Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Festival da Pamonha atrai 24 mil visitantes em quatro dias de festa

Publicado em

A 6ª edição do Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, localizada às margens da rodovia MT-251, comercializou 34 toneladas de milho, utilizadas em uma ampla variedade de pratos à base do produto, durante quatro dias de festividade.

Foram vendidas cerca de 300 porções de chica doida, 150 porções de caldo de kenga e aproximadamente 100 unidades de cuscuz. Também foram comercializados 700 kg de massa de pastel, sendo que cada quilo rende de cinco a sete pastéis.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), Fernando Medeiros, destacou o sucesso do evento, o empenho dos parceiros e o apoio da população, que compareceu em peso ao festival, movimentando a economia e promovendo o turismo na comunidade. Nesta edição, cerca de seis mil pessoas por dia visitaram o local.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

“A população compareceu, comeu muita pamonha — foram toneladas e toneladas de milho vendidos — gerando um impacto direto na renda das famílias. Foram quatro dias de festividade que deram super certo! Quero agradecer a todas as pessoas que estiveram diretamente envolvidas: os comerciantes, a Comissão Organizadora e todas as secretarias que nos ajudaram a realizar este evento. Obrigado ao prefeito Abilio pela confiança e à população que participou”, destacou o secretário.

Leia Também:  Programa de combate à violência doméstica idealizado pela primeira-dama de MT fortalece a rede de enfrentamento

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou que, mesmo com as dificuldades financeiras, o município garantiu a infraestrutura e o suporte logístico para a realização do evento. Ele ressaltou que o Festival da Pamonha representa a valorização das tradições, por promover cultura e gastronomia. Para o próximo ano, o chefe do Poder Executivo afirmou que irá buscar apoio de deputados para ampliar o evento e viabilizar um espaço permanente.

“Para o ano que vem, planejamos um evento com muito mais estrutura, mais atividades e mais atrações musicais, que também chamam a atenção do público. Vamos trabalhar para buscar emendas parlamentares, a fim de viabilizar um local permanente, onde, além do festival, possamos realizar outras atividades culturais ao longo do ano”, afirmou.

Katia Maraiki Schroeder, membro da Comissão Organizadora do Festival da Pamonha, destacou o impacto positivo do evento na economia local, ressaltando a oferta de produtos a preços acessíveis em 56 pontos de venda. Ela enfatizou que a iniciativa contribuiu significativamente para valorizar a região e impulsionar o turismo gastronômico na comunidade do Rio dos Peixes.“Agradecemos imensamente à população cuiabana por nos ajudar a alcançar nossos objetivos e superar as expectativas. O Festival da Pamonha foi um sucesso absoluto. Parabenizamos a gestão do prefeito Abilio Brunini e todas as secretarias envolvidas”, afirmou Katia.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama cobram agilidade em obras do novo Centro Médico Infantil

#PraCegoVer

A imagem mostra espigas de milho, ingrediente principal de diversos pratos típicos apresentados no Festival da Pamonha, realizado pela Comunidade Rio dos Peixes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Advertisement

Cuiabá

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Programa de combate à violência doméstica idealizado pela primeira-dama de MT fortalece a rede de enfrentamento

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Prefeito reúne TJ, MP e busca de solução para moradores em situação de rua

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA