Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Operação interdita quiosque por som alto e flagra furto de energia

Publicado em

A Secretaria Municipal de Ordem Pública, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, deflagrou na quarta-feira (12) a sexta fase da Operação Ordem Sonora, para coibir a poluição sonora em estabelecimentos comerciais e a venda de alimentos irregulares. A ação mobilizou fiscais da Ordem Pública, Procon, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Desta vez, um quiosque localizado nas proximidades do Terminal do CPA I foi proibido de realizar atividades sonoras, por conta do barulho excessivo, acima dos limites permitidos em lei. Nos últimos dois anos, foram registrados, no mesmo local, mais de cinco autos de infração pelos fiscais da ordem pública por conta de barulhos causados por caixas de som de alta potência.

Os técnicos da concessionária Energisa também identificaram no local um furto de energia. Uma ligação clandestina que saía da fiação de um poste mantinha luzes de palco acesas, ininterruptamente, numa cabana próxima ao atendimento do quiosque. Uma equipe da Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) da Polícia Civil atestou a fraude e registrou um Boletim de Ocorrência.

Leia Também:  Cuiabá conquista mais uma importante premiação: Selo Ouro no 'Compromisso Nacional Criança Alfabetizada'

Um segundo quiosque foi interditado parcialmente porque não apresentou alvará sanitário e do Corpo de Bombeiros. O proprietário foi autuado para proceder com as correções em 30 dias.

Ordem social

A secretaria municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que a Operação Ordem Sonora não tem a intenção de prejudicar trabalhadores, mas, cumprir a legislação que proíbe barulhos excessivos.

“Esses barulhos intensos prejudicam a saúde auditiva, autistas, idosos, crianças e pacientes de hospitais. Todos os autos de infração serão encaminhados ao Ministério Público. É uma ação que visa a garantia de direitos da coletividade”.

A secretária municipal de Segurança Pública, coronel Francyanne Siqueira Chaves, destacou a atuação conjunta da ordem pública com a Polícia Militar. “A corporação é nossa parceira em garantir a legalidade dos comércios”, pontuou.

O soldado do Corpo de Bombeiros, Jhonatan Figueiredo, ressalta que o alvará contra incêndio é imprescindível à ordem pública. “É uma norma de segurança importante à coletividade que não é burocrática. Peço, encarecidamente, que os comerciantes procedam com a regularização junto à Prefeitura de Cuiabá”.

Leia Também:  Nota de Pesar | Paulo César Gatão

#PraCegoVer

A matéria é ilustrada com uma imagem que dá destaque a um cartaz com os dizeres “suspensão de atividade”, fixado numa parece branca de um estabelecimento comercial.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Feira Mãos Cuiabanas reúne gastronomia e artesanato na praça Pascoal Moreira Cabral

Published

on

25/03/2025
Feira Mãos Cuiabanas reúne gastronomia e artesanato na praça Pascoal Moreira Cabral

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

O Legislativo cuiabano deu o pontapé inicial na nova feira cultural da Casa: a “Mãos Cuiabanas”, realizada nesta terça-feira (25), homenageou as mulheres da capital e reuniu cerca de 29 expositoras. O evento contou com a venda de artesanatos e comidas típicas cuiabanas.

Entre os produtos estavam bolos, biscoitos, tortas, comida para o almoço como a famosa Maria Isabel cuiabana, estrogonofe, comidas saudáveis, sucos típicos e produtos feitos à mão: camisetas, tapetes, artesanato, entre outros.

A expositora Daiana Tada, proprietária da loja de sucos e frutas Saizeriya, esteve presente pela primeira vez em uma feira cultural do Legislativo, a convite da secretária de Cultura da Câmara Municipal de Cuiabá, Rayhana Arnuti, e falou sobre a alegria de receber a oportunidade e o reconhecimento de seus produtos.

“Hoje foi muito bom! Agora que estou começando a entrar nos eventos e recebi o convite da Rayhana Arnuti para estar aqui presente e comemorar o mês das mulheres. Como trabalhamos com frutas e suco natural, teve uma saída muito boa, ainda mais nesse calor de Cuiabá”, pontuou Daiana.

Leia Também:  Secretário firma compromisso pela coleta seletiva de lixo em Cuiabá

Para a artesã Laura Cruzeiro, esta também foi a primeira vez trazendo seus produtos para a Câmara.

“Estou gostando muito, o pessoal está conhecendo aqui. Já tem um tempo que trabalho com isso, fiz algumas feiras, mas fiquei um tempo parada. Retornando às feiras, estou gostando bastante”, finalizou.

A previsão é que a Mãos Cuiabanas aconteça pelo menos uma vez por mês, sempre em dias de sessão na Casa.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA