Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Letramento racial é tema de tribuna na Câmara de Cuiabá

Publicado em

Ana Cláudia Fortes – Assessoria da vereadora Maysa Leão
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) levou à tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta terça-feira (1º), a discussão sobre letramento racial e a importância da educação antirracista nas escolas públicas. A convite da parlamentar, a educadora, capoeirista, mestranda e pesquisadora da cultura afro-brasileira, Ketlyn Inaia Pereira de Almeida, conhecida como Dandara, fez um discurso contundente sobre os reflexos do racismo estrutural na sociedade brasileira.
“Hoje eu me coloco diante de vocês para falar sobre um tema essencial como pilar da nossa sociedade, que é a educação antirracista. Fingir que esse racismo não existe é um desserviço à realidade e uma barreira para o nosso progresso coletivo”, afirmou Ketlyn, que também é mestranda em Educação.
A educadora iniciou sua fala de forma simbólica, relembrando o início da sua trajetória por meio da capoeira e do berimbau. Ao longo do discurso, destacou como a ausência de representatividade e a naturalização do preconceito impactam negativamente as crianças negras no ambiente escolar. “Quando uma criança negra vê sua história sendo contada com respeito e representatividade, ela cresce com mais autoestima. Isso vale também para as crianças não negras, que passam a enxergar a diversidade como parte natural da sociedade”, completou.
A vereadora Maysa Leão reforçou que o combate ao racismo é uma pauta permanente de seu mandato. “Desde o início, meu gabinete tem buscado letramento racial por meio de estudos, como o manual antirracista de Djamila Ribeiro. Como mulher branca, sei que jamais saberei o que é carregar a dor de ser uma pessoa preta no Brasil, mas tenho a obrigação moral de ouvir, estudar e transformar isso em ação”, declarou a parlamentar.
Durante a fala, Maysa compartilhou experiências de amigos e conhecidos que enfrentam diariamente o preconceito racial. “Uma mãe preta precisa dizer ao filho: ‘Saia com o RG, não tenha comportamentos suspeitos’. Mas o que seria um comportamento suspeito? Ser um menino preto no shopping? Por que o pai da minha amiga, que é preto,&nbsp é seguido no supermercado sempre que se aproxima da gôndola em pleno 2025?”, questionou.
Ao final da sessão, a vereadora reforçou o compromisso com o combate ao racismo e o apoio à cultura afro-brasileira. “Conte comigo e com essa Casa, para que a cultura, a religiosidade de matriz africana e as pessoas pretas sejam respeitadas, estudadas e valorizadas. Vamos sair do discurso e caminhar para ações concretas”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Ação de revitalização é realizada no Córrego do Barbado, em Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei e pareceres durante sessão ordinária desta terça-feira (08)

Published

on

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (08), a 41ª Sessão Ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram projetos de lei (PLs) relacionados às áreas de educação, mobilidade urbana, meio ambiente, inclusão social e construção civil, além de pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis.

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) teve dois projetos aprovados. O primeiro, aprovado com 25 votos favoráveis, é o Projeto de Lei nº 3207/2025, que garante prioridade de matrícula em unidades da rede pública municipal de ensino para irmãos de crianças com deficiência, desde que estejam em idade compatível. O segundo, o PL nº 3742/2025, obriga as empresas de transporte público a emitirem declaração de atraso aos passageiros. Esse projeto recebeu 24 votos pela sua aprovação.

Com 25 votos favoráveis, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4870/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), altera o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025 (Processo nº 725/2025) e institui uma campanha de conscientização para o enfrentamento de catástrofes e desastres naturais no município de Cuiabá.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento do estudante João Lucas

O vereador Ilde Taques (PSB) também teve um projeto aprovado, com 27 votos. O PL nº 12.973/2025 garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber correspondências oficiais do poder público municipal em braile.

O Requerimento de Urgência Simples (R.U.S) nº 18.550/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 23 votos favoráveis. A medida autoriza a criação de 50 novos cargos nas áreas de construção civil, saúde, regularização fundiária e bem-estar animal.

Ainda durante a sessão, foram votados 19 pareceres: 16 foram aprovados e 3 rejeitados. Os projetos apreciados têm como autores os parlamentares Paula Calil (PL), Rafael Ranalli (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Adevair Cabral (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB), além do Executivo Municipal.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA