Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Cuiabá faz história com 41% de mulheres no primeiro escalão da prefeitura e Mesa Diretora da Câmara 100% feminina

Publicado em

Neste Dia Internacional da Mulher, Cuiabá se destaca não apenas pela celebração de uma data significativa, mas também pela marca histórica de um avanço político e social. Pela primeira vez, a Prefeitura Municipal tem 41% de mulheres no comando de secretarias, refletindo a crescente presença feminina em cargos de liderança na cidade. Além disso, a capital mato-grossense entrou para a história com uma Mesa Diretora 100% feminina na Câmara Municipal na atual legislatura.

O prefeito Abilio Brunini (PL) ao nomear sete mulheres para liderar secretarias municipais, promove uma verdadeira revolução silenciosa na gestão pública. Este índice de 41% de mulheres no primeiro escalão é o maior já registrado na cidade e posiciona Cuiabá como um exemplo no país. O prefeito de Cuiabá também foi o grande apoiador da Mesa Diretora do Legislativo apenas com mulheres.

“O equilíbrio de gênero não é apenas uma questão de justiça, mas de eficiência. As mulheres trazem uma visão diferenciada e essencial para a gestão pública. Nossa administração reflete essa pluralidade. É uma gestão que está à frente do seu tempo”, afirma o prefeito Abilio Brunini.

Entre as mulheres que compõem a gestão municipal, destaca-se a vice-prefeita Vânia Garcia Rosa, que também ocupa o cargo de secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão. Na saúde, a médica pediatra Lúcia Helena Barboza Sampaio tem o desafio de solucionar os inúmeros problemas deixados pela gestão anterior. Outra pasta comanda por uma mulher é a Educação, que tem como titular a professora Solange Dias. Na Secretaria de Mobilidade Urbana é comandada pela agente de trânsito Regivânia Alves Venâncio e a delegada Juliana Chiquito Palhares, é a secretária de Fiscalização e Ordem Pública.

Leia Também:  Com foco na valorização do turismo, cultura, regionalidade e culinária, estande da Prefeitura de Cuiabá é destaque da FIT Pantanal

A jornalista Ana Karla Costa é a secretária de Comunicação e as coronéis Hadassah Suzannah Beserra De Souza e Francyanne Siqueira Chaves Lacerda são titulares da pasta da Mulher e da Segurança Pública, respectivamente. Além das secretárias, a primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, também entrou para história de Mato Grosso como a vereadora mais votada da Câmara Municipal de Cuiabá.

Servidora de carreira, Regivânia Alves Venâncio explica que encara a missão de ser secretária municipal de Mobilidade Urbana como uma “missão especial”.

“É uma oportunidade única, não apenas de gerir uma pasta desta magnitude, mas, de mostrar nosso trabalho. Costumo dizer que a mulher tem um olhar mais cuidadoso, tem mais critério para analisar situações. É um crescimento para a mulher mostrar essa força”, afirma.

Câmara

A atual legislatura da Câmara de Cuiabá (2025-2028) é composta por oito vereadoras. São elas: Paula Calil (PL), Samantha Iris (PL), Maysa Leão (Republicanos), Michelly Alencar (União Brasil), Maria Avalone (PSDB), Dra. Mara (Podemos), Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e Katiuscia Mantelli (PSB).

Leia Também:  Estudantes da rede pública municipal de ensino participam oficinas e brincadeiras para comemorar o dia 12

Já a Mesa Diretora tem como presidente a vereadora Paula, Maysa vice-presidente, Michelly 2ª vice-presidente, Mara 3ª vice-presidente e Katiuscia 1ª secretária.

#PraCegoVer

A matéria é ilustrada com uma foto das secretárias municipais, Francyanne Siqueira Chaves Lacerda (Segurança Pública), Ana Karla Costa (Comunicação), Vânia Garcia Rosa (Assistência Social), Mulher (Hadassah Suzannah), Solange Dias (Educação), dra. Lúcia Helena Barboza (Saúde), Regivânia Alves Venâncio (Mobilidade Urbana) e Juliana Chiquito Palhares (Fiscalização e Ordem Pública). Abaixo tem outra foto da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá formada pelas vereadoras Katiuscia Manteli (1º Secretário), Maysa Leão (1º Vice-Presidente), Paula Calil (Presidente), Michelly Alencar (2º Vice-Presidente) e Dra. Mara (2º Secretário).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Eduardo Magalhães propõe audiência pública para debater ZIAS

Published

on

26/03/2025
Eduardo Magalhães propõe audiência pública para debater ZIAS

Stephanie Romero – Assessora de Imprensa do Vereador Eduardo Magalhães

O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) propôs a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá para discutir o enquadramento das Zonas de Interesse Ambiental (ZIAS) no Plano Diretor da capital.&nbsp
A iniciativa visa reunir membros do legislativo municipal, prefeitura, órgãos ambientais, sociedade civil organizada e empresas do ramo imobiliário e construção civil.
De acordo com o parlamentar, “o objetivo é debater o aprimoramento da Lei de Uso do Solo, garantindo um desenvolvimento ordenado e sustentável da cidade. A audiência pública é um passo importante para iniciar as discussões sobre as alterações no Plano Diretor, com planejamento e participação de todos os interessados”.
A ZIAS é uma área protegida com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade. A discussão sobre o enquadramento dessas áreas no Plano Diretor é fundamental para garantir a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da cidade.
Eduardo Magalhães complementa que, “a audiência pública é uma oportunidade para a sociedade civil participar ativamente das decisões que afetam o futuro da cidade. Com a aprovação desta iniciativa, a Câmara Municipal de Cuiabá demonstra seu compromisso com a transparência e a participação popular”.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Feira de Orquídeas inicia nesta quinta com exemplares a partir de R$ 7

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA