Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Casos de chikungunya apresentam queda e SMS aponta prevenção continuada

Publicado em

Cuiabá registra uma queda significativa no número de casos de chikungunya nas últimas cinco Semanas Epidemiológicas (SE), conforme dados do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Embora o ano de 2025 tenha apresentado um expressivo aumento de notificações em relação ao mesmo período de 2024, os registros mais recentes indicam uma tendência de estabilização e queda da doença.

Segundo o levantamento, a média semanal de notificações de chikungunya em 2024 foi de 4,0 casos. Em 2025, esse número saltou para 673,1 casos por semana, representando um aumento de 16.728,6%. No entanto, nas últimas semanas, os números têm se mantido abaixo da média, o que aponta para um resultado positivo das ações intensificadas pelo município.
Em relação à dengue, embora os números gerais de 2025 também indiquem um crescimento — passando de uma média semanal de 78,6 notificações em 2024 para 124,0 este ano (aumento de 57,8%) —, as últimas sete semanas epidemiológicas mostram uma queda nas notificações, indicando uma possível reversão na tendência de crescimento da doença.

Leia Também:  Confira o funcionamento dos órgãos públicos estaduais nos feriados da Paixão de Cristo e Tiradentes

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza, destacou que essa redução é reflexo direto do trabalho contínuo e articulado das equipes da Prefeitura de Cuiabá. “Estamos com mutirões de limpeza em vários bairros, intensificação das visitas domiciliares pelos Agentes de Combate a Endemias, ações educativas e monitoramento constante. Essa queda nos casos é resultado do empenho incansável de toda a gestão e da colaboração de muitos moradores. Mas é importante lembrar: todo cuidado ainda é pouco. A prevenção aos criadouros do mosquito é uma responsabilidade de todos”, afirmou.

Desde o início de 2025, o município confirmou 23 óbitos por chikungunya, enquanto outros 11 permanecem em investigação. No caso da dengue, três mortes estão em investigação. Os bairros com óbitos confirmados por chikungunya incluem regiões como CPA, Goiabeiras, Jardim Vitória, Araés, Parque Cuiabá, Quilombo, entre outros.

A Prefeitura reforça que, apesar da queda, o cenário ainda exige vigilância constante e engajamento da população, principalmente no combate aos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses. “A participação da população é fundamental. Evitar água parada, limpar quintais, cuidar de calhas e caixas d’água são ações simples, mas que salvam vidas”, completou a secretária.

Leia Também:  Concurso da Saúde oferece vagas para seis cargos novos

A SMS segue com as ações programadas, mutirões em bairros prioritários e campanhas de conscientização. A orientação é que qualquer sintoma suspeito seja comunicado imediatamente às unidades de saúde.

#PraCegoVer

A imagem ilustra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, acompanhado de uma agente de endemias em uma residência durante uma vistoria domiciliar. O prefeito usa uma camiseta cinza, e a agente veste uma camiseta de manga longa azul-clara. Ao lado de um morador, eles checam objetos que possam acumular água parada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Cuiabá recebe Festival Paralímpico com foco na inclusão pelo esporte

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEsp), traz para a capital mato-grossense uma das iniciativas mais importantes do calendário nacional voltado ao esporte inclusivo: o Festival Paralímpico Loterias Caixa. O evento é idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e será realizado com foco em promover a vivência de modalidades paralímpicas entre crianças e jovens com e sem deficiência.

As inscrições para participação no festival estarão abertas a partir desta sexta-feira (25) e seguem até o dia 5 de maio. A proposta do evento é proporcionar um ambiente de integração, inclusão e incentivo à prática esportiva para o público de 7 a 23 anos.

“Para nós da SMEsp, será uma grande honra receber este evento. Entendemos que, por meio desta ação em parceria com o CPB, promoveremos a inclusão, a integração e o despertar para a prática esportiva. Trata-se de um trabalho de inclusão ‘cruzada’, pois crianças com deficiências e sem deficiências vivenciarão as mesmas modalidades paralímpicas ao mesmo tempo”, destaca o secretário de Esportes e Lazer, Jefferson Neves

O público-alvo é composto por crianças e adolescentes com Deficiência Física, Intelectual, Visual, Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de participantes sem deficiência. A proporção esperada é de 80% de pessoas com deficiência e 20% sem deficiência.

Leia Também:  Controladoria Geral do Município lançará projeto piloto do programa "Um Por Todos e Todos Por Um" em formato digital

A equipe técnica da SMEsp, já inserida no contexto escolar paralímpico, estará totalmente envolvida para oferecer uma experiência inclusiva, segura e memorável para os participantes.

As inscrições serão feitas de forma simples. As instituições interessadas devem:

1. Baixar a planilha de inscrição em Excel anexa na matéria

2. Preencher a planilha com todos os dados solicitados

3. Enviar a planilha preenchida para o e-mail: [email protected]

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (65) 98468-7325.

#PraCegoVer

A foto mostra a fachada do Ginásio Poliesportivo Dom Aquino, com um mural colorido que retrata elementos da fauna e flora brasileiras. O mural inclui a ilustração de um tuiuiú, vasos cerâmicos e outros elementos culturais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA