Cuiabá
Evento reúne mais de cem representantes de entidades e da sociedade civil organizada para o debate sobre segurança alimentar
Mais de 100 representantes de entidades e da sociedade civil organizada participaram nesta terça-feira (15) do evento preparatório para a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CMSAN) que ocorrerá nos dias 29 e 30 de agosto. Organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, o encontro serviu de espaço para debates e trocas de informações sobre o tema.
“Um conjunto de recomendações e propostas que possam enriquecer as discussões durante a 3ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional forem elencadas, fornecendo direcionamento claro para políticas e ações futuras”, disse a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luciana Kimie Savay da Silva.
Através de grupos de trabalho formados durante o encontro, foi possível promover um diálogo construtivo com apontamentos das principais demandas regionais que serão compartilhados durante a Conferência. “A colaboração entre essas duas entidades ressalta a importância de abordar a segurança alimentar de maneira holística e coordenada. Com a 3ª Conferência de Segurança Alimentar, esse evento antecipatório não apenas promove o diálogo construtivo, mas também inspira ações concretas para enfrentar os desafios alimentares de nosso tempo”, informou a presidente.
Durante o evento, foram apresentados painéis de discussão sobre tópicos diversos, como o acesso equitativo aos alimentos, a sustentabilidade dos sistemas de produção e distribuição de alimentos, a promoção da agricultura familiar e a redução do desperdício de alimentos. Além disso, especialistas renomados e profissionais experientes conduzirão workshops práticos para compartilhar conhecimentos e melhores práticas.
“No cenário atual, onde as preocupações com a segurança alimentar estão mais presentes do que nunca, a colaboração entre diferentes entidades é fundamental para abordar e resolver essas questões urgentes. A gestão Emanuel Pinheiro tem esse compromisso, ofertar uma alimentação digna e de qualidade à toda população”, destacou a secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.
Foram eleitos os delegados que terão direito a voto na 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. “O evento preparatório organizado pela Assistência Alimentar e pelo Conselho de Segurança representa um passo crucial na direção de sistemas alimentares mais seguros, justos e sustentáveis”, acrescentou Clausi.
“Acreditamos firmemente que a participação ativa da comunidade é de extrema importância para o êxito dessa conferência e para a construção de políticas que tenham um impacto positivo na vida de todos os cidadãos. Contamos com a presença e a dedicação de cada indivíduo na busca por uma alimentação mais saudável e acessível para todos”, concluiu a presidente.
O Comsea, composto por 19 membros titulares e seus respectivos suplentes, é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador em Cuiabá, com a participação de representantes da Prefeitura e da sociedade civil, voltado para a formulação de diretrizes nas políticas e ações no âmbito da segurança alimentar e nutricional.
O local e horário da realização da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional serão brevemente divulgadas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura realiza Mutirão do Cadastro Único na comunidade da Guia
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, realiza neste sábado (8), das 8h às 15h, o Mutirão do Cadastro Único, na comunidade da Guia. A ação acontecerá na Igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua Vicente Figueiredo, e visa facilitar o acesso dos cuiabanos aos serviços socioassistenciais e de saúde.
O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) e das duas equipes dos postos de saúde da região. Além disso, também haverá palestras da equipe E Multi. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em levar políticas públicas até as comunidades mais distantes do centro da capital, garantindo que famílias em situação de vulnerabilidade possam atualizar seus dados e manter o acesso a programas sociais.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou a importância da mobilização e convidou os moradores a participarem. “Manter o Cadastro Único atualizado é fundamental para que as famílias continuem recebendo os benefícios dos programas sociais do Governo Federal e da Prefeitura. Muitas vezes, a falta de atualização pode fazer com que o cidadão perca direitos importantes. Por isso, estamos levando essa ação até a comunidade, para facilitar e garantir o atendimento a todos”, enfatizou Hélida.
Além dos atendimentos do Cadastro Único, o mutirão também contará com uma série de serviços gratuitos voltados à saúde e cidadania.
Serviços disponíveis durante o mutirão:
Atualização e novos cadastros no Cadastro Único;
Aferição de pressão arterial e teste de glicemia;
Aplicação de vacinas;
Pesagem obrigatória do Bolsa Família;
Inscrições para o programa Casamento Abençoado.
A ação busca aproximar os serviços públicos da população, promover inclusão social e garantir que mais famílias cuiabanas tenham seus direitos assegurados.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso7 dias agoMauro Mendes lamenta mortes no RJ, elogia Claudio Castro e defende endurecimento contra o crime organizado no Brasil
-
Mato Grosso7 dias agoMulher é assassinada a facadas pelo ex-companheiro na frente da filha; suspeito está foragido
-
Brasil6 dias agoLewandowski e Cláudio Castro anunciam gabinete emergencial para enfrentar crime organizado no RJ
-
Mato Grosso6 dias ago“Mato Grosso está pronto para ajudar o Rio de Janeiro”, afirma secretário Roveri após Megaoperação
-
Mato Grosso5 dias agoDelegado nega participação de criminosos envolvidos na megaoperação do Rio de Janeiro
-
Mato Grosso6 dias agoTribunal de Justiça mantém prisão preventiva de empresário que agrediu esposa com taco de sinuca
-
Mato Grosso2 dias agoMauro Mendes afirma que Estado deve agir com mão forte e alerta: “Quem enfrenta a polícia, vai se ferrar”
-
Cuiabá5 dias agoPrefeito alerta para impactos da operação no Rio na imagem do Brasil