Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

CPI da Câmara de Cuiabá recebe representantes da Energisa

Publicado em

09/04/2025
CPI da Câmara de Cuiabá recebe representantes da Energisa

Secom – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara que investiga de quem é a responsabilidade pelo abandono de fios e cabos nos postes de Cuiabá recebeu representantes da Energisa na manhã desta quarta-feira (09). A comissão é formada pelos vereadores Eduardo Magalhães (Republicanos), Sargento Joelson (PSB) e Daniel Monteiro (Republicanos).
Entre os pontos questionados, destaca-se a fiscalização da concessionária em relação às empresas de telefonia que atuam na cidade. O presidente da comissão, Eduardo Magalhães, acredita no avanço dos debates após alguns dados serem apresentados pelos representantes.
“Foi muito produtiva, muito esclarecedora e abre portas para que agora possamos trazer aqui empresas como, por exemplo: a Vivo, a Claro, a Tim, enfim. Seus representantes estarão aqui na próxima oitiva juntamente com a Energisa e com a equipe de fiscalização da Prefeitura Municipal de Cuiabá. O intuito dessa CPI é entregar uma cidade limpa e organizada. Um emaranhado de fios deixados nas portas das casas dos cidadãos cuiabanos cria desconforto. Nessa reunião, observamos que estamos no caminho certo e vamos entregar uma Cuiabá melhor”, destacou.&nbsp
Eduardo acredita na disponibilidade da Energisa em solucionar o problema. Agora, o próximo passo é ouvir as companhias que alugam os postes para a prestação de serviços à população.
“O fato de eles estarem aqui hoje mostra que estão dispostos a resolver esse problema. Precisamos primeiro ver que a Energisa é a dona dos postes, ela que os aluga para as companhias telefônicas. Então, conversamos com ela e agora vamos conversar com os locatários para depois chegar a uma conclusão final”, pontuou o vereador.
O analista institucional e governamental da Energisa, Luiz Carlos Moreira Junior, avalia como excelente a oportunidade de esclarecer alguns pontos apresentados pela comissão.
“Pudemos mostrar o trabalho que a Energisa vem realizando há anos em Cuiabá.&nbsp Com esse trabalho conjunto entre as operadoras, a Câmara Municipal e a Prefeitura, iremos conseguir evoluir ainda mais para regularizar a situação e evitar que alguma empresa estrague novamente o que já foi solucionado. Faremos um mutirão para intensificar as fiscalizações e regularizações”, disse.&nbsp
Para Luiz, o maior problema nas fiações e cabos é o abandono pelas companhias quando os contratos são encerrados. Ele afirma que as empresas não retiram os fios, o que provoca o acúmulo nos postes. As empresas são responsáveis pela retirada desse material. A Energisa só identifica a inatividade através de inspeções.&nbsp
O analista garantiu a presença de representantes da concessionária nas futuras reuniões da CPI.&nbsp
“Não tenho dúvida de que a Energisa estará disposta.”Estaremos&nbsp presentes sempre com um representante e trazendo contribuições para fazer o melhor trabalho para Cuiabá”, finalizou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Servidores da Prefeitura de Cuiabá recebem qualificação sobre licitações

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Prefeito reforça valorização das tradições em abertura do Festival da Pamonha

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou a tradição do 6º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes e sua importância no aquecimento turístico da região, localizada às margens da rodovia MT-251.

“Esse evento é uma tradição. Ele tem um foco muito importante, não somente para promover a nossa cultura e nossa gastronomia, mas também para atrair a população para conhecer a Comunidade Rio dos Peixes, um local muito importante para nós”, afirmou Brunini durante o lançamento oficial do evento nesta quinta-feira (17).

Convidando a população a participar do festival, que acontece de sexta-feira (18) a segunda-feira (21), o prefeito destacou a ampla variedade de pratos à base de milho, o espaço Kids preparado para as crianças, bem como, as atrações culturais com muita música programada para os dias de festividade.

“O evento vai até o dia 21, segunda-feira. Eu recomendo passar por aqui e levar pelo menos umas 10 pamonhas. Tem pamonha de todo tipo, tem os curais e todo tipo de alimento típico da região. Se você estiver indo para a Chapada ou para Manso, venha aqui. Ou, se não tiver indo para lá, venha direto para cá que você vai gostar”, afirmou o prefeito.

Para o próximo ano, o prefeito afirmou que pretende buscar apoio de deputados para ampliar o evento e viabilizar um espaço permanente.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá requalifica pista na entrada da UFMT e auxilia na trafegabilidade na região do viaduto da Universidade

“Para o ano que vem planejamos um evento com muito mais estrutura, mais atividades e mais músicas, que também chamam a atenção do público. Vamos trabalhar para ver com os deputados se eles conseguem emendas para viabilizar um local permanente, onde, além do festival, possamos realizar outras atividades culturais durante o ano”, esclareceu.

A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil, a vereadora Michelly Alencar e os vereadores Dilemário Alencar e Ilde Taques também marcaram presença no evento. Segundo Paula Calil, o festival incentiva o pequeno empreendedor. “Estamos incentivando o pequeno empreendedor. Convido a população a conhecer o festival e a fomentar a economia local na região”.

Além das delícias à base de milho, como a tradicional pamonha, curau, bolos, caldos, milho cozido, pamonha de jiló com linguiça apimentada e queijo, caldo de kenga, cuscuz pantaneiro e chica doida, o Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes também oferece outras opções de acompanhamento, como batata frita, churrasco grego, espetinhos, pastéis e Maria Isabel.

Com preços acessíveis, nesta sexta-feira (18), feriado da Paixão de Cristo, os visitantes podem ainda saborear peixe frito, mantendo a tradição da data.

Os produtos estarão disponíveis em 56 pontos de venda, entre barracas da feira e comércios às margens da rodovia. Nesta edição, a expectativa dos comerciantes é superar o recorde de 40 toneladas de milho utilizadas em 2024, gerando um impacto direto na renda das famílias.

Leia Também:  Servidores da Prefeitura de Cuiabá recebem qualificação sobre licitações

Conforme a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), o evento conta com o apoio das secretarias municipais, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) e da Solar Coca-Cola.

Atrações culturais e musicais

Na sexta-feira (18), o cantor sertanejo Rômulo Costa se apresenta às 15h e, no sábado (19), a partir das 17h, o grupo de dança “Flor Serrana” e os Violeiros do Pantanal se apresentarão com cururu e siriri. A animação no domingo (20), a partir das 17h, ficará por conta de Thiago Maia e banda, com Pop Rock. Na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, a animação será por conta do The Xomanos, também com clássicos do pop rock.

#PraCegoVer

A foto mostra variedade de pratos à base de milho disponível no Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixe. Abaixo tem uma galeria de fotos que mostra momento da coletiva e do lançamento das festividades.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA