. Esse projeto recebeu 24 votos pela sua aprovação.
Com 25 votos favoráveis, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4870/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), altera o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025 (Processo nº 725/2025) e institui uma campanha de conscientização para o enfrentamento de catástrofes e desastres naturais no município de Cuiabá.
O vereador Ilde Taques (PSB) também teve um projeto aprovado, com 27 votos. O PL nº 12.973/2025 garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber correspondências oficiais do poder público municipal em braile.
O Requerimento de Urgência Simples (R.U.S) nº 18.550/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 23 votos favoráveis. A medida autoriza a criação de 50 novos cargos nas áreas de construção civil, saúde, regularização fundiária e bem-estar animal.
Ainda durante a sessão, foram votados 19 pareceres: 16 foram aprovados e 3 rejeitados. Os projetos apreciados têm como autores os parlamentares Paula Calil (PL), Rafael Ranalli (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Adevair Cabral (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB), além do Executivo Municipal.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Cuiabá5 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Cuiabá6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá cancela nota de dipirona 500% mais cara após erro de digitação
-
Mundo5 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia4 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos4 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
Cuiabá4 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá6 dias ago
Gonzaga anuncia saída do cargo de secretário de Comunicação da Câmara