Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Parque Tia Nair lança projeto de rearborização e mobiliza comunidade

Publicado em

Com o plantio inicial de 52 mudas de árvores, de um total previsto de 300, a Prefeitura de Cuiabá deu início, na última sexta-feira (5), a uma ampla ação de arborização no Parque Tia Nair, dentro do projeto “Tia Nair Mais Verde”, idealizado pela Secretaria de Ordem Pública (Sorp). A iniciativa marcou o Dia do Voluntariado e abriu as primeiras etapas de um esforço contínuo para reforçar a identidade da capital como “Cidade Verde”.

Sorp inicia campanha para recuperar áreas desarborizadas do parque

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que a ação nasceu da percepção de que o parque perdeu parte de sua cobertura vegetal ao longo dos anos, comprometendo a temperatura e o conforto de quem utiliza o espaço.

“Sentimos que o parque foi se desarborizando. Há muitos espaços vazios e nossa temperatura está cada vez mais elevada. As pessoas vêm fazer atividades físicas, piqueniques, passear… E, se tivermos uma temperatura mais agradável — e as árvores trazem esse conforto térmico — por que não?”, afirmou.

A campanha começa com o plantio de 52 mudas selecionadas pelo Horto Florestal, priorizando espécies floríferas para gerar impacto visual imediato. Em seguida, uma etapa com árvores frutíferas será incluída, após estudo técnico das espécies mais adequadas ao ecossistema.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá fortalece o debate sobre o combate ao racismo no ambiente escolar

Para isso, o apoio técnico do Horto foi essencial. O diretor de Planejamento Ambiental, Fábio Moura, explicou que o trabalho envolveu analisar solo, clima e insolação para selecionar espécies nativas do Cerrado, resistentes ao período de seca. Entre elas:

  • Ipê-rosa

  • Ipê-amarelo

  • Ipê-branco

  • Ipê-de-jardim

  • Flamboyanzinho

  • Flamboyã

  • Jacarandá

A secretária Juliana Palhares enfatizou o caráter coletivo da iniciativa. “Conclamamos a sociedade que usa o Parque Tia Nair a cuidar junto com a gente. É preservar as árvores, os gradis, não jogar lixo. Quem ama Cuiabá, cuida de Cuiabá.”

Comunidade é chamada a participar e fortalecer o sentimento de pertencimento

Juliana reforçou que a participação da população tem um papel fundamental na sustentabilidade dos espaços públicos. “Quando eu participo, quando ponho minha energia e meu amor, eu cuido melhor. Esse sentimento de pertencimento é o que precisamos resgatar nos parques e na cidade.”

Após o término das ações no Tia Nair, a Sorp pretende ampliar o projeto para outros parques e áreas públicas.

Idealizadora do projeto destaca objetivo: tornar o parque mais aconchegante

A coordenadora técnica e idealizadora do projeto, Ana Beatriz de Freitas Siqueira, observou que o parque estava com poucas árvores, prejudicando o sombreamento e o conforto térmico. Como usuária frequente, ela identificou a carência e propôs a iniciativa para devolver frescor, beleza e bem-estar ao espaço.

Leia Também:  Michelly Alencar participa da abertura do Mutirão de Cirurgias do HMC e reforça compromisso com a saúde pública de Cuiabá

A ação está dividida em fases:

  • 1ª fase: plantio de cerca de 52 mudas;

  • 2ª fase: expansão do plantio para cobrir todo o parque;

  • Fase futura: possibilidade de replicação do modelo em outros parques de Cuiabá.

Um esforço conjunto

A ação também conta com a participação da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). O coordenador técnico de zeladoria, Eliaquim da Silva Bendô, explicou que o órgão mapeou os pontos ideais para o plantio e participou da primeira etapa. “O objetivo é ampliar sombra, conforto térmico e paisagismo, beneficiando frequentadores que utilizam o espaço para lazer, esportes e convivência.”

A integração entre Sorp, Horto Florestal e Limpurb reforça o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e o bem-estar dos usuários do parque. As ações realizadas hoje plantam não apenas árvores, mas o futuro de uma cidade mais bonita, mais fresca e mais acolhedora para todos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Advertisement

Cuiabá

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Vigilância Sanitária interdita fornecedora de alimentos para hospitais privados e empresas

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá abre a semana ofertando 280 oportunidades de trabalho

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA