Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Câmara de Cuiabá aprova projeto de Paula Calil que ampara saúde mental materna

Publicado em

Nathany Gomes – Assessoria da vereadora Paula Calil
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou nesta terça-feira (03), durante sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 11423/2025, de autoria da vereadora e presidente da Casa, Paula Calil (PL). A proposta, que recebeu 24 votos favoráveis, institui ações de amparo à saúde mental materna no município.
O projeto tem como objetivo garantir acolhimento, escuta ativa e fortalecimento de redes de apoio para mulheres desde a gestação até o período pós-parto. A iniciativa também prevê a inclusão da campanha “Maio Furta-Cor” no calendário oficial de políticas públicas da capital.
Segundo uma pesquisa recente da Faculdade de Medicina da USP, divulgada pela Revista Veja, 66% das mães avaliam sua saúde mental como ruim, péssima ou apenas regular. Apesar disso, 56% delas já buscam ajuda terapêutica. O levantamento ainda aponta que 97% das mães se sentem sobrecarregadas com a rotina materna.
Durante a votação, Paula Calil agradeceu o apoio dos parlamentares e destacou a importância de discutir o tema no âmbito municipal.
“É exatamente por isso que eu trouxe para o nosso município a campanha Maio Fruta-Cor. É uma realidade presente em todo o Brasil e que precisa ser debatida também aqui em Cuiabá. A proposta visa garantir que mulheres em fase de gravidez e pós-parto sejam ouvidas, acolhidas e tenham apoio real”, afirmou.
A fonoaudióloga infantil Aline Araújo, defensora da causa na capital, usou a tribuna livre para reforçar a importância da proposta. Para ela, a nova lei fortalece a rede de apoio local ao engajar tanto o setor público quanto o privado.
“A inclusão da campanha no calendário oficial vai ampliar o acolhimento e estimular o envolvimento de empresas e instituições. Precisamos cuidar das nossas mães, que são o esteio das famílias. Saúde mental importa”, declarou.
O projeto prevê parcerias com entidades, universidades, hospitais, empresas e movimentos sociais, além da promoção de ações de orientação e acolhimento para mães em sofrimento emocional.
O texto segue agora para sanção do prefeito Abílio Brunini (PL), etapa necessária para que a lei entre em vigor.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Vagas disponíveis para unidades que oferecem o Ensino Fundamental podem ser consultadas a partir desta terça-feira (7)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Ação do Programa Criança Feliz ocorrerá em seis bairros em junho

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá retoma na segunda-feira (16) as reuniões do Programa Criança Feliz, que visa apoiar e acompanhar o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, desde a gestação até os 6 anos de idade. O programa, fruto de uma parceria com o governo federal, promove visitas domiciliares às famílias, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares, orientar sobre o cuidado com as crianças e estimular o desenvolvimento infantil.

O Programa Criança Feliz potencializa as atenções já desenvolvidas pelas políticas de Assistência Social às gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias. Avança nas estratégias de apoio à família e de estímulo ao desenvolvimento infantil, elegendo os vínculos familiares e comunitários e o brincar como elementos fundamentais para o desenvolvimento humano;

A primeira reunião do mês de junho com as famílias do programa Criança Feliz será realizada às 14h no CRAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do bairro Jardim Araçá. Posteriormente, ocorrerá nos seguintes bairros:

17/06 – CRAS CPA

18/06 – CRAS JARDIM UNIÃO

23/06 – CRAS PEDREGAL

Leia Também:  Chico 2000 entrega moções de aplausos a engenheiros civis

24/06 – CRAS PLANALTO

25/06 – CRAS PEDRA 90

26/06 – CRAS NOVA ESPERANÇA

“É um trabalhado realizado para oferecer suporte às nossas gestantes e às famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz. São momentos de escuta, orientação e acolhimento com a presença de profissionais da assistência social”, explica Michelle Machado, coordenadora do programa.

Entenda

O Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção. Os objetivos são:

– Promover o desenvolvimento infantil integral;

– Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;

– Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças;

– Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas;

– Facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem;

Leia Também:  Maysa cobra solução para os problemas na Av. Carmindo de Campos

#PraCegoVer

A foto ilustra um grupo de crianças acompanhadas de adultos em um cenário que remete a uma sala de aula. No espaço, há faixas coloridas no teto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA