Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

PLC de Katiuscia amplia atendimento no Espaço de Acolhimento da Mulher

Publicado em

14/03/2025
PLC de Katiuscia amplia atendimento no Espaço de Acolhimento da Mulher
Atualmente, o serviço é regulamentado pela Lei Complementar 499/2021 e atende exclusivamente mulheres vítimas de violência.
Carolina Miranda – Assessora da Vereadora Katiuscia Manteli&nbsp
Com o objetivo de oferecer atenção especial às mães que precisam do apoio do poder público em momentos de profunda dor e tristeza, a primeira-secretária, vereadora Katiuscia Manteli, apresentou na tribuna, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (13), um Projeto de Lei Complementar (PLC) de sua autoria que visa alterar a forma de atendimento do público-alvo do Espaço de Acolhimento à Mulher na capital. A iniciativa pretende amparar mães que perderam filhos em diversas circunstâncias, como crimes violentos, acidentes, suicídio e desaparecimentos.
Atualmente, o serviço é regulamentado pela Lei Complementar 499/2021 e atende exclusivamente mulheres vítimas de violência. No entanto, a proposta de Katiuscia busca a ampliação desse acolhimento, a fim de incluir mães que sofreram a perda de um filho.&nbsp
“Nosso objetivo é modificar os artigos primeiro e segundo da legislação para que esse espaço também ofereça suporte às mães enlutadas. Esse é um projeto de lei constitucional e necessário. Precisamos debater esse tema e garantir respaldo a essas mães. Por isso, peço o apoio dos nobres pares para aprovarmos essa ampliação no atendimento do acolhimento à mulher no município de Cuiabá”, declarou a vereadora.
A crescente onda de violência no Brasil, que afeta diretamente estados e municípios, tem deixado um rastro de sofrimento para inúmeras mães. Além dos crimes, somam-se as fatalidades no trânsito, os casos de suicídio e os desaparecimentos — nesses últimos, as mães vivem anos de incerteza, sem saber se seus filhos estão vivos ou mortos, sem sequer a chance de um velório e um adeus digno.&nbsp
“Precisamos estender esse atendimento para mães cujos filhos foram vítimas de violência, acidentes fatais, suicídios ou que estão desaparecidos. São jovens que perdem a vida tragicamente, e essas mães ficam desamparadas. Precisamos dar suporte a elas”, enfatizou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Audiência presidida por Chico 2000 debate focos de incêndios e risco de seca extrema

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Feira Mãos Cuiabanas reúne gastronomia e artesanato na praça Pascoal Moreira Cabral

Published

on

25/03/2025
Feira Mãos Cuiabanas reúne gastronomia e artesanato na praça Pascoal Moreira Cabral

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

O Legislativo cuiabano deu o pontapé inicial na nova feira cultural da Casa: a “Mãos Cuiabanas”, realizada nesta terça-feira (25), homenageou as mulheres da capital e reuniu cerca de 29 expositoras. O evento contou com a venda de artesanatos e comidas típicas cuiabanas.

Entre os produtos estavam bolos, biscoitos, tortas, comida para o almoço como a famosa Maria Isabel cuiabana, estrogonofe, comidas saudáveis, sucos típicos e produtos feitos à mão: camisetas, tapetes, artesanato, entre outros.

A expositora Daiana Tada, proprietária da loja de sucos e frutas Saizeriya, esteve presente pela primeira vez em uma feira cultural do Legislativo, a convite da secretária de Cultura da Câmara Municipal de Cuiabá, Rayhana Arnuti, e falou sobre a alegria de receber a oportunidade e o reconhecimento de seus produtos.

“Hoje foi muito bom! Agora que estou começando a entrar nos eventos e recebi o convite da Rayhana Arnuti para estar aqui presente e comemorar o mês das mulheres. Como trabalhamos com frutas e suco natural, teve uma saída muito boa, ainda mais nesse calor de Cuiabá”, pontuou Daiana.

Leia Também:  Emendas resultam no aumento de doações de sangue na Capital

Para a artesã Laura Cruzeiro, esta também foi a primeira vez trazendo seus produtos para a Câmara.

“Estou gostando muito, o pessoal está conhecendo aqui. Já tem um tempo que trabalho com isso, fiz algumas feiras, mas fiquei um tempo parada. Retornando às feiras, estou gostando bastante”, finalizou.

A previsão é que a Mãos Cuiabanas aconteça pelo menos uma vez por mês, sempre em dias de sessão na Casa.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA