Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Feira Mãos Cuiabanas reúne gastronomia e artesanato na praça Pascoal Moreira Cabral

Publicado em

O Legislativo cuiabano deu o pontapé inicial na nova feira cultural da Casa: a “Mãos Cuiabanas”, realizada nesta terça-feira (25), homenageou as mulheres da capital e reuniu cerca de 29 expositoras. O evento contou com a venda de artesanatos e comidas típicas cuiabanas.

Entre os produtos estavam bolos, biscoitos, tortas, comida para o almoço como a famosa Maria Isabel cuiabana, estrogonofe, comidas saudáveis, sucos típicos e produtos feitos à mão: camisetas, tapetes, artesanato, entre outros.

A expositora Daiana Tada, proprietária da loja de sucos e frutas Saizeriya, esteve presente pela primeira vez em uma feira cultural do Legislativo, a convite da secretária de Cultura da Câmara Municipal de Cuiabá, Rayhana Arnuti, e falou sobre a alegria de receber a oportunidade e o reconhecimento de seus produtos.

“Hoje foi muito bom! Agora que estou começando a entrar nos eventos e recebi o convite da Rayhana Arnuti para estar aqui presente e comemorar o mês das mulheres. Como trabalhamos com frutas e suco natural, teve uma saída muito boa, ainda mais nesse calor de Cuiabá”, pontuou Daiana.

Leia Também:  Com dois meses de funcionamento, Cuiabanco liberou quase meio milhão de reais para micro e pequenos empreendedores de Cuiabá

Para a artesã Laura Cruzeiro, esta também foi a primeira vez trazendo seus produtos para a Câmara.

“Estou gostando muito, o pessoal está conhecendo aqui. Já tem um tempo que trabalho com isso, fiz algumas feiras, mas fiquei um tempo parada. Retornando às feiras, estou gostando bastante”, finalizou.

A previsão é que a Mãos Cuiabanas aconteça pelo menos uma vez por mês, sempre em dias de sessão na Casa.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Cobertura vacinal contra a gripe atinge apenas 7% do público-alvo em Cuiabá

Published

on

Entre os dias 7 de abril e 15 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe em Cuiabá imunizou apenas 12.252 pessoas, o que representa cerca de 7% do público-alvo estimado em 138 mil pessoas. A meta da campanha é vacinar pelo menos 90% desse total até o encerramento das ações.

Fazem parte do grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; idosos (60 anos ou mais); povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários; trabalhadores dos Correios; pessoas com deficiência permanente; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina contra a gripe protege contra três tipos do vírus influenza – H1N1, H3N2 e influenza B – e está disponível em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cuiabá. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e, no caso de pertencer a algum grupo prioritário, um comprovante, como laudo médico ou documento funcional.

Leia Também:  Estádio Dutrinha: Uma renovação triunfante do futebol cuiabano

Segundo a secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, a vacina contra a influenza passou a integrar o calendário de rotina para alguns grupos, o que significa que estará disponível durante todo o ano.

“Este ano, gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos – ou seja, até 5 anos, 11 meses e 29 dias – terão acesso contínuo à vacina. Isso é fundamental para prevenir internações e até óbitos decorrentes da gripe”, destacou a secretária.

Catarina reforça ainda a importância da imunização como forma de proteção coletiva e alívio à rede de saúde. “A adesão da população à campanha é fundamental para reduzir a circulação do vírus e evitar o agravamento de casos. Quanto mais pessoas protegidas, menores são os impactos sobre os serviços de saúde”, completou.

A Prefeitura de Cuiabá reforça o chamado para que a população pertencente aos grupos prioritários compareça às unidades de saúde. O Dia D de vacinação está programado para o dia 10 de maio, quando todas as UBSs funcionarão com atendimento especial para facilitar o acesso à vacina.

Leia Também:  Defesa Civil de Cuiabá reforça orientação a população sobre cuidados no período chuvoso

#PraCegoVer

A imagem mostra uma enfermeira vacinando uma idosa contra a influenza. A idosa veste roupas azuis e a enfermeira, jaleco branco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA