Cuiabá
População e ambulantes elogiam novo ponto de vendas no Centro de Cuiabá

A ação da Prefeitura de Cuiabá para reorganizar o comércio informal no Centro tem recebido elogios de vendedores ambulantes e populares.
Desde sábado (7), trabalhadores que atuavam na Rua 13 de Junho passaram a ocupar, de forma experimental, a Travessa Desembargador Lobo, espaço localizado nas imediações da Praça Ipiranga.
A escolha do novo ponto partiu de um diálogo direto entre a Prefeitura, por orientação do prefeito Abilio Brunini, e a Câmara Municipal, com escuta ativa dos próprios ambulantes. A proposta visa garantir condições dignas de trabalho aos comerciantes informais, ao mesmo tempo em que preserva o fluxo de pedestres e o ordenamento das vias públicas.
Durante a semana, a Prefeitura conduziu de forma pacífica a desocupação das calçadas da Rua 13 de Junho, que estavam sendo utilizadas irregularmente e prejudicando o trânsito de pedestres.
Agora, ambulantes estão proibidos de atuar nas calçadas de avenidas como Isaac Póvoas, 13 de Junho e Getúlio Vargas. Em contrapartida, poderão atuar na Travessa Desembargador Lobo por um período de 30 a 60 dias. Caso a experiência seja positiva, a Prefeitura deve encaminhar à Câmara um projeto de lei transformando o local em um calçadão permanente destinado ao comércio informal.
O prefeito Abilio Brunini destacou que a medida é parte de um esforço maior para organizar o Centro, valorizar os espaços públicos e dar dignidade aos trabalhadores. “Tomamos essa decisão com base no diálogo. A cidade precisa de ordem, mas com humanidade e escuta. Os ambulantes são trabalhadores que merecem respeito e oportunidades para atuar com segurança e legalidade”, reforçou o prefeito.
Além da nova área na Travessa Desembargador Lobo, a Prefeitura informou que comerciantes que atuam com frutas, sucos, alimentos, açaí e plantas poderão continuar em praças públicas, desde que estejam devidamente autorizados por meio do Termo de Permissão de Uso (TPU), que regulamenta a atividade em espaços públicos.
A vendedora Letícia Gabriele Pereira dos Santos, que antes atuava na 13 de Junho, agradeceu a iniciativa. “Estamos bem localizados, no Centro de Cuiabá, e uma boa parte dos clientes está vindo até aqui. Agradeço à Prefeitura por nos ouvir e buscar uma solução viável”, disse.
A consumidora Inara Mariana também aprovou a medida. “É um bom espaço, onde podemos conversar e ver os produtos com tranquilidade. E a liberação das calçadas da 13 de Junho foi fundamental para garantir o direito dos lojistas fixos e melhorar a mobilidade urbana”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Prefeito recebe representantes da comunidade LGBTQIA+ e abre portas para diálogo

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu nesta quarta-feira (11), na sede do Executivo municipal, representantes da comunidade LGBTQIA+ para discutir políticas públicas e o apoio institucional da prefeitura à 23ª Parada da Diversidade, prevista para ocorrer ainda este ano na capital. Durante o encontro, o prefeito se mostrou receptivo, reafirmou a importância da laicidade do Estado e destacou que sua gestão está aberta ao diálogo com todos os segmentos sociais.
“Sou prefeito de toda a cidade, e a Prefeitura de Cuiabá está de portas abertas para ouvir e atender, dentro das possibilidades legais, as demandas específicas de cada comunidade. Não trago a igreja para dentro da gestão pública. O Estado é laico e as políticas públicas são para todos os cuiabanos. Respeito gera respeito”, declarou Abilio.
Na reunião, foram sugeridas parcerias para que a prefeitura leve à Parada da Diversidade serviços públicos essenciais, como vacinação, atendimento básico em saúde, psicólogos e orientadores da assistência social para cadastramento em programas sociais, além da presença das secretarias de Turismo, Cultura e outras áreas.
Para Clóvis Arantes, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Mato Grosso, o encontro foi simbólico e necessário para construir pontes. “Esse primeiro contato foi muito importante porque tivemos a oportunidade de desmistificar os preconceitos que surgiram durante a eleição. Percebemos que o que foi a campanha não será daqui para frente. A abertura do prefeito mostra que ele não tem restrições para auxiliar todos os cuiabanos”, afirmou.
O gesto de Abilio Brunini é visto como um passo positivo rumo à inclusão e ao respeito, reforçando que a gestão pública deve estar voltada a toda a população.
#PraCegoVer
A imagem principal mostra o prefeito apertando a mão do presidente da Parada, em um gesto de respeito e abertura ao diálogo. Ao lado de Abilio está o secretário de Turismo, Fernando.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Ministério Público MT6 dias ago
MPMT recebe acadêmicos de Direito de três instituições de ensino
-
Várzea Grande6 dias ago
Cultura realiza Escuta Pública para elaboração de políticas de fomentar
-
Jurídico6 dias ago
Presidente do CFOAB anuncia que MT irá sediar Iª Conferência Nacional da Interiorização da Advocacia Brasileira
-
Jurídico6 dias ago
Recorte Digital está com dificuldades de transmissão de mensagens à advocacia
-
Agronegócio4 dias ago
Brasil mira novos mercados com status sanitário livre da aftosa sem vacinação
-
Polícia2 dias ago
Operação da GMT retira veículos abandonados de vias públicas
-
Cuiabá2 dias ago
Prefeitura de Cuiabá fortalece ações pela conscientização da Entrega Legal
-
Cuiabá2 dias ago
Maria Avalone defende valorização da cultura em reunião de comissões na Câmara de Cuiabá