Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Cuiabá será contemplada com projeto para saúde e atendimento de caminhoneiros

Publicado em

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lucia Helena, se reuniu na última semana com representantes do Ministério da Saúde para discutir um novo projeto voltado ao atendimento da saúde dos caminhoneiros e das pessoas que vivem em torno dessa atividade. A iniciativa será realizada em parceria com os municípios e tem previsão de implantação ainda no primeiro semestre deste ano.

Durante a reunião, o Ministério da Saúde apresentou um estudo que identificou as rodovias mais movimentadas do país, destacando a BR-364, que corta todo o estado de Mato Grosso e o Brasil. Com base nesse levantamento, Cuiabá foi escolhida como uma das cidades estratégicas para receber o projeto, devido ao intenso fluxo de caminhões na região.

A proposta prevê a instalação de uma unidade de atendimento básico, semelhante a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em um ponto estratégico da capital mato-grossense. O objetivo é oferecer assistência médica, farmacêutica e de enfermagem aos caminhoneiros e também às pessoas que, de alguma forma, estão vinculadas a essa população, como esposas, crianças e trabalhadores dos pontos de parada das rodovias.

Leia Também:  Aulas são retomadas nas 179 unidades de ensino da rede municipal de Cuiabá

“A gente sabe que 98% dessa população são de homens, mas também temos mulheres, eventualmente poderíamos atender esposas ou crianças que acompanham essas pessoas nas estradas. Trabalhadoras desses pontos de parada. Esses pontos já foram identificados em várias cidades do Brasil, e Cuiabá foi uma das cidades escolhidas pelo grande fluxo de caminhões que passa por aqui. Então, agora, vamos sair para identificar o melhor ponto para a instalação dessa comunidade de saúde”, explicou a secretária Lucia Helena.

O projeto será financiado integralmente pelo Ministério da Saúde, desde a contratação de profissionais até a alocação de contêineres ou construção da unidade, dependendo do que for mais adequado para a realidade local. O município será responsável pela seleção dos profissionais, mas os custos serão cobertos pelo Governo Federal.

A secretária avaliou positivamente a iniciativa e destacou a importância de um atendimento diferenciado para esse público. “Talvez a gente até não tenha real noção do quão grande é essa população, porque não temos esse atendimento diferenciado. Acho que teremos a oportunidade de conhecer o verdadeiro volume de atendimentos dessas pessoas e garantir um acompanhamento adequado para as suas necessidades de saúde”, afirmou.

Leia Também:  Provas do seletivo público para vagas de ACS e ACEs da Secretaria Municipal de Saúde acontecem neste domingo (12), na UFMT

Com a previsão de implantação para os próximos meses, a expectativa é de que o projeto contribua para a melhoria da qualidade de vida dos caminhoneiros e da população que depende direta ou indiretamente desse setor fundamental para a economia do país.

#PraCegoVer

A imagem ilustra seis mulheres ao redor de uma mesa de madeira, reunidas para discutir um projeto que está sendo firmado entre a saúde do município de Cuiabá e o Ministério da Saúde, que financiará a iniciativa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Eduardo Magalhães propõe audiência pública para debater ZIAS

Published

on

26/03/2025
Eduardo Magalhães propõe audiência pública para debater ZIAS

Stephanie Romero – Assessora de Imprensa do Vereador Eduardo Magalhães

O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) propôs a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá para discutir o enquadramento das Zonas de Interesse Ambiental (ZIAS) no Plano Diretor da capital.&nbsp
A iniciativa visa reunir membros do legislativo municipal, prefeitura, órgãos ambientais, sociedade civil organizada e empresas do ramo imobiliário e construção civil.
De acordo com o parlamentar, “o objetivo é debater o aprimoramento da Lei de Uso do Solo, garantindo um desenvolvimento ordenado e sustentável da cidade. A audiência pública é um passo importante para iniciar as discussões sobre as alterações no Plano Diretor, com planejamento e participação de todos os interessados”.
A ZIAS é uma área protegida com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade. A discussão sobre o enquadramento dessas áreas no Plano Diretor é fundamental para garantir a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da cidade.
Eduardo Magalhães complementa que, “a audiência pública é uma oportunidade para a sociedade civil participar ativamente das decisões que afetam o futuro da cidade. Com a aprovação desta iniciativa, a Câmara Municipal de Cuiabá demonstra seu compromisso com a transparência e a participação popular”.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Unidades da atenção básica realizam mutirão de atendimentos à população neste sábado (25)

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA