Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Cuiabá intensifica ações de combate às hepatites virais

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta semana a campanha Julho Amarelo 2025, voltada à conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das hepatites virais. A iniciativa segue o calendário nacional de combate à doença e marca o mês como um período de mobilização intensa, culminando no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, em 28 de julho.

Em Cuiabá, diversas unidades de saúde promoverão ações educativas e de testagem rápida ao longo do mês. Atualmente, 120 pacientes estão em tratamento de hepatites virais na rede municipal de saúde, sendo 56 homens e 64 mulheres.

“As hepatites virais são doenças silenciosas, mas graves, que podem evoluir para complicações como cirrose e câncer de fígado. Por isso, reforçar as ações de prevenção, diagnóstico precoce e orientação à população é fundamental. A campanha Julho Amarelo é uma grande oportunidade de chamar a atenção para esse tema e salvar vidas com informação e cuidado”, destacou a secretária de Saúde de Cuiabá, Dra Lucia Helena Barboza Sampaio.

Leia Também:  Cursos do Projeto Cuiabá Sonoro estão com inscrições abertas

Objetivos da campanha:
• Conscientizar a população sobre os tipos de hepatites virais, formas de transmissão, prevenção e tratamento.
• Incentivar a prevenção, por meio da vacinação contra hepatite B, uso de preservativos e melhorias nas condições de higiene e saneamento.
• Estimular o diagnóstico precoce, especialmente entre os grupos de risco.
• Divulgar a oferta de tratamento gratuito, disponível no SUS, que evita complicações graves da doença.

Cronograma de ações
As atividades da campanha incluem testagens rápidas, vacinação, distribuição de materiais informativos e palestras. Confira as principais ações previstas:
05 de julho
• Conscientização sobre hepatites virais e prevenção do câncer de cabeça e pescoço – USF Novo Paraíso 2
• Ação Julho Amarelo – USFs Tijucal, Planalto, Pedra 90 (1 e 2), Santa Amália/Jardim Araçá, CPA 4
• Arraiá da Saúde – Extra Muro Barreiro Branco
12 de julho
• Ação Julho Amarelo – USFs Novo Paraíso 1, Santa Terezinha, Terra Nova/Canjica, Nova Esperança, Ilza Pícolle, João Bosco Pinheiro, Residencial Coxipó 3, Parque Ohara, Parque Cuiabá, Jardim Industriário, e ação de saúde na USF Coxipó do Ouro

Leia Também:  Dilemario defende fim de cartão consignado e Refis para livrar servidores do superendividamento

Importância da campanha
As hepatites virais, especialmente os tipos B e C, muitas vezes não apresentam sintomas nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce essencial para o sucesso do tratamento. Segundo a Secretaria de Saúde, a campanha “Julho Amarelo” cumpre papel vital na redução da incidência e mortalidade por hepatites virais, além de melhorar o acesso à informação e aos serviços de saúde.

A SMS reforça que todas as ações são gratuitas e abertas à população. Interessados podem procurar a unidade de saúde mais próxima para mais informações sobre testagens, vacinação e orientações.

#PraCegoVer

A imagem mostra um profissional de saúde utilizando luvas descartáveis enquanto realiza um teste rápido de hepatites virais em uma paciente, cuja mão é a única parte visível na foto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei e pareceres durante sessão ordinária desta terça-feira (08)

Published

on

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (08), a 41ª Sessão Ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram projetos de lei (PLs) relacionados às áreas de educação, mobilidade urbana, meio ambiente, inclusão social e construção civil, além de pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis.

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) teve dois projetos aprovados. O primeiro, aprovado com 25 votos favoráveis, é o Projeto de Lei nº 3207/2025, que garante prioridade de matrícula em unidades da rede pública municipal de ensino para irmãos de crianças com deficiência, desde que estejam em idade compatível. O segundo, o PL nº 3742/2025, obriga as empresas de transporte público a emitirem declaração de atraso aos passageiros. Esse projeto recebeu 24 votos pela sua aprovação.

Com 25 votos favoráveis, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4870/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), altera o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025 (Processo nº 725/2025) e institui uma campanha de conscientização para o enfrentamento de catástrofes e desastres naturais no município de Cuiabá.

Leia Também:  Transporte coletivo terá tarifa zero no feriado e usuários precisam do cartão

O vereador Ilde Taques (PSB) também teve um projeto aprovado, com 27 votos. O PL nº 12.973/2025 garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber correspondências oficiais do poder público municipal em braile.

O Requerimento de Urgência Simples (R.U.S) nº 18.550/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 23 votos favoráveis. A medida autoriza a criação de 50 novos cargos nas áreas de construção civil, saúde, regularização fundiária e bem-estar animal.

Ainda durante a sessão, foram votados 19 pareceres: 16 foram aprovados e 3 rejeitados. Os projetos apreciados têm como autores os parlamentares Paula Calil (PL), Rafael Ranalli (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Adevair Cabral (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB), além do Executivo Municipal.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA