Cuiabá

Gestão Emanuel Pinheiro construiu, sem contrapartida estadual, dois viadutos e entregou a maior via estruturante de Cuiabá nos últimos 50 anos

Publicado em

Sob a liderança do prefeito Emanuel Pinheiro, a Prefeitura de Cuiabá tem se destacado pelo compromisso com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população. A gestão não apenas priorizou, mas também entregou projetos transformadores, com destaque para as obras de mobilidade que têm descomprimido o trânsito e integrado diversas regiões da cidade. Sem contar com aporte financeiro do Estado, a administração municipal concretizou a construção e entrega de dois viadutos, sendo a grande culminância dessa jornada a inauguração, neste 20 de dezembro, do Contorno Leste Professora Castorina Sabo Mendes, uma obra de proporções históricas, representando a maior via estruturante da capital nos últimos 50 anos. A via conecta à região do Distrito Industriário à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), conectando mais de 40 bairros e beneficiando 250 mil pessoas.

Na solenidade, o gestor fez uma avaliação das obras de mobilidade já implantadas na capital e ressaltou que foi o único a realizar a construção de dois viadutos de grande porte e uma via de ligação estratégica, a maior via estruturante nos últimos 50 anos entre diferentes áreas da cidade. “O novo Contorno Leste não é apenas mais uma via, mas um verdadeiro corredor de oportunidades, que conecta pessoas, promove a integração e impulsiona o desenvolvimento de Cuiabá e de todo o estado. Comparada à histórica Avenida Miguel Sutil, uma das maiores realizações da gestão do ex-governador Dante de Oliveira, a Avenida Castorina Sabo Mendes é ainda mais imponente, com seus 17,3 quilômetros de extensão, superando outras importantes vias da cidade, como a Avenida Beira Rio e a Avenida das Torres, em extensão e impacto”.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito fez questão de destacar o legado dessas obras, citando o Viaduto Murilo Domingos, na Avenida Beira Rio, como exemplo da modernidade e eficiência da gestão. Com um investimento de cerca de R$ 18 milhões, a obra de 400 metros de extensão, composta por 200 metros de estrutura elevada e 200 metros de muro em escama de concreto, reflete o compromisso com a melhoria da mobilidade urbana e da segurança dos cuiabanos. A iluminação em LED não só embeleza a estrutura, mas também promove a economia de energia e a segurança noturna. “Estas obras são mais do que um investimento em infraestrutura, são uma contribuição real para a qualidade de vida dos cuiabanos, oferecendo alternativas que diminuem congestionamentos e encurtam os tempos de viagem”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Eleição define composição de novo membros do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá

Além disso, a gestão também foi responsável pela entrega do Viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “Pai”, localizado na Avenida das Torres, reafirmando o compromisso de transformar a cidade sem depender de contrapartidas externas. “Nossa administração é marcada pela entrega de infraestrutura de qualidade, que atende não apenas às necessidades imediatas, mas também deixa um legado duradouro para as gerações futuras”, ressaltou Emanuel Pinheiro.

A cerimônia:

O dispositivo de honra foi composto pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, acompanhado da primeira-dama, Márcia Pinheiro; pelo ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Senado, Gilmar Mendes, neto da homenageada; senador da República pelo Mato Grosso, Wellington Fagundes; deputado estadual, Juca do Guaraná; presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000; juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, Francisco Alexandre Ferreira Mendes; juiz de Direito e também neto da homenageada, Yale Sabo Mendes.

A cerimônia contou com a presença dos familiares da homenageada: filhos: Jauma Sabo Mendes, Francisval Dias Mendes, Eliane Terezinha Dias Mendes; e dos netos: Túlio Marcos Mendes, Eliane Mendes, Carla Regina Joerque Mendes, José Sabo Mendes Filho. Ainda dos bisnetos: Antônio Alencar Alves Sabo Mendes, Sueli Victoria Alves Sabo Mendes, Lucas Mendes Fukushima, Júlia Maria Loureiro Mendes. Dos sobrinhos: Mário Milton Mendes, Catiane Almeida Mendes, Paulo Ferreira Mendes; e nora: Luzia Sabo Mendes.

Leia Também:  Obra de centro comunitário do Complexo Multiuso do Araés recebe alcança etapa de construção de rede de drenagem

Ainda o secretário Municipal de Planejamento, Márcio Alves Puga; contador-geral Éder Galiciani; secretário municipal de Turismo, Lincoln Sardinha; presidente da UCAM, José Maurício; secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo; secretária Municipal de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

Homenagem

Nascida em Diamantino (MT), em 9 de novembro de 1906, Castorina Sabo Mendes foi filha de Apolônio Sabo de Oliveira e Crescencia Barros de Oliveira. Professora primária no Grupo Escolar Almirante Batista das Neves, em sua cidade natal, por 10 anos, ela construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao ensino e ao fortalecimento de sua família.

