Cuiabá
Mais de 10 bares passam por visita orientativa da campanha “Volume Legal”

Em Cuiabá, 10 estabelecimentos comerciais, entre bares, distribuidoras e restaurantes, participaram da campanha “Volume Legal”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, com o objetivo de coibir a poluição sonora e conscientizar sobre a importância da Lei do Silêncio, que estabelece padrões de emissão de ruídos nos estabelecimentos a partir das 23h.
A Lei nº 3.819, de 15 de janeiro de 1999, que estabelece padrões legais de emissão sonora em áreas urbanas, regulamentada pelo Decreto nº 3.691/1999, proíbe a perturbação do sossego e do bem-estar público com sons excessivos ou incômodos.
Na quinta-feira (3), a visita orientativa foi realizada em bares da avenida Jaques Brunini, próximo à Unic Beira Rio, e na sexta-feira (4) em bares e distribuidoras da avenida do CPA, Três Barras e Praça da Mandioca. Já no sábado (5) e domingo (6), a campanha orientou os estabelecimentos do Pedra 90, botecos do bairro Jardim Shangri-lá e distribuidoras do Grande Terceiro. A ação, que envolveu 16 fiscais, foi realizada em diversos pontos que oferecem música ao vivo na capital.
Segundo a secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a campanha, que pretende transformar a cultura sonora de Cuiabá começou a ser elaborada em 18 de março e segue até 15 de abril, com vistorias-teste, distribuição de cartilhas e atendimento especializado aos empresários do setor.
“Estamos orientando o empresariado a manter as atividades de forma plena, preservando o direito alheio. Idosos e autistas, por exemplo, sofrem com barulhos intensos. Por isso, é uma campanha educativa para conscientização”, destaca Palhares.
A campanha “Volume Legal”, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), foi discutida com empresários dispostos a contribuir com boas práticas. De acordo com o presidente da Abrasel em Mato Grosso, Daniel Paulo Maia Teixeira, o setor está aberto ao diálogo para manter bons serviços aos clientes, sempre respeitando as leis municipais.
Ações da Campanha “Volume Legal”
• Vistorias-teste com sonômetros, de 27/03 a 30/04, para orientar comerciantes de forma preventiva.
• Apresentação da Cartilha Volume Legal. Clique aqui e acesse a legislação e as formas de adequação.
• Atendimento e assessoria direta com a Coordenação de Regulação e Fiscalização de Poluição Sonora da SORP.
• Campanha nas redes sociais da Prefeitura de Cuiabá com mensagens educativas abordando a Lei nº 3.819/1999
A imagem mostra um sonômetro, instrumento de medição de ruído e vibração, usado nas ações de fiscalização da Secretaria de Ordem Pública.
#PraCegoVer
A imagem mostra dois fiscais da Secretaria de Ordem Pública durante as ações da campanha “Volume Legal” em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Cuiabá recebe Festival Paralímpico com foco na inclusão pelo esporte

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEsp), traz para a capital mato-grossense uma das iniciativas mais importantes do calendário nacional voltado ao esporte inclusivo: o Festival Paralímpico Loterias Caixa. O evento é idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e será realizado com foco em promover a vivência de modalidades paralímpicas entre crianças e jovens com e sem deficiência.
As inscrições para participação no festival estarão abertas a partir desta sexta-feira (25) e seguem até o dia 5 de maio. A proposta do evento é proporcionar um ambiente de integração, inclusão e incentivo à prática esportiva para o público de 7 a 23 anos.
“Para nós da SMEsp, será uma grande honra receber este evento. Entendemos que, por meio desta ação em parceria com o CPB, promoveremos a inclusão, a integração e o despertar para a prática esportiva. Trata-se de um trabalho de inclusão ‘cruzada’, pois crianças com deficiências e sem deficiências vivenciarão as mesmas modalidades paralímpicas ao mesmo tempo”, destaca o secretário de Esportes e Lazer, Jefferson Neves
O público-alvo é composto por crianças e adolescentes com Deficiência Física, Intelectual, Visual, Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de participantes sem deficiência. A proporção esperada é de 80% de pessoas com deficiência e 20% sem deficiência.
A equipe técnica da SMEsp, já inserida no contexto escolar paralímpico, estará totalmente envolvida para oferecer uma experiência inclusiva, segura e memorável para os participantes.
As inscrições serão feitas de forma simples. As instituições interessadas devem:
1. Baixar a planilha de inscrição em Excel anexa na matéria
2. Preencher a planilha com todos os dados solicitados
3. Enviar a planilha preenchida para o e-mail: [email protected]
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (65) 98468-7325.
#PraCegoVer
A foto mostra a fachada do Ginásio Poliesportivo Dom Aquino, com um mural colorido que retrata elementos da fauna e flora brasileiras. O mural inclui a ilustração de um tuiuiú, vasos cerâmicos e outros elementos culturais.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Política MT4 dias ago
Lúdio destaca importância de manter Santa Casa aberta mesmo com inauguração do Hospital Central
-
Polícia4 dias ago
Polícia Civil de MT cumpre 55 mandados contra grupo criminoso interestadual atuante com tráfico de drogas
-
Saúde5 dias ago
Cobertura vacinal contra a gripe atinge apenas 7% do público-alvo em Cuiabá
-
Política MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação é criada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
-
Famosos4 dias ago
Ana Paula Siebert exibe corpo em forma ao posar de biquíni em piscina: ‘Fazenda’
-
Esportes6 dias ago
Semana Municipal do Voleibol promove inclusão esportiva com a Taça Cuiabá
-
Saúde4 dias ago
Saúde Digital realizou 438 mil telediagnósticos até março de 2025
-
Agronegócio5 dias ago
Carne bovina responde por 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre