Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Limpurb retira 180 toneladas de lixo em bolsão no Altos do Coxipó

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb, realizou a retirada de 180 toneladas de detritos descartados irregularmente em um bolsão de lixo no bairro Altos do Coxipó, região sul da capital. A operação ocorreu na sexta-feira (7) e contou com o apoio de equipamentos como mini-carregadeiras e caminhões caçamba para otimizar o transporte e remoção dos materiais.

Atualmente, a Limpurb monitora 50 pontos críticos de descarte irregular em Cuiabá, sendo o local da ação um dos mais reincidentes.

A limpeza também visa prevenir alagamentos, já que materiais descartados de forma irregular podem obstruir caixas coletoras e córregos. Além disso, foram eliminados focos de acúmulo de água parada, como pneus, plásticos e latas, contribuindo para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Para evitar o descarte irregular, a população pode contar com os caminhões disponibilizados pela Prefeitura de Cuiabá, que realizam o recolhimento de objetos inservíveis e encaminham os materiais ao aterro sanitário. Itens em bom estado são destinados a cooperativas de reciclagem. O agendamento do serviço pode ser feito pelo telefone (65) 3645-5518 ou pelo WhatsApp (65) 99243-6502.

Leia Também:  Defesa Civil de Cuiabá realiza vistoria em casas destelhadas por temporal

Entre os materiais retirados do local estavam sofás, caixas de verdura, sacolas, fogões, geladeiras, latinhas, entulhos de obras, sucatas de veículos e lixo doméstico.

A operação contou com o uso de retroescavadeiras, pás carregadeiras, caminhões trucados e caminhões toco, garantindo agilidade na execução do serviço e a destinação adequada do material recolhido.

Os trabalhos fazem parte das diretrizes da gestão do prefeito Abilio Brunini, que prioriza a manutenção urbana e o atendimento às comunidades, promovendo uma Cuiabá mais limpa, organizada e saudável para todos.

A fiscalização dos pontos de descarte irregular é realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com a Limpurb, com base na Lei Complementar nº 4/1992. A legislação prevê multas a partir de R$ 818,90 para quem descartar lixo domiciliar ou materiais em locais inadequados, como ruas, terrenos, rios, praças e outras áreas públicas ou privadas não edificadas.

#PraCegoVer

A imagem mostra um bolsão de descarte irregular de lixo no bairro Altos do Coxipó. Há uma pá carregadeira, removendo os resíduos. Ao fundo, há vegetação com árvores.

Leia Também:  SMS leva vacinação para canteiro de obras e beneficia mais de 300 trabalhadores

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Feira Mãos Cuiabanas reúne gastronomia e artesanato na praça Pascoal Moreira Cabral

Published

on

25/03/2025
Feira Mãos Cuiabanas reúne gastronomia e artesanato na praça Pascoal Moreira Cabral

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

O Legislativo cuiabano deu o pontapé inicial na nova feira cultural da Casa: a “Mãos Cuiabanas”, realizada nesta terça-feira (25), homenageou as mulheres da capital e reuniu cerca de 29 expositoras. O evento contou com a venda de artesanatos e comidas típicas cuiabanas.

Entre os produtos estavam bolos, biscoitos, tortas, comida para o almoço como a famosa Maria Isabel cuiabana, estrogonofe, comidas saudáveis, sucos típicos e produtos feitos à mão: camisetas, tapetes, artesanato, entre outros.

A expositora Daiana Tada, proprietária da loja de sucos e frutas Saizeriya, esteve presente pela primeira vez em uma feira cultural do Legislativo, a convite da secretária de Cultura da Câmara Municipal de Cuiabá, Rayhana Arnuti, e falou sobre a alegria de receber a oportunidade e o reconhecimento de seus produtos.

“Hoje foi muito bom! Agora que estou começando a entrar nos eventos e recebi o convite da Rayhana Arnuti para estar aqui presente e comemorar o mês das mulheres. Como trabalhamos com frutas e suco natural, teve uma saída muito boa, ainda mais nesse calor de Cuiabá”, pontuou Daiana.

Leia Também:  SMATED entrega primeiro Serviço de Inspeção Municipal para produção de laticínios; produtora é premiada em campeonato Mundial de Queijo

Para a artesã Laura Cruzeiro, esta também foi a primeira vez trazendo seus produtos para a Câmara.

“Estou gostando muito, o pessoal está conhecendo aqui. Já tem um tempo que trabalho com isso, fiz algumas feiras, mas fiquei um tempo parada. Retornando às feiras, estou gostando bastante”, finalizou.

A previsão é que a Mãos Cuiabanas aconteça pelo menos uma vez por mês, sempre em dias de sessão na Casa.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA