Cuiabá
Creches de Cuiabá oferece atendimento especial para crianças com seletividade alimentar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fornece fórmulas infantis específicas para atender crianças de 0 a 12 meses matriculadas nas creches municipais. “É um compromisso da gestão do prefeito Abilio Brunini garantir diariamente à alimentação em um compromisso com a educação e as famílias cuiabanas”, afirma o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.
Os produtos, com preços de mercado de até R$ 400, são armazenados na Central de Distribuição da Alimentação Escolar, localizada no Distrito Industrial. Antes da distribuição, é feita a checagem da qualidade de todos os alimentos e suas respectivas datas de vencimento pela equipe de nutricionistas.
São oferecidas latas de leites das marcas “Nan Confor”, “Pedia Sure”, “Trophic Basic Enteral”, “Infantrini Isosource Junior” e “Neocate LCP”.
Também é oferecido gratuitamente o leite Pregomin. Trata-se de uma fórmula infantil destinada aos bebês com alergia à proteína do leite de vaca ou outras condições que exigem a exclusão de proteínas do leite de vaca da dieta. É uma opção para bebês e crianças pequenas que precisam de uma fórmula semi-elementar ou hipoalergênica.
A coordenadora de Nutrição Escolar, Dryeli Sthefani da Silva, explica o procedimento necessário que deve ser adotado pelos pais ou responsáveis para assegurar a alimentação especial.
“No ato da matrícula, cabe aos pais ou responsáveis apresentarem laudo médico que descreva se a criança possui alergias, intolerâncias alimentares, restrições ou seletividade alimentar. A partir daí, a unidade escolar encaminha para a coordenadoria de nutrição escolar. Assim que recebemos a demanda, entramos em contato com os responsáveis para sanar possíveis dúvidas, elaboramos o cardápio individualizado e, posteriormente, encaminhamos para a unidade escolar”, explica.
A nutricionista Carolina Moreira, que integra a equipe da alimentação escolar, ressalta que a Secretaria Municipal de Educação fornece também refeição especial aos autistas e quaisquer outras crianças com seletividade alimentar.
“A partir da informação dos responsáveis pelos alunos fornecemos alimentos que atendam aquela restrição, como, macarrão sem glúten, geleia diet, goma de tapioca, leite sem lactose, bebida de soja e o leite Neocate, por exemplo, para crianças com alergia à proteína do leite de vaca”, detalha.
O fornecimento dos alimentos às crianças matriculadas nas unidades de ensino da Prefeitura de Cuiabá segue parâmetros fixados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a partir da Resolução 6/2020. No documento, são fixadas as regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
#PraCegoVer
A foto ilustra três latas de leite infantil armazenadas em um estoque. As latas tem letras azuis e rosas com detalhes brancos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei e pareceres durante sessão ordinária desta terça-feira (08)

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (08), a 41ª Sessão Ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram projetos de lei (PLs) relacionados às áreas de educação, mobilidade urbana, meio ambiente, inclusão social e construção civil, além de pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis.
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) teve dois projetos aprovados. O primeiro, aprovado com 25 votos favoráveis, é o Projeto de Lei nº 3207/2025, que garante prioridade de matrícula em unidades da rede pública municipal de ensino para irmãos de crianças com deficiência, desde que estejam em idade compatível. O segundo, o PL nº 3742/2025, obriga as empresas de transporte público a emitirem declaração de atraso aos passageiros. Esse projeto recebeu 24 votos pela sua aprovação.
Com 25 votos favoráveis, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4870/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), altera o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025 (Processo nº 725/2025) e institui uma campanha de conscientização para o enfrentamento de catástrofes e desastres naturais no município de Cuiabá.
O vereador Ilde Taques (PSB) também teve um projeto aprovado, com 27 votos. O PL nº 12.973/2025 garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber correspondências oficiais do poder público municipal em braile.
O Requerimento de Urgência Simples (R.U.S) nº 18.550/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 23 votos favoráveis. A medida autoriza a criação de 50 novos cargos nas áreas de construção civil, saúde, regularização fundiária e bem-estar animal.
Ainda durante a sessão, foram votados 19 pareceres: 16 foram aprovados e 3 rejeitados. Os projetos apreciados têm como autores os parlamentares Paula Calil (PL), Rafael Ranalli (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Adevair Cabral (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB), além do Executivo Municipal.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Cuiabá5 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Cuiabá6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá cancela nota de dipirona 500% mais cara após erro de digitação
-
Mundo5 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia4 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos4 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
Cuiabá4 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá6 dias ago
Gonzaga anuncia saída do cargo de secretário de Comunicação da Câmara