Cuiabá

Prefeito classifica como injusta a detenção do vice-prefeito por crime ambiental

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, classificou como uma grande injustiça a ação realizada na manhã de hoje (26), que resultou na detenção do vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa. Stopa foi conduzido pela Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA) sob acusação de crime ambiental enquanto realizava uma vistoria nas obras da segunda etapa do Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Feira do Porto.

“Olha, muito se falou sobre o Mercado do Porto. Já ouvi algumas críticas dizendo que a obra é de qualidade duvidosa. Quero aproveitar para fazer um pedido ao povo cuiabano: antes de criticar ou mesmo elogiar, vá até o Mercado do Porto e veja com seus próprios olhos o que foi feito lá. É um legado, um padrão de qualidade digno de uma cidade de primeiro mundo. É isso que eu quero para Cuiabá!”

Ele lembrou que a primeira etapa foi entregue com grande sucesso, e agora a segunda está sendo um marco. “É algo que vai transformar aquele espaço completamente. Quem visitar vai perceber o impacto positivo dessa obra, que é um verdadeiro orgulho para a nossa gestão”.

Leia Também:  Quase dez mil visitantes já exploraram a exuberante biodiversidade do Horto Florestal em oito meses

E completou “quanto às acusações e denúncias que surgiram em relação ao Mercado do Porto, vejo uma perseguição injusta. Parece que tudo foi armado para criar um espetáculo: havia mídia pronta, câmeras posicionadas, como se estivessem esperando por isso. Não quero parecer injusto, mas é evidente que estamos lidando com algo desproporcional. Se o problema é o descarte de resíduos da obra, vamos ser francos: esse tipo de material, como concreto, não representa um dano ambiental significativo. Ainda mais em um estado onde vemos problemas ambientais de verdade sendo ignorados, como garimpos ilegais e desmatamentos em grande escala”.

Trabalho

As obras avançam em ritmo acelerado, com trabalhadores dedicados à finalização dos últimos detalhes. Na semana passada, por exemplo, foram instalados 16 climatizadores que trarão mais conforto aos visitantes e feirantes. Essa é apenas uma das melhorias implementadas no espaço. As ações para finalização envolvem a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Ao todo, 132 feirantes, que comercializam pescados, carnes, hortifrutigranjeiros, laticínios e outros produtos, ocuparão as novas instalações. Alguns permissionários já iniciaram as adequações para transferirem seus comércios à nova estrutura, que agora atende a todas as normas sanitárias e de segurança.

Leia Também:  Provas do concurso público da Saúde de Cuiabá acontecem no dia 29

A modernização inclui, nos respectivos espaços comerciais, câmaras frias exclusivas para comerciantes de produtos frigoríficos, quadros de energia individualizados e medidores de água, garantindo eficiência e economia. Além disso, o espaço recebeu melhorias no calçamento, acessibilidade, sistema de drenagem e a substituição do telhado, reforçando a funcionalidade e a estética do local.
A estrutura de tendas provisórias, utilizadas durante o período das obras e que abrigavam os permissionários, terá uma nova finalidade. Elas não serão demolidas, mas adaptadas para sediar eventos como o Festival da Pamonha, o Festival de Flores e o Festival de Pimenta, consolidando o Mercado do Porto como um ponto de encontro cultural e turístico.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Sargento Joelson enaltece projeto de lei para auxílio às famílias atingidas pelas chuvas em Cuiabá

Published

on

16/01/2025
Sargento Joelson enaltece projeto de lei para auxílio às famílias atingidas pelas chuvas em Cuiabá
Da Assessoria
O vereador Sargento Joelson (PSB) participou da reunião com prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) na presidência da Câmara Municipal para ouvir a demanda apresentada para auxilio às famílias atingidas pelo temporal em Cuiabá. O prefeito propôs a aprovação de um projeto de lei (PL) que dará a cada família atingida R$ 1 mil reais mensais para amenizar os danos causados pelo temporal.
O vereador enalteceu a iniciativa do prefeito e disse estar ao lado da população e votará a favor deste projeto de lei “Estamos em recesso, mas viemos atender este chamamento e iremos votar a favor desta demanda urgente, Cuiabá precisa desse olhar humano, moradores perderam tudo em suas casas, e o papel do agente público é este, sensibilizar e agir. Contem com meu voto, moradores dos bairros mais afetados como São Mateus, Dom Aquino e eu sempre vivi isso, sempre vivemos e tivemos problema com isso, é histórico em Cuiabá, no bairro Alvorada onde vivo intensamente foram muitos casos historicamente, Jardim Florianópolis, Jardim Vitória, bairros que atuo e vivi cada momento, sei como é ruim perder tudo.” Diz Joelson.
Uma mobilização para cadastramento das famílias atingidas também está sendo realizada pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Pedregal e do bairro Dom Aquino. Outra ação do projeto será a entrega de colchões e de cestas básicas.&nbsp
O que é o Decreto de Emergência?
Na prática, o estado de emergência serve para o município solicitar ajuda aos demais entes federados – Estado e União – para atrair recursos financeiros extras que possam prevenir estragos causados e recuperar áreas degradadas pelas chuvas.&nbsp
A medida se fundamenta em dados fornecidos pela Defesa Civil de Cuiabá que apontam alto índice de volume de água por metro quadrado, com registros de 44 alagamentos nos bairros da capital. Uma das situações mais críticas envolve o bairro São Mateus.&nbsp
Ações emergenciais:
A Prefeitura de Cuiabá tem patrocinado, desde a primeira semana de janeiro, ações de limpeza de boca de lobo na região Central para evitar alagamentos. A Defesa Civil tem vistoriado pontos críticos de alagamentos nas seguintes avenidas: Prainha, Miguel Sutil e Tancredo Neves.
Atualmente, 19 técnicos estão dedicados exclusivamente à limpeza de caixas coletoras enquanto outras seis equipes atuam diretamente no canal. Para a execução dos serviços, estão sendo utilizados cinco caminhões-caçamba e uma escavadeira hidráulica (PC).
Já a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) intensificou as ações de limpeza. Nesta segunda-feira (13), as equipes de poda e limpeza removeram quatro caminhões-caçamba lotados de galhos e troncos de árvores derrubados pela tempestade. O volume corresponde a cerca de quatro toneladas de vegetação.
Fale com nosso gabinete.
Dê sugestão ao nosso mandato.&nbsp
O Zap Cidadão é (65) 99202-6887.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Dia D de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado (12)

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA