Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Atuação de Michelly Alencar contribui para definição de novo espaço para ambulantes no Centro de Cuiabá

Publicado em

Débora Inácio – assessoria vereadora Michelly Alencar&nbsp

Em mais uma importante atuação em busca de uma solução justa e organizada para os vendedores ambulantes de Cuiabá, a vereadora Michelly Alencar (União Brasil) participou, na quinta-feira (6), de uma reunião na Câmara Municipal ao lado do prefeito Abílio Brunini (PL) e de representantes da categoria. Na ocasião, foi anunciada a definição da Travessa Desembargador Lobo, nas proximidades da Praça Ipiranga, como novo ponto provisório para abrigar os trabalhadores do comércio informal da capital.
A escolha do local partiu de uma das sugestões apresentadas pelos próprios ambulantes durante a audiência pública promovida por Michelly em março. Na ocasião, foram levantadas outras possibilidades, como o Shopping Orla, mas a categoria optou pela Travessa Desembargador Lobo por considerá-la mais estratégica.
“Saímos desta reunião satisfeitos porque, desde o início das tratativas, ainda na audiência pública que realizamos em março, a Travessa Desembargador Lobo já era uma das opções sugeridas pela categoria. A definição do local foi feita em comum acordo com os trabalhadores e com o prefeito, por se tratar de um ponto estratégico no Centro de Cuiabá. Além disso, ficou acordado que os próprios ambulantes serão responsáveis por manter a organização do novo espaço”, afirmou a parlamentar.
A Prefeitura de Cuiabá, com o apoio da Câmara Municipal, será responsável pela fiscalização do local, garantindo o bom funcionamento e o respeito às normas por parte dos ambulantes.
“Conseguimos construir uma solução provisória que contempla os interesses de todos, respeitando a legislação e garantindo a ordem nas calçadas da cidade. Esse diálogo foi iniciado ainda na audiência pública provocada pela vereadora Michelly Alencar com os trabalhadores, e agora avançamos para uma definição provisória”, destacou o prefeito Abílio Brunini.
O prefeito também reforçou que, a partir de agora, ambulantes que não respeitarem o novo ponto serão retirados das calçadas do Centro. A ocupação da Travessa Desembargador Lobo começa nesta sexta-feira (7) e será testada por um período de 30 a 60 dias.
Reconhecimento da categoria
O secretário do Sindicato dos Camelôs de Cuiabá, Wilson Oliveira, destacou a importância da atuação da vereadora Michelly junto ao poder público e aos trabalhadores na construção da solução.
“Hoje tivemos aqui na Câmara Municipal uma reunião histórica, com a presença do prefeito, vereadores, secretários da Ordem Pública e do Turismo, onde chegamos a um acordo que esperávamos há tempos: a liberação de um espaço no Centro para trabalharmos. Isso só foi possível graças à audiência pública provocada pela vereadora Michelly Alencar e à participação da secretária Juliana, da Ordem Pública, que também nos ajudou muito em várias reuniões”, afirmou.
Augusto Ferreira da Silva, presidente do Sindicato dos Camelôs do Estado de Mato Grosso, também agradeceu a atuação da vereadora.
“Graças a Deus conseguimos essa vitória por meio da Michelly, que está conosco desde o começo, trabalhando, correndo atrás e buscando diálogo com a Prefeitura.
Agradecemos muito a ela, que fez um excelente trabalho pela nossa categoria. Também agradecemos ao prefeito Abílio, que nos ouviu e nos encaminhou para um local escolhido por nós, de forma consensual”, completou.
Compromisso com os trabalhadores
A vereadora Michelly Alencar reafirmou seu compromisso com os ambulantes e parabenizou a disposição do prefeito em ouvir as demandas da categoria.
“Estou nessa luta ao lado dos vendedores desde o início das conversas, intermediando o diálogo com o prefeito e buscando um consenso entre as partes. Promovemos audiência pública para discutir alternativas viáveis, que garantissem dignidade à categoria sem prejudicar a mobilidade urbana. A Travessa Desembargador Lobo foi uma das sugestões apresentadas naquele momento e, hoje, conseguimos formalizar essa conquista, ainda que de forma provisória. Continuaremos acompanhando a situação e defendendo a regularização definitiva do setor”, afirmou a vereadora.
Situação do Shopping Orla
Sobre o Shopping Orla, que chegou a ser cogitado como alternativa, Michelly Alencar esclareceu que há planos para a revitalização do espaço.
“Conversei com o secretário municipal de Turismo e fomos informados de que será lançado um novo edital para o cadastramento de permissionários interessados em ocupar os boxes do Shopping Orla, atendendo a um anseio dos comerciantes do local, que esperavam pela chegada desses ambulantes. Essa medida faz parte de um projeto de revitalização do local, com o objetivo de valorizar a região e atrair mais consumidores, considerando sua localização estratégica próxima à Feira do Porto e ao Aquário Municipal, valorizando assim o local”, explicou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Ordem de serviço para drenagem no distrito do Aguaçu será assinada nesta semana, comemora Dídimo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Ação do Programa Criança Feliz ocorrerá em seis bairros em junho

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá retoma na segunda-feira (16) as reuniões do Programa Criança Feliz, que visa apoiar e acompanhar o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, desde a gestação até os 6 anos de idade. O programa, fruto de uma parceria com o governo federal, promove visitas domiciliares às famílias, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares, orientar sobre o cuidado com as crianças e estimular o desenvolvimento infantil.

O Programa Criança Feliz potencializa as atenções já desenvolvidas pelas políticas de Assistência Social às gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias. Avança nas estratégias de apoio à família e de estímulo ao desenvolvimento infantil, elegendo os vínculos familiares e comunitários e o brincar como elementos fundamentais para o desenvolvimento humano;

A primeira reunião do mês de junho com as famílias do programa Criança Feliz será realizada às 14h no CRAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do bairro Jardim Araçá. Posteriormente, ocorrerá nos seguintes bairros:

17/06 – CRAS CPA

18/06 – CRAS JARDIM UNIÃO

23/06 – CRAS PEDREGAL

Leia Também:  Mutirão de regularização fundiária chega aos bairros Carumbé e Jardim Passaredo

24/06 – CRAS PLANALTO

25/06 – CRAS PEDRA 90

26/06 – CRAS NOVA ESPERANÇA

“É um trabalhado realizado para oferecer suporte às nossas gestantes e às famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz. São momentos de escuta, orientação e acolhimento com a presença de profissionais da assistência social”, explica Michelle Machado, coordenadora do programa.

Entenda

O Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção. Os objetivos são:

– Promover o desenvolvimento infantil integral;

– Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;

– Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças;

– Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas;

– Facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem;

Leia Também:  ‘Natal da Gente 2023’ leva o encantamento, uma carreta de luz, Papai Noel e muito mais para o bairro Parque Cuiabá

#PraCegoVer

A foto ilustra um grupo de crianças acompanhadas de adultos em um cenário que remete a uma sala de aula. No espaço, há faixas coloridas no teto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA