Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Equipe da Prefeitura defende hábitos saudáveis e políticas públicas contra obesidade

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou nesta sexta-feira (27) de uma audiência pública promovida pela vereadora Michelly Alencar para discutir o fornecimento do medicamento Monjauro, indicado para o tratamento da obesidade. Ao lado da secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena, e do secretário de Esportes, Jefferson Neves, o gestor reforçou que o foco da gestão será investir em políticas públicas voltadas à saúde preventiva e à mudança de hábitos da população.

Durante o debate, Abilio destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não disponibiliza o Monjauro de forma regular e que a solução para o problema da obesidade vai muito além da medicação. “O problema da obesidade é complexo. Não se trata só de um remédio. A gente precisa falar sobre reeducação alimentar, atividade física e cuidado com a saúde mental. Quando a vereadora coloca R$ 1,5 milhão para isso, aproveitamos o momento para reforçar que queremos caminhar com a população. Venha para o posto de saúde, participe de um alongamento, de um grupo de acompanhamento. Isso também é tratamento”, declarou.

Leia Também:  No Palácio do Planalto, Emanuel Pinheiro têm reuniões com ministro Padilha, senador Jaques Wagner e secretário nacional, André Ceciliano

A secretária Lúcia Helena apresentou dados alarmantes sobre a obesidade no Brasil. “Hoje, 23% das mulheres e 21,9% dos homens entre 18 e 34 anos são obesos. Isso impacta diretamente o aumento de casos de hipertensão, diabetes e até doenças cardíacas. O remédio pode ser um suporte, mas é preciso promover saúde nas escolas, nas famílias e nos postos de atendimento, com educação alimentar e prática regular de exercícios”, pontuou.

A vereadora Michelly Alencar defendeu a necessidade de o município dar suporte à população que sofre com o excesso de peso, seja por meio de medicamentos ou por programas contínuos de saúde pública. “A audiência pública é um passo importante para construirmos soluções. A obesidade é um problema grave, e precisamos atuar de forma integrada para garantir qualidade de vida à população cuiabana.”

A gestão municipal reforçou o compromisso de investir em projetos que incentivem bons hábitos e previnam doenças crônicas relacionadas à obesidade, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei e pareceres durante sessão ordinária desta terça-feira (08)

Published

on

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (08), a 41ª Sessão Ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram projetos de lei (PLs) relacionados às áreas de educação, mobilidade urbana, meio ambiente, inclusão social e construção civil, além de pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis.

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) teve dois projetos aprovados. O primeiro, aprovado com 25 votos favoráveis, é o Projeto de Lei nº 3207/2025, que garante prioridade de matrícula em unidades da rede pública municipal de ensino para irmãos de crianças com deficiência, desde que estejam em idade compatível. O segundo, o PL nº 3742/2025, obriga as empresas de transporte público a emitirem declaração de atraso aos passageiros. Esse projeto recebeu 24 votos pela sua aprovação.

Com 25 votos favoráveis, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4870/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), altera o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025 (Processo nº 725/2025) e institui uma campanha de conscientização para o enfrentamento de catástrofes e desastres naturais no município de Cuiabá.

Leia Também:  Sine tem 243 vagas de emprego e atende em novo telefone; confira

O vereador Ilde Taques (PSB) também teve um projeto aprovado, com 27 votos. O PL nº 12.973/2025 garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber correspondências oficiais do poder público municipal em braile.

O Requerimento de Urgência Simples (R.U.S) nº 18.550/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 23 votos favoráveis. A medida autoriza a criação de 50 novos cargos nas áreas de construção civil, saúde, regularização fundiária e bem-estar animal.

Ainda durante a sessão, foram votados 19 pareceres: 16 foram aprovados e 3 rejeitados. Os projetos apreciados têm como autores os parlamentares Paula Calil (PL), Rafael Ranalli (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Adevair Cabral (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB), além do Executivo Municipal.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA