Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Ilde Taques leva debate sobre o BRT à Câmara Municipal

Publicado em

31/01/2025
Ilde Taques leva debate sobre o BRT à Câmara Municipal

Da Assessoria – Vereador Ilde Taques

Membro da Comissão de Obras da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Ilde Taques (PSB) revelou que deve solicitar, ao governo do estado, esclarecimentos acerca do atraso das obras do Bus Rapid Transit (BRT).
Ele disse que já está em tratativas com o presidente eleito da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), para agendar uma reunião com o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT), Marcelo Padeiro. “Temos que obter essas informações e trazer os debates para a Câmara de Cuiabá”, enfatizou.
Ilde destacou a preocupação com o comércio local, que vem sendo afetado pela lentidão dos trabalhos. “É necessária uma ação para, pelo menos, diminuir essa queda de movimento, e toda a população precisa saber quando essas obras vão terminar, até onde vai o BRT”, justificou.
Segundo o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, o atraso está ocorrendo devido às mudanças constantes no traçado e às disputas políticas. As empresas integrantes afirmaram, em nota oficial à imprensa, no dia 13 de janeiro deste ano, que esses fatores impediram a conclusão das obras do BRT no prazo previsto em contrato. Ainda de acordo com o consórcio, o anteprojeto do BRT, desenvolvido pelo governo estadual, apresentava diversos problemas

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Projeto "Protetor Mirim" promove a conscientização de aproximadamente 800 estudantes de escola municipal

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá intensifica ações contra surto de catapora entre indígenas Warao

Published

on

As secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social de Cuiabá intensificaram medidas preventivas e de contenção diante de um surto de catapora identificado entre migrantes indígenas venezuelanos da etnia Warao, acolhidos no Albergue Manoel Miraglia, na capital. A situação tem mobilizado esforços conjuntos das duas pastas para conter a propagação da doença e garantir o atendimento necessário às famílias em situação de vulnerabilidade.

Como parte da força-tarefa, três crianças Warao foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) com complicações clínicas decorrentes da catapora. As três estão sob cuidados médicos, com estado de saúde estável, medicadas e em constante monitoramento. Paralelamente, as equipes de saúde reforçaram a vacinação entre os acolhidos, priorizando especialmente o público infantil.

A gestão municipal tem enfrentado desafios extras no enfrentamento do surto, como barreiras linguísticas e culturais que dificultam o acesso integral aos cuidados de saúde e à informação. Nem todas as famílias falam espanhol ou português, o que exige mediação constante e atenção redobrada das equipes técnicas.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, afirmou que a Prefeitura está acompanhando pessoalmente os casos e mantendo todos os entes responsáveis devidamente informados sobre a situação. Já foram notificados o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da juíza Gleide Bispo, a Defensoria Pública da União, a Funai e representantes do Governo Federal. O grupo compõe uma força-tarefa determinada pelo Judiciário que busca alternativas de acolhimento para as famílias Warao.

Leia Também:  Projeto "Protetor Mirim" promove a conscientização de aproximadamente 800 estudantes de escola municipal

Além da atenção à saúde, a Prefeitura tem atuado em várias frentes: alimentação, oferta de atividades em contraturno escolar, inclusão das crianças na rede de ensino, emissão de documentos e acompanhamento psicossocial. Também está em articulação com o Governo do Estado para viabilizar recursos e políticas complementares.

“A Prefeitura de Cuiabá manifesta profunda preocupação com a saúde e o bem-estar do povo Warao e reafirma seu compromisso com a assistência humanizada. Estamos buscando, junto aos entes legalmente responsáveis, alternativas efetivas para garantir acolhimento digno, respeitando as particularidades culturais dessas famílias que encontraram refúgio em nossa cidade”, declarou Hélida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA