Cuiabá
Prefeito pede apoio da população contra descarte irregular de lixo

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini pediu colaboração da população em relação ao descarte irregular de lixo, principalmente para evitar o entupimento de bocas de lobo e alagamentos nos dias com chuvas intensas, como a de terça-feira (8).
O temporal ocasionou alagamentos que prejudicaram vias públicas, residências e comprometeram até o atendimento em unidades de saúde. Foram quase 100 milímetros de chuva em pouco mais de uma hora.
“Nós tivemos um temporal, mas o grande problema não foi a chuva. Uma parcela da população deixa o lixo na rua, deixa o lixo no chão. Não vai adiantar limpar a boca de lobo toda semana se a população continuar com a cultura de deixar o lixo no chão, encostado no poste, o Centro Histórico de Cuiabá está cheio de lixo no chão. Isso entope todas as bocas de lobo. Hoje, encontramos placas de carro, inúmeros sacos de lixo e até colchão. Quem está sujando nossos dutos é uma parcela da população. E por causa desta parcela da população, muitos pagam um preço muito caro”, disse.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
O prefeito também cobrou responsabilidade dos comerciantes da região do Centro, uma vez que, foram flagrados na terça-feira (8) vários sacos de lixo em frente aos estabelecimentos, encostados no chão com caixas de papelão e outros produtos descartáveis.
“Não vai adiantar limpar a boca de lobo toda semana se a população continuar com a cultura de deixar o lixo no chão, encostado no poste. O Centro Histórico de Cuiabá está cheio de lixo no chão. Em muitos bairros se coloca o lixo no chão; na região do centro, o que mais se encontra são sacolas das lojas. Esse tipo de conduta entope toda boca de lobo, não adianta limpar antes. Na limpeza de hoje, nós encontramos placa de carro, inúmeras sacolas de lixo e até colchão”, destacou Abilio.
Nas primeiras horas desta quarta-feira (9), a Defesa Civil contabilizou danos graves em pelo menos 21 bairros.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais Cemaden) informou que choveu cerca de 86 milímetros (mm) no aniversário de Cuiabá. Se somada toda a chuva que caiu na cidade desde o dia 1º deste mês, a quantia
chega a 172 mm.
A média histórica para o mês é de 113 mm. A marca foi impulsionada pelo volume grande de ontem. A chuva fez a média ultrapassar em quase 50%.
Milímetros de chuva são uma unidade de medida da quantidade de água que cai em uma determinada área, sendo que 1 milímetro equivale a 1 litro de água por metro quadrado.
#PraCegoVer
A imagem mostra o prefeito Abilio, de camisa cinza, percorrendo a região central da cidade durante o temporal na noite de terça-feira (8).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Cobertura vacinal contra a gripe atinge apenas 7% do público-alvo em Cuiabá

Entre os dias 7 de abril e 15 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe em Cuiabá imunizou apenas 12.252 pessoas, o que representa cerca de 7% do público-alvo estimado em 138 mil pessoas. A meta da campanha é vacinar pelo menos 90% desse total até o encerramento das ações.
Fazem parte do grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; idosos (60 anos ou mais); povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários; trabalhadores dos Correios; pessoas com deficiência permanente; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A vacina contra a gripe protege contra três tipos do vírus influenza – H1N1, H3N2 e influenza B – e está disponível em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cuiabá. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e, no caso de pertencer a algum grupo prioritário, um comprovante, como laudo médico ou documento funcional.
Segundo a secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, a vacina contra a influenza passou a integrar o calendário de rotina para alguns grupos, o que significa que estará disponível durante todo o ano.
“Este ano, gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos – ou seja, até 5 anos, 11 meses e 29 dias – terão acesso contínuo à vacina. Isso é fundamental para prevenir internações e até óbitos decorrentes da gripe”, destacou a secretária.
Catarina reforça ainda a importância da imunização como forma de proteção coletiva e alívio à rede de saúde. “A adesão da população à campanha é fundamental para reduzir a circulação do vírus e evitar o agravamento de casos. Quanto mais pessoas protegidas, menores são os impactos sobre os serviços de saúde”, completou.
A Prefeitura de Cuiabá reforça o chamado para que a população pertencente aos grupos prioritários compareça às unidades de saúde. O Dia D de vacinação está programado para o dia 10 de maio, quando todas as UBSs funcionarão com atendimento especial para facilitar o acesso à vacina.
#PraCegoVer
A imagem mostra uma enfermeira vacinando uma idosa contra a influenza. A idosa veste roupas azuis e a enfermeira, jaleco branco.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia7 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Campo Novo do Parecis - MT6 dias ago
SEBRAE visita Aldeia Wazare para a organização da 3ª Edição da Etno e Eco Turismo 2025.
-
Jurídico7 dias ago
Gisela Cardoso dá posse ao presidente Anatoly Hodniuk para segundo mandato à frente da 7ª Subseção da OAB-MT
-
Cuiabá3 dias ago
Confira o que abre e fecha em Cuiabá durante o feriado prolongado
-
Agronegócio7 dias ago
Sinop: Norte Show 2025 quer superar R$ 4 bilhões em negócios
-
Polícia7 dias ago
Polícia Militar aumenta em 44% o número de apreensões de drogas em Cuiabá
-
Polícia5 dias ago
Esquema de divulgação ilegal de HQs asiáticas pela internet é desarticulado pela PC
-
Artigos6 dias ago
Apostas no Brasil: O Jogo da Sorte ou o Azar Social?