Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Central da Semob auxilia motoristas monitorando ruas e avenidas com 45 câmeras

Publicado em

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) mantém diariamente, em tempo real, a fiscalização das principais ruas e avenidas de Cuiabá, por meio de um sistema de videomonitoramento com 45 câmeras de alta tecnologia.

Algumas das avenidas monitoradas por vídeo são: Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa, Historiador Rubens de Mendonça, Isaac Póvoas, Beira Rio, Tenente Coronel Escolástico, XV de Novembro, Getúlio Vargas, Oatomo Canavarros e Arquimedes Pereira Lima.

Esse videomonitoramento do Centro de Controle de Mobilidade Urbana é feito para permitir aos agentes de trânsito celeridade nos deslocamentos para atender com maior rapidez qualquer interferência nas vias públicas, quando necessário, ao mesmo tempo em que a verificação em tempo real auxilia agentes de trânsito na formulação de políticas públicas que poderão melhorar o trânsito de Cuiabá.

Um dos objetivos da central de videomonitoramento é certificar que a faixa exclusiva para ônibus não seja ocupada por outros veículos. Isso porque, quando carros e motos ocupam o espaço reservado aos ônibus, estes poderão atrasar nos pontos de parada, gerando transtorno aos usuários do transporte coletivo.

Leia Também:  Controladoria Geral do Município lançará projeto piloto do programa "Um Por Todos e Todos Por Um" em formato digital

Além do uso da faixa exclusiva de ônibus, outra infração fiscalizada pela central de videomonitoramento são veículo pesados que transitam em horários e locais não permitidos, o que pode prejudicar o trânsito, a malha asfáltica e comprometer a fiação elétrica e de serviços de telecomunicações.

A secretária de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves Venâncio, explica que o monitoramento é essencial aos agentes de trânsito. “As imagens possibilitam a identificação imediata de situações de riscos, acidentes, permitindo uma ação imediata dos agentes para uma boa convivência dos motoristas e pedestres”.

O agente de trânsito Fabiano Dmytro explica que outra contribuição do sistema de videomonitoramento é colaborar com vítimas de furtos e roubos de veículos.

“Trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública cedendo as imagens da central de videomonitoramento, juntamente com o sistema de OCR contido nos radares para contribuir na recuperação de veículos furtados e roubados. Em casos de sinistros (quando alguém bate involuntariamente em um veículo), essas imagens podem ser solicitadas administrativamente por meio de preenchimento de formulário disponível na sede da Semob”, disse.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento da mãe de secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor

A agente de trânsito Fernanda Paula Rosa orienta motoristas a manter dados atualizados no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para facilitar o contato da Semob quando necessário.

“Ocorrem situações das quais precisamos entrar em contato diretamente com o proprietário do veículo. Um exemplo: um veículo que está trancando uma garagem ou obstruindo pedestres porque foi estacionado no passeio. O trabalho dos agentes de trânsito não é diretamente penalizar. Mas, de orientar, buscar soluções pacíficas antes de autuar”, pontuou.

#PraCegoVer

A imagem mostra a sala de monitoramento da Semob com servidores atuando. O local é repleto de telas/monitoes com imagens em tempo real das vias de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Prefeitura abrirá escolas para comunidade em finais de semana

Published

on

O prefeito Abilio Brunini anunciou a implementação de uma nova opção de lazer para os estudantes da rede municipal de Cuiabá. O projeto prevê a abertura das escolas nos finais de semana, proporcionando um espaço seguro e acolhedor para que as crianças se divirtam, interajam e participem de atividades esportivas.

A iniciativa já vem recebendo grande aprovação da comunidade escolar e dos pais, especialmente na Emeb Maria Dimpina Lobo Duarte, que será uma das primeiras unidades a oferecer as atividades à população. Com a medida, o prefeito busca promover a integração social e incentivar a prática esportiva entre os estudantes, fortalecendo os vínculos comunitários e garantindo mais lazer e qualidade de vida para as famílias cuiabanas.

“Vamos abrir aos sábados, as escolas municipais que tenham áreas esportivas, piscinas ou outras atividades relativas. Vamos procurar o governo do Estado para uma parceria e abrir as escolas do Estado que tenham aulas municipais. Vamos fazer um planejamento para executar essa ação para que possam jogar bola”, frisou o prefeito.

A garotada foi a loucura com a novidade, tendo em vista eu muitos deles não tem opções de diversão nos finais de semana.

Leia Também:  Defesa Civil de Cuiabá elabora plano contra queimadas em parceria com Bombeiros

Junto as crianças na Emeb Maria Dimpina, o prefeito também comunicou o reforço que fará oferecendo o café da manhã. “Cerca de 32 mil crianças estão sem o café da manhã no município desde a gestão passada. Vamos colocar o café da manhã nas escolas”, garantiu Abilio.

Na oportunidade, o prefeito arriscou a brincadeira do acerte o alvo, com o uso de flechas e, por pouco, não acertou o centro do círculo.

CONFIRA O VÍDEO

#PraCegoVer

A foto mostra imagens do prefeito Abilio Brunini comando banho na piscina da Escola Municipal Maria Dimpina Lobo Duarte e praticando arco e flecha.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA