Cuiabá
Coral do Siminina encanta pacientes e colaboradores no Natal do Hospital São Benedito
Nesta segunda-feira (17), o Hospital Municipal São Benedito (HMSB), em Cuiabá, recebeu uma apresentação especial do coral do Programa Siminina, promovida pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. O evento trouxe alegria e emoção natalina tanto para os pacientes quanto para os colaboradores da instituição.
A ação foi organizada pela equipe de humanização do hospital, em parceria com a gestão do HMSB, com o objetivo de proporcionar um momento de confraternização e alegria em um ambiente onde a rotina é frequentemente desafiadora. O evento contou ainda com a presença do Papai Noel, do Iteec Brasil (Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania), que levou alegria, especialmente às crianças. “Este é o segundo ano que visito o Hospital São Benedito como Papai Noel e é sempre muito emocionante ver a alegria que conseguimos trazer para os pacientes, isso além da injeção de ânimo no dia dos profissionais de serviço, sempre tão dedicados”, disse o Papai Noel.
Segundo a gestora do hospital, Elaine Aparecida Alves, o objetivo era reunir colaboradores e pacientes para celebrar o espírito de Natal e tornar o ambiente hospitalar mais leve e acolhedor.
“Nosso intuito foi justamente reunir nossos colaboradores e proporcionar um momento de alegria para os pacientes também. A rotina de um hospital não é fácil, tanto para quem trabalha quanto para quem está internado. Queríamos fazer algo que trouxesse um pouco de leveza para todos, especialmente para os pacientes, que muitas vezes estão longe da família e enfrentam dificuldades no processo de recuperação”, destacou Elaine.
O evento contou com a participação do coral formado pelas meninas do Programa Siminina, que encantaram a todos com músicas natalinas. Além disso, a presença do Papai Noel trouxe alegria, especialmente às crianças, que puderam se deliciar com uma mesa de guloseimas preparada com a colaboração do vereador Mário Nadaf, responsável pelas doações de refrigerantes e salgados.
“Foi muito emocionante ver o sorriso no rosto dos nossos colaboradores e pacientes. A maior realização para mim, enquanto gestora, foi ver a felicidade estampada nos rostos de todos. Eles ficaram muito felizes, e tenho certeza de que isso vai contribuir para o dia a dia deles. Esse tipo de ação traz um impacto positivo no ambiente, e esperamos continuar proporcionando momentos como esse”, afirmou Elaine.
O coral, que faz parte das atividades do Programa Siminina, é uma das diversas iniciativas voltadas ao desenvolvimento integral das participantes. Além das aulas de música, o programa oferece cursos de inclusão digital, arte, entretenimento e oficinas que estimulam a autonomia e a criatividade das meninas.
A primeira-dama, Márcia Pinheiro, ressaltou a importância dessas parcerias para o sucesso do programa. “O apoio das instituições públicas e privadas é essencial, seja com doações, abertura de espaços ou cursos. Isso demonstra a credibilidade e o compromisso da gestão com essas meninas”, afirmou.
Com o sucesso do evento, pacientes e colaboradores saíram do Hospital São Benedito mais alegres e com o espírito natalino renovado. A ação reforçou a importância de momentos como esse para humanizar e suavizar a rotina hospitalar, contribuindo para uma recuperação mais rápida e um ambiente mais saudável para todos.
“O projeto Siminina é um pilar de transformação social em Cuiabá, promovendo oportunidades e fortalecendo a autoestima de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio de ações que incentivam o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural”, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro. Atualmente, o programa atende cerca de 1,2 mil meninas, na faixa etária de 6 a 14 anos, em 15 unidades, com o apoio de aproximadamente 80 profissionais. A gestão Emanuel Pinheiro também está reformando mais quatro unidades para ampliar o acesso e beneficiar ainda mais meninas em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura inicia manutenção de ginásios e espaços esportivos em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, iniciou um amplo esforço para recuperar e manter ginásios e espaços esportivos da cidade. Por conta dos desafios financeiros que a gestão municipal enfrenta, o trabalho envolverá ações emergenciais por meio de parcerias, visando oferecer ambientes seguros e adequados para a prática esportiva e o lazer. O Ginásio da Lixeira foi o primeiro a receber a limpeza geral na área externa. A medida foi necessária devido o matagal que toma conta do espaço. Os serviços de manutenção interna também serão executados com o andamento das ações.
