Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Educação mapeia unidades afetadas por temporal e garante aulas na capital

Publicado em

A Secretaria Municipal de Educação monitora unidades de ensino afetadas pelo temporal que atingiu a capital no dia (8). Conforme levantamento realizado pelo secretário Amauri Monge e equipe técnica, 12 unidades sofreram danos mais graves, porém, o ano letivo não foi impactado, pois dez dessas unidades já estão com aulas reestabelecidas nesta quinta-feira (10).

O retorno foi determinado após análise da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SME), que realizou vistorias ao longo de toda quarta-feira (9), sob a liderança da secretária-adjunta de Gestão Administrativa, Jessika Nayara Silva Oliveira.

“Tivemos alguns problemas estruturais por conta das chuvas no feriado de aniversário de Cuiabá. Foram 12 escolas no total. Montamos imediatamente um gabinete de crise, visitamos as escolas, fiscalizamos os serviços que estão sendo executados, e 10 escolas já estarão reabertas nesta quinta-feira. ( Duas escolas ) permanecerão fechadas até, no máximo, segunda-feira. Essa medida visa garantir a segurança dos nossos profissionais da educação e, principalmente, dos estudantes”, afirmou Amauri Monge.

Leia Também:  Vereador propõe pagamento via PIX para evitar corte na água e energia elétrica

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

Jessika Nayara afirmou que quatro unidades se encontravam em situações mais graves, entre elas o CMEI Regina Pía e o CEIC Lucila Ferreira Fortes, que devem retomar as aulas até a próxima segunda-feira (14). Segundo ela, durante as visitas motivadas pelo alagamento, também foram identificados outros problemas estruturais.

Leonardo Brandão, diretor de Engenharia e Obras da Secretaria de Educação, informou que a vistoria técnica realizada no CEIC Lucila Ferreira após o alagamento identificou diversos problemas.

“Vamos nos reunir com o corpo técnico da infraestrutura para definir um ponto estratégico de reforma. Este CEIC tem 30 anos e demanda diversas intervenções, como na parte elétrica, cobertura, troca de forro – que, em boa parte, é de madeira – e precisa de uma reforma urgente”, afirmou Brandão.

A diretora do CEIC Rosângela Campos, unidade também vistoriada pela Defesa Civil de Cuiabá, relatou que o alagamento causou a perda de acervos literários importantes para as crianças, além de documentos institucionais e da contaminação de espaços essenciais. Esta unidade retoma as aulas nesta quinta-feira (10).

Leia Também:  Semob faz nova interdição na Av. Miguel Sutil para obras no Complexo Viário Leblon

“A equipe dessa unidade estava totalmente engajada. Todos os servidores estiveram aqui pela manhã, pegaram rodo, vassoura, produtos de limpeza, e colocamos a mão na massa. Deixamos a nossa creche pronta novamente”, relatou a diretora.

Seguem abaixo as unidades afetadas que tiveram aulas regulares:

EMEB Santa Clara; CMEI José Meirelles; EMEB Antônio Ferreira Valentim; EMEB Alzira Valladares; EMEB Juarez Sodré Farias; CEIC CAIC Eldorado; EMEB São Matheus; EMEB São Sebastião; EMEB Ranulfo Paes de Barros e EMEB Silva Freire.

#PraCegoVer

A imagem mostra a foto da secretária-adjunta de Gestão Administrativa, Jessika Nayara Silva Oliveira e da diretora do CEIC Rosângela Campos, durante vistoria na CEIC Rosângela Campos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Visita técnica avalia retomada de obras em unidades de saúde no bairro Planalto

Published

on

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, realizou uma visita técnica e de vistoria em duas importantes unidades de saúde no bairro Planalto, a antiga Policlínica do Planalto e a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. A agenda contou com a presença do deputado estadual Elizeu Nascimento, do vereador Cezinha Nascimento, e das secretárias adjuntas de Atenção Primária, Catarina Célia e da Atenção Especializada Suzana Gutierrez.

A inspeção teve como objetivo avaliar a atual situação das obras paralisadas e planejar estratégias para sua retomada e conclusão. Conforme a secretária Lúcia Helena, ambas as unidades são fundamentais para atender a demanda da região, que possui mais de 12 mil moradores.

“O deputado Eliseu conseguiu essa verba para a gente terminar essas duas unidades. Essa era a intenção dele, e agora viemos verificar in loco o que pode ser feito. A Unidade de Saúde, hoje funcionando de forma precária em um centro comunitário, só comporta uma equipe de Saúde da Família, o que é totalmente insuficiente para a população atendida. Precisamos finalizar com urgência o Centro de Saúde e pensar com cuidado e planejamento no funcionamento da antiga Policlínica, que será transformada em um Centro de Especialidades e de Reabilitação”, explicou a secretária.

Leia Também:  Governo Federal elogia iniciativas de combate à fome lideradas pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro

Ela acrescentou ainda que a estrutura da odontologia, que também integra o complexo da Policlínica, já está praticamente finalizada, restando apenas a instalação das cadeiras odontológicas, que já foram adquiridas e do mobiliário necessário. Quanto ao investimento já disponibilizado pelo deputado, a secretária informou que o valor inicial é de R$ 1 milhão, e há a possibilidade de complementação.

“O deputado já disponibilizou um milhão de reais e, motivado pela nossa conversa, ficou de buscar mais, algo em torno de R$ 800 mil. Acreditamos que será suficiente para concluir o Centro de Saúde e parte do Centro de Especialidades. O CER (Centro Especializado em Reabilitação), por ter estrutura e equipamentos mais complexos, exigirá mais investimentos”, pontuou.

Na avaliação do deputado Elizeu Nascimento, a reunião e visita foram muito produtivas, especialmente pela abertura da atual gestão em atender antigas demandas da vigilância sanitária e da saúde pública de modo geral.

A comitiva percorreu as estruturas das unidades, identificando o estágio das obras. Segundo a secretária Lúcia, o Centro de Saúde está com cerca de 70% da estrutura concluída, e a Policlínica exige apenas acabamentos e a definição das estruturas e serviços que serão instalados.

Leia Também:  Presidente Chico 2000 propõe tornar Instituto Profeta em Utilidade Pública

#PraCegoVer

A imagem mostra a secretária de Saúde juntamente com o deputado Elizeu Nascimento durante uma visita a duas unidades de saúde que se encontram com as obras paralisadas. Na foto, a chefe da pasta aparece à frente, usando um vestido florido, enquanto o deputado caminha ao lado dela, acompanhado de outros servidores.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA