Cuiabá
Moradoras recebem qualificação com curso de panificação em Cuiabá

Começou na segunda-feira (10) a edição especial do curso de panificação exclusivo para mulheres na Padaria Comunitária, localizada na MT-251, no bairro Jardim Florianópolis. A ação busca capacitar as mulheres para a produção de pães, possibilitando tanto a geração de renda quanto o aprimoramento técnico para aquelas que buscam oportunidades no mercado de trabalho.
A iniciativa, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, é promovida pela Secretaria Municipal da Mulher (SMM) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD) e capacitará 20 mulheres da região até a próxima semana.
Segundo a secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, o curso é voltado para as moradoras dos bairros Jardim Florianópolis e Jardim União e integra a programação especial em celebração à Semana da Mulher.
“O curso faz parte dos nossos eventos em comemoração ao Dia da Mulher. Convido todas as mulheres que buscam capacitação a procurarem a Secretaria da Mulher. Esta é a primeira turma, e a segunda turma começa no dia 17, na próxima semana. E, nesta quarta-feira (12), teremos o evento da Semana da Mulher na Praça Alencastro, onde estaremos recepcionando as mulheres que desejam qualificação, não apenas na área de panificação, mas em diversas áreas. Temos cursos durante todo o ano e, além disso, estaremos com o nosso banco de empregos, disponibilizando vagas por região”, destacou a secretária.
Entre as participantes do curso de capacitação, Maria Aparecida, moradora do Jardim Vitória, destacou que já produz pães para venda, mas decidiu participar do curso para aprimorar suas técnicas e ampliar seus conhecimentos.
“Esse curso está sendo uma oportunidade muito importante para nós. Eu já faço pães para vender, mas sempre quis aprimorar minhas técnicas e aprender novos processos para melhorar a qualidade dos meus produtos e, quem sabe, aumentar minhas vendas”, afirmou Maria Aparecida.
Já Narcinda Rodrigues de Arruda, moradora do bairro Novo Paraíso 1, contou que chegou ao curso por indicação de uma amiga e aproveitou a oportunidade para aprender e, futuramente, gerar renda. “Quero aprender a fazer pães tanto para o consumo da minha família quanto para, no futuro, começar a vender e ter uma renda extra”, disse.
A coordenadora de Promoção da Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Célia Leite, ressaltou o papel fundamental da Assistência Social, sob a liderança da vice-prefeita e secretaria de Assistência Social, Vânia Rosa, na promoção de políticas públicas voltadas para mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.
“A proposta de trabalho da nossa Secretaria, juntamente com a vice-prefeita, Vânia Rosa, é garantir que essas mulheres tenham dignidade, fomentando o empreendedorismo, o próprio negócio e o cuidado com suas famílias”, afirmou Célia.
Semana da Mulher na Praça Alencastro
Além do curso de panificação, a programação da Semana da Mulher inclui uma grande ação na Praça Alencastro, onde a Secretaria da Mulher oferecerá informações sobre outros cursos de capacitação e disponibilizará uma ampla gama de serviços gratuitos. A iniciativa reforça o compromisso com a cidadania e a valorização das mulheres, promovendo oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
O evento ocorrerá das 14h às 18h, na Praça Alencastro, em frente à sede da Prefeitura de Cuiabá.
#PraCegoVer
Na imagem principal mostra as mulheres durante a aula prática de produção de pães. Elas usam tocas para proteção do cabelo e máscara. Abaixo tem uma galeria de fotos que registra outros momentos do curso.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Feira Mãos Cuiabanas reúne gastronomia e artesanato na praça Pascoal Moreira Cabral

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
O Legislativo cuiabano deu o pontapé inicial na nova feira cultural da Casa: a “Mãos Cuiabanas”, realizada nesta terça-feira (25), homenageou as mulheres da capital e reuniu cerca de 29 expositoras. O evento contou com a venda de artesanatos e comidas típicas cuiabanas.
Entre os produtos estavam bolos, biscoitos, tortas, comida para o almoço como a famosa Maria Isabel cuiabana, estrogonofe, comidas saudáveis, sucos típicos e produtos feitos à mão: camisetas, tapetes, artesanato, entre outros.
A expositora Daiana Tada, proprietária da loja de sucos e frutas Saizeriya, esteve presente pela primeira vez em uma feira cultural do Legislativo, a convite da secretária de Cultura da Câmara Municipal de Cuiabá, Rayhana Arnuti, e falou sobre a alegria de receber a oportunidade e o reconhecimento de seus produtos.
“Hoje foi muito bom! Agora que estou começando a entrar nos eventos e recebi o convite da Rayhana Arnuti para estar aqui presente e comemorar o mês das mulheres. Como trabalhamos com frutas e suco natural, teve uma saída muito boa, ainda mais nesse calor de Cuiabá”, pontuou Daiana.
Para a artesã Laura Cruzeiro, esta também foi a primeira vez trazendo seus produtos para a Câmara.
“Estou gostando muito, o pessoal está conhecendo aqui. Já tem um tempo que trabalho com isso, fiz algumas feiras, mas fiquei um tempo parada. Retornando às feiras, estou gostando bastante”, finalizou.
A previsão é que a Mãos Cuiabanas aconteça pelo menos uma vez por mês, sempre em dias de sessão na Casa.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Sorriso - MT6 dias ago
39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows
-
Várzea Grande7 dias ago
Várzea Grande lança chamamento público para cadastrar participantes do ‘VG Santo Peixe’
-
Mato Grosso7 dias ago
DVD que celebra o rasqueado de Fronteira será lançado nesta quinta (20.3)
-
Esportes7 dias ago
Prefeitura entrega equipamentos para impulsionar atletismo
-
Cuiabá5 dias ago
Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca técnicos de enfermagem
-
Política MT6 dias ago
Câmara aprova projeto de lei que permite o remanejamento de mais de R$ 1 bi no orçamento da Prefeitura
-
Política MT7 dias ago
Maria Avalone destaca ações em comunidades e reforça compromisso com esporte, combate à violência e qualificação profissional
-
Mato Grosso6 dias ago
Inscrições do seletivo para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros encerram nesta sexta-feira (21)