Cuiabá
Homem é preso por furtar carros em parque e secretária orienta frequentadores

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), alerta a população sobre crimes de furto a veículos estacionados no Parque Tia Nair. O aviso foi feito pela titular da Pasta, Juliana Palhares, após a prisão em flagrante de um homem de 44 anos, identificado pelas iniciais L. de O. R., que utilizava um bloqueador de sinal para impedir o travamento automático das portas dos carros.
A prisão em flagrante do acusado foi possível com apoio do sistema de videomonitoramento Programa Vigia Mais, adquirido em parceria com o Governo do Estado. A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares aproveitou a ocasião para alertar os frequentadores do parque sobre a importância de conferir se o carro está devidamente travado ao estacionar. Segundo ela, a sensação de segurança só é alcançada com vigilância constante, uso de tecnologia e o engajamento da população.
“Faço uma prestação de contas sobre uma ação policial que ocorreu aqui no Parque Tia Nair, mas também um alerta. Muitas pessoas vêm se exercitar aqui, o que é muito saudável, mas acabam deixando pertences dentro de seus carros. Teoricamente, não deveríamos nos preocupar com isso, mas infelizmente o mundo não é tão seguro. Vários furtos acontecem aqui no parque. Após a implantação das câmeras, houve uma redução, mas ainda há pessoas que se aproveitam de oportunidades para subtrair pertences dos veículos. É essencial que todos adotem cuidados simples, como verificar o travamento do carro e não deixar objetos à vista. Isso pode evitar que novas vítimas sejam feitas”, alertou.
Prisão e monitoramento
A ação que resultou na prisão do suspeito, na quarta-feira (25) por volta das 20 horas, foi fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Ordem Pública com apoio das câmeras do programa Vigia Mais, e a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf). As autoridades passaram a monitorar o parque por cerca de um mês após o furto de dois celulares e R$ 500 de um veículo no local.
As imagens revelaram que o mesmo suspeito tentou abrir pelo menos cinco veículos em um único dia, sem sucesso, por não encontrar objetos de valor. Ele foi flagrado entre seis e oito vezes rondando o local, sempre com o mesmo modus operandi: uso do bloqueador de sinal para impedir o travamento das portas. Na data de ontem, ele foi novamente captado pelas câmeras tentando praticar mais um furto e acabou preso em flagrante.
Histórico de crimes
O acusado já havia sido identificado em outro furto semelhante, ocorrido em março deste ano, no estacionamento de um supermercado no bairro Jardim das Américas. Na ocasião, ele conseguiu abrir o veículo de um policial civil, utilizando o mesmo tipo de dispositivo, e furtou uma arma que estava no porta-luvas. O suspeito está indiciado no inquérito desse caso.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei e pareceres durante sessão ordinária desta terça-feira (08)

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (08), a 41ª Sessão Ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram projetos de lei (PLs) relacionados às áreas de educação, mobilidade urbana, meio ambiente, inclusão social e construção civil, além de pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis.
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) teve dois projetos aprovados. O primeiro, aprovado com 25 votos favoráveis, é o Projeto de Lei nº 3207/2025, que garante prioridade de matrícula em unidades da rede pública municipal de ensino para irmãos de crianças com deficiência, desde que estejam em idade compatível. O segundo, o PL nº 3742/2025, obriga as empresas de transporte público a emitirem declaração de atraso aos passageiros. Esse projeto recebeu 24 votos pela sua aprovação.
Com 25 votos favoráveis, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4870/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), altera o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025 (Processo nº 725/2025) e institui uma campanha de conscientização para o enfrentamento de catástrofes e desastres naturais no município de Cuiabá.
O vereador Ilde Taques (PSB) também teve um projeto aprovado, com 27 votos. O PL nº 12.973/2025 garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber correspondências oficiais do poder público municipal em braile.
O Requerimento de Urgência Simples (R.U.S) nº 18.550/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 23 votos favoráveis. A medida autoriza a criação de 50 novos cargos nas áreas de construção civil, saúde, regularização fundiária e bem-estar animal.
Ainda durante a sessão, foram votados 19 pareceres: 16 foram aprovados e 3 rejeitados. Os projetos apreciados têm como autores os parlamentares Paula Calil (PL), Rafael Ranalli (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Adevair Cabral (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB), além do Executivo Municipal.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Cuiabá5 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Cuiabá6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá cancela nota de dipirona 500% mais cara após erro de digitação
-
Mundo5 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia4 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos4 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
Cuiabá4 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá6 dias ago
Gonzaga anuncia saída do cargo de secretário de Comunicação da Câmara