Cuiabá
Nova linha de ônibus A75 começa a operar no Pedra 90 em Cuiabá
A linha de ônibus A75 começou a operar nesta segunda-feira (25) e será responsável pela integração de toda a região do Pedra 90. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), implementou a nova linha com o objetivo de oferecer transporte público de qualidade e excelência aos moradores que utilizam o ônibus tanto para trabalhar quanto para lazer, atendendo a uma área de grande abrangência populacional.
“Como Diretoria de Transportes, que atua diretamente com as empresas prestadoras de serviço na capital, identificamos que ainda existem setores no Pedra 90 sem pavimentação e onde o transporte público está distante da população”, destacou o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib.
Segundo Nicolau, a linha A75 tem a função de ser alimentadora, conectando os bairros que interligam os residenciais São Paulo e o Juca do Guaraná ao ponto final próximo ao Colégio Malik Didier Namer Zahafi. Essa integração facilitará o acesso de estudantes e moradores mais isolados ao ponto central de integração, de onde poderão realizar conexões para outras áreas.
“Por se tratar de uma linha alimentadora, os usuários podem realizar até duas integrações adicionais para chegar ao centro de Cuiabá ou à cidade de Várzea Grande, pagando apenas uma passagem”, explicou o diretor.
A expectativa da Semob é atender entre 5 e 10 mil pessoas diariamente com a nova linha, beneficiando principalmente o público interno da região.
“Estamos priorizando as pessoas, e nada mais justo do que oferecer uma nova linha para atender a população local. Antes, muitas localidades estavam desconectadas do restante da cidade, mas hoje o cenário é completamente diferente”, afirmou o prefeito de Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá divulga nesta segunda (9) a lista de classificação das solicitações de matrícula para o ano letivo 2025
A Prefeitura de Cuiabá divulga nesta segunda-feira (9) a lista com os nomes dos pais ou responsáveis que solicitaram por meio do Portal Matrícula Web, vaga para estudantes novos, nas Unidades Educacionais que atendem crianças em idade de creche (0 a 3 anos e 11 meses), da rede pública municipal de Educação. Com a divulgação da classificação, os pais ou responsáveis cujas solicitações de matrículas forem atendidas de imediato (classificados) deverão comparecer, com seus documentos pessoais e da criança (originais e cópias), na unidade de inscrição, no período de 10 a 12/12/2024, no horário de atendimento, para efetivar a matrícula.
A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar orienta os pais ou responsáveis a ficarem atentos aos prazos e documentos necessários para a efetivação da matrícula, são eles CPF e RG dos pais ou responsáveis, CPF da criança, comprovante de residência, Certidão de Nascimento ou Partilha de Nascimento ou Protocolo de Refúgio ou, na ausência deste, a Carteira Nacional de Registro Migratório (CNRM), o cartão de vacina atualizado e, no caso de estudantes com deficiência, o laudo médico.
Se a criança é beneficiária do Programa Bolsa Família, deve ser informado à unidade educacional e entregue uma cópia do documento (extrato atualizado do último benefício).
Os pais ou responsáveis devem também informar contatos telefônicos válidos e variados, que possibilitem uma comunicação eficaz entre a unidade educacional e a família.
Para o ano letivo 2025, a Prefeitura de Cuiabá disponibilizou 4.674 vagas em creche, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC) e Centro Emergencial de Educação Infantil – Portal da Fé, conforme as vagas disponíveis.
Matrícula WEB
Criada no primeiro mandato da gestão Emanuel Pinheiro, a Matrícula Web é uma ferramenta intuitiva, transparente e segura.
A classificação das solicitações é feita após análise dos cadastros, conforme os critérios estabelecidos no Decreto Nº 9.711 de junho de 2023.
“É importante ressaltar que a prioridade do poder público municipal é atender as crianças com deficiência, as beneficiárias do Programa Bolsa Família, do governo federal, e as de baixa renda familiar, nessa ordem. O critério de desempate é a distância da residência da família em relação à unidade educacional”, lembrou Débora Marques Vilar.
As solicitações de matrícula que extrapolarem o número de vagas disponíveis automaticamente farão parte da lista sequencial de crianças aguardando vaga para atendimento futuro.
SERVIÇO
Matricula Web – faixa etária de creche (0 a 3 anos 11 meses)
Divulgação da lista de solicitações de matrículas – Classificação
Data: 9/12
Local: www.cuiaba.mt.gov.br
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia3 dias ago
Polícia Militar prende trio que sequestrou gerente de loja em Cuiabá
-
Polícia6 dias ago
Homem é preso por agredir e ameaçar sua companheira de morte em Rondonópolis
-
Jurídico6 dias ago
Procurador-geral de Justiça cobra providências em relação a falhas apontadas pelo Estado
-
Polícia5 dias ago
Policial civil de Mato Grosso conclui curso tático realizado no Estado de Alagoas
-
Polícia6 dias ago
PM liberta pai e filho reféns de assalto e prende três homens
-
Cidades6 dias ago
Natal Luz 2024 tem novas atrações, com a cara da Capital do Agro
-
Cidades2 dias ago
Prefeitura de Cuiabá divulga regulamentação do Imposto Predial e Territorial Urbano 2025
-
Polícia6 dias ago
Gefron apreendeu 18,4 toneladas de entorpecentes; prejuízo ao crime organizado foi de R$ 428 milhões