Essas iniciativas refletem o compromisso da administração municipal em resgatar os espaços públicos e fortalecer o esporte e o lazer como elementos essenciais para o bem-estar social.
E quem passa pelo local já visualiza os resultados possíveis graças à parceria com o Instituto Nova Chance, que mobilizou reeducandos para a execução de serviços. “A parceria com o Instituto Nova Chance foi essencial para viabilizar serviços emergenciais, não só no Ginásio da Lixeira como nos demais que encontramos bem piores que este. Nossa equipe, aliada com o futuro secretário de Esportes, Jefferson Neves, utilizando de suas experiências e contatos, contribuíram diretamente para encontrar soluções práticas e ágeis para os desafios que encontramos ao assumir a nova gestão, com o prefeito Abílio Brunini. A prioridade é oferecer respostas rápidas e eficazes, mesmo com os recursos limitados”, destacou o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Johnny Everson.
Os desafios envolvem uma série de problemas nos seis ginásios de Cuiabá e requerem atenção imediata, de manutenção básica, obras inacabadas e situações mais críticas como do Complexo Esportivo do Areão, onde a quadra foi transformada irregularmente em pista de skate e o mato tomou conta do local e o Ginásio do Quilombo, onde a obra está paralisada desde o final do ano passado e a empresa não retornou os serviços.
Já o Ginásio do Tijucal está em fase final de reforma e será revisado antes da entrega oficial. Os demais ginásios são: Verdinho, Planalto e Paiaguás.
“Fizemos uma vistoria nos ginásios de responsabilidade do município e constatamos a falta de manutenção básica como o matagal, embora com a chuva se desenvolva com mais rapidez, mas é necessário combater com mais assiduidade através da roçada, reparos na iluminação, manutenção elétrica, telhado com goteiras. Além disso, a falta de manutenção cria riscos para os atletas e para a comunidade”, pontuou Johnny Everson.
RESGATE DE ESPAÇOS ESPORTIVOS
A Secretaria de Cultura e Esportes é responsável por 34 mini estádios, além de ginásios e complexos esportivos. O objetivo é recuperar esses espaços de forma permanente, garantindo manutenção contínua e condições adequadas para uso pela comunidade. A meta é devolver à população locais seguros e bem cuidados, promovendo o lazer, a segurança e o incentivo à prática esportiva.
O Ginásio da Lixeira, por exemplo, é muito utilizado pela comunidade para diversas atividades comemorativas, esportivas e religiosas. A solicitação é viabilizada por meio de agendamento.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia6 dias ago
Homem é preso com grande quantidade de drogas em carga de fertilizantes em Ouro Branco do Sul
-
Cidades6 dias ago
Sine oferece 77 vagas de emprego nesta terça-feira
-
Cidades5 dias ago
Prefeitura recolhe 12 toneladas de lixo no Distrito da Guia
-
Política MT6 dias ago
Abílio visita UPAs e Policlínicas e encontra cenário de superlotação e precariedade; vídeo
-
Política MT6 dias ago
Portaria autoriza primeiro atendimentos com dispensa de agendamento
-
Cidades5 dias ago
Prefeitura intensifica combate à poluição sonora causada por escapamentos adulterados
-
Polícia3 dias ago
Facções criminosas podem estar envolvida na morte da rapper La Brysa em Cuiabá
-
Política MT7 dias ago
Seduc repassa R$ 6,2 milhões para retomada de obras inacabadas de creches em 13 municípios