Casada com Mário Ferreira Mendes, Castorina é reconhecida como a matriarca de uma linhagem de descendentes que se destacaram em diversas áreas, principalmente no Judiciário. Entre seus filhos, estão Anisio Sabo Mendes (médico), Elcio Sabo Mendes (juiz de direito), Djalma Sabo Mendes (procurador do estado), José Sabo Mendes e Maria das Graças Sabo Mendes (fiscais de renda), e Francisco Ferreira Mendes (ex-prefeito de Diamantino).

Seu legado também é perpetuado pelos netos, entre os quais Gilmar Ferreira Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, desembargador federal do TRF-1; Elcio Sabo Mendes, desembargador do TJAC;Yale Sabo Mendes, juiz de direito do TJMT; e Djalma Sabo Mendes Júnior, defensor público.

Além disso, Castorina está ligada a outras figuras de destaque, como o professor Francisco Alexandre Ferreira Mendes, e seus sobrinhos, os desembargadores aposentados Mário Figueiredo Ferreira Mendes (TRF-1), Milton Figueiredo Ferreira Mendes (TJMT) e Joazil Mendes Gardés (TJDF).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Sargento Joelson enaltece projeto de lei para auxílio às famílias atingidas pelas chuvas em Cuiabá

Published

on

16/01/2025
Sargento Joelson enaltece projeto de lei para auxílio às famílias atingidas pelas chuvas em Cuiabá
Da Assessoria
O vereador Sargento Joelson (PSB) participou da reunião com prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) na presidência da Câmara Municipal para ouvir a demanda apresentada para auxilio às famílias atingidas pelo temporal em Cuiabá. O prefeito propôs a aprovação de um projeto de lei (PL) que dará a cada família atingida R$ 1 mil reais mensais para amenizar os danos causados pelo temporal.
O vereador enalteceu a iniciativa do prefeito e disse estar ao lado da população e votará a favor deste projeto de lei “Estamos em recesso, mas viemos atender este chamamento e iremos votar a favor desta demanda urgente, Cuiabá precisa desse olhar humano, moradores perderam tudo em suas casas, e o papel do agente público é este, sensibilizar e agir. Contem com meu voto, moradores dos bairros mais afetados como São Mateus, Dom Aquino e eu sempre vivi isso, sempre vivemos e tivemos problema com isso, é histórico em Cuiabá, no bairro Alvorada onde vivo intensamente foram muitos casos historicamente, Jardim Florianópolis, Jardim Vitória, bairros que atuo e vivi cada momento, sei como é ruim perder tudo.” Diz Joelson.
Uma mobilização para cadastramento das famílias atingidas também está sendo realizada pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Pedregal e do bairro Dom Aquino. Outra ação do projeto será a entrega de colchões e de cestas básicas.&nbsp
O que é o Decreto de Emergência?
Na prática, o estado de emergência serve para o município solicitar ajuda aos demais entes federados – Estado e União – para atrair recursos financeiros extras que possam prevenir estragos causados e recuperar áreas degradadas pelas chuvas.&nbsp
A medida se fundamenta em dados fornecidos pela Defesa Civil de Cuiabá que apontam alto índice de volume de água por metro quadrado, com registros de 44 alagamentos nos bairros da capital. Uma das situações mais críticas envolve o bairro São Mateus.&nbsp
Ações emergenciais:
A Prefeitura de Cuiabá tem patrocinado, desde a primeira semana de janeiro, ações de limpeza de boca de lobo na região Central para evitar alagamentos. A Defesa Civil tem vistoriado pontos críticos de alagamentos nas seguintes avenidas: Prainha, Miguel Sutil e Tancredo Neves.
Atualmente, 19 técnicos estão dedicados exclusivamente à limpeza de caixas coletoras enquanto outras seis equipes atuam diretamente no canal. Para a execução dos serviços, estão sendo utilizados cinco caminhões-caçamba e uma escavadeira hidráulica (PC).
Já a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) intensificou as ações de limpeza. Nesta segunda-feira (13), as equipes de poda e limpeza removeram quatro caminhões-caçamba lotados de galhos e troncos de árvores derrubados pela tempestade. O volume corresponde a cerca de quatro toneladas de vegetação.
Fale com nosso gabinete.
Dê sugestão ao nosso mandato.&nbsp
O Zap Cidadão é (65) 99202-6887.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Eleição define composição de novo membros do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA