Cuiabá

Defesa Civil adota medidas para minimizar danos no período chuvoso

Publicado em

A Defesa Civil de Cuiabá iniciou trabalho de vistorias e determinou ações visando minimizar danos que possam ser causados no período chuvoso. As atividades, que tiveram início nesta quarta-feira (8), englobam um grande arco de medidas preventivas que visam dar maior segurança para a população cuiabana, principalmente em áreas consideradas de risco.

O secretário da Defesa Civil, Alessandro Borges Ferreira, vistoriou pontos críticos para alagamentos na Avenida da Prainha e na avenida Miguel Sutil e também galerias de águas pluviais na região da avenida Tancredo de Almeida Neves.

“A Prainha e a Miguel Sutil são dois pontos críticos. Avaliamos para que a Prefeitura faça alguma intervenção inicial. Assumimos agora e o ideal é que fosse feita uma prevenção, mas estamos atuando para eliminar os riscos. Vamos fazer algo para mitigar, ou seja, minimizar a situação. Uma solução completa vai precisar de uma intervenção mais estruturada e um projeto”, afirmou o secretário.

A ação conjunta envolveu a equipe da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a Secretaria de Obras, fiscais da Secretaria de Ordem Pública e funcionários da empresa Águas Cuiabá.

Leia Também:  Câmara e AL formarão comissão para cobrar políticas para migrantes

“Essas galerias de águas pluviais estão transbordando, atingindo várias casas. Fizemos uma vistoria junto a presidente de bairro para analisar a situação e agora nós vamos propor algumas medidas de forma imediata para minimizar e, obviamente, já projetar algo estruturante para resolver a situação daquela região. Analisar e resolver a situação nos pontos críticos”, relatou o secretário.

A moradora da Vila Bela e presidente do bairro, Regina Ferraz, pediu solução ao problema crônico enfrentado há mais de 30 anos pelos moradores. Segundo ela, em razão de constantes alagamentos no período de chuva, uma das moradoras perdeu geladeiras e eletrodomésticos.

“Que possamos dormir e acordar tranquilos. Uma pessoa que acionou a Defesa Civil junto conosco enfrenta depressão. Ela perdeu a geladeira, outros móveis e teme que os netos caiam em uma das erosões. Ela deixou a casa e hoje vive de aluguel em outro endereço”, destacou Ferraz.

O córrego da avenida Tancredo de Almeida Neves segue sob monitoramento e, em caso de novas rachaduras, deve ser interditado de forma imediata. Segundo o secretário, a Defesa Civil segue monitorando situações de desmoronamentos. “No local, a pista já foi diminuída no trecho mais vulnerável. Vamos monitorar e qualquer rachadura que possa representar risco, e se necessário interditar essa pista”, destacou Ferreira.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Saúde, convoca mais 57 aprovados no concurso público

Já na avenida Miguel Sutil, foram identificados danos em dois bueiros e em outros quatro foram solicitadas o serviço de limpeza.
Outro ponto vistoriado pelo secretário de Defesa Civil, com apoio da coordenadora técnica de Resíduos, Raquel Carolina, e pelo assessor Henrique Ramos, foi na avenida da Prainha, onde também foram solicitadas o serviço de limpeza de bueiros. “Além da limpeza, a equipe da Limpurb de Resíduos Sólidos atua na educação ambiental no centro de Cuiabá”, afirmou Henrique Ramos.

A ação também envolveu a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública com a notificação relacionada a um matagal em uma das propriedades. A fiscalização atua na identificação do lote para posterior notificação do proprietário. O descumprimento das medidas pode resultar em multa que varia entre R$ 409 a R$ 4.083,29.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Prefeitura inicia manutenção de ginásios e espaços esportivos em Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, iniciou um amplo esforço para recuperar e manter ginásios e espaços esportivos da cidade. Por conta dos desafios financeiros que a gestão municipal enfrenta, o trabalho envolverá ações emergenciais por meio de parcerias, visando oferecer ambientes seguros e adequados para a prática esportiva e o lazer. O Ginásio da Lixeira foi o primeiro a receber a limpeza geral na área externa. A medida foi necessária devido o matagal que toma conta do espaço. Os serviços de manutenção interna também serão executados com o andamento das ações.

Essas iniciativas refletem o compromisso da administração municipal em resgatar os espaços públicos e fortalecer o esporte e o lazer como elementos essenciais para o bem-estar social.

E quem passa pelo local já visualiza os resultados possíveis graças à parceria com o Instituto Nova Chance, que mobilizou reeducandos para a execução de serviços. “A parceria com o Instituto Nova Chance foi essencial para viabilizar serviços emergenciais, não só no Ginásio da Lixeira como nos demais que encontramos bem piores que este. Nossa equipe, aliada com o futuro secretário de Esportes, Jefferson Neves, utilizando de suas experiências e contatos, contribuíram diretamente para encontrar soluções práticas e ágeis para os desafios que encontramos ao assumir a nova gestão, com o prefeito Abílio Brunini. A prioridade é oferecer respostas rápidas e eficazes, mesmo com os recursos limitados”, destacou o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Johnny Everson.

Leia Também:  Sine Municipal inicia a semana com a oferta de mais de 340 vagas de emprego

Os desafios envolvem uma série de problemas nos seis ginásios de Cuiabá e requerem atenção imediata, de manutenção básica, obras inacabadas e situações mais críticas como do Complexo Esportivo do Areão, onde a quadra foi transformada irregularmente em pista de skate e o mato tomou conta do local e o Ginásio do Quilombo, onde a obra está paralisada desde o final do ano passado e a empresa não retornou os serviços.

Já o Ginásio do Tijucal está em fase final de reforma e será revisado antes da entrega oficial. Os demais ginásios são: Verdinho, Planalto e Paiaguás.

“Fizemos uma vistoria nos ginásios de responsabilidade do município e constatamos a falta de manutenção básica como o matagal, embora com a chuva se desenvolva com mais rapidez, mas é necessário combater com mais assiduidade através da roçada, reparos na iluminação, manutenção elétrica, telhado com goteiras. Além disso, a falta de manutenção cria riscos para os atletas e para a comunidade”, pontuou Johnny Everson.

RESGATE DE ESPAÇOS ESPORTIVOS

A Secretaria de Cultura e Esportes é responsável por 34 mini estádios, além de ginásios e complexos esportivos. O objetivo é recuperar esses espaços de forma permanente, garantindo manutenção contínua e condições adequadas para uso pela comunidade. A meta é devolver à população locais seguros e bem cuidados, promovendo o lazer, a segurança e o incentivo à prática esportiva.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados nas funções de Professor e ASG

O Ginásio da Lixeira, por exemplo, é muito utilizado pela comunidade para diversas atividades comemorativas, esportivas e religiosas. A solicitação é viabilizada por meio de agendamento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA