Cuiabá
Aquário Municipal e Museu do Rio Cuiabá são opções de lazer no fim de semana

O Complexo Turístico do Aquário Municipal Justino Malheiros e o Museu do Rio Cuiabá, ambos localizados no bairro Porto, estarão abertos normalmente no sábado (1º) e no domingo (2), véspera de Carnaval, das 9h às 18h, com entrada gratuita.
Na segunda-feira (3), os espaços estarão fechados para manutenção. Na terça-feira (4) é ponto facultativo e a reabertura ocorre na quarta-feira de Cinzas (5), a partir das 14h.
“Na segunda e terça-feira, realizaremos a manutenção do aquário e prepararemos o espaço para a Feira de Artesanato do Projeto Viva Cuiabá, que ocorrerá de 7 de março a 11 de maio no Museu do Rio e no Aquário Municipal. Não abriremos nesses dias devidos à montagem do evento, que promete atrair mais turistas e movimentar a Orla do Porto”, destacou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), Fernando Medeiros.
Opção de lazer e cultura para as famílias cuiabanas, nos últimos 50 dias, o aquário recebeu mais de 140 mil visitantes, incluindo turistas de diversas regiões de Mato Grosso e de países como Portugal, Colômbia, Bolívia e Estados Unidos. Os visitantes podem observar mais de 40 espécies de peixes típicos da Amazônia, do Cerrado, do Pantanal mato-grossense e dos afluentes do Rio Cuiabá, como Cachara, Pacu, Piraputanga, Piau, Pintado, Curimbatá, Armau, Pirarara e Dourado.
Ações de Inclusão
No período, SMTur também proporcionou inclusão com as visitas agendadas no Aquário Municipal e o Museu do Rio Cuiabá. Crianças em tratamento contra o câncer tiveram experiências únicas.
Também participaram dessa iniciativa crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como mais de 100 alunos da rede estadual acompanhados pelo Projeto CAMPI (Centro de Referência Multidisciplinar) e 100 idosos do projeto “Vida Plena” da Legião da Boa Vontade (LBV).
Infraestrutura e Melhorias
O aumento do fluxo de turistas no bairro Porto gerou expectativas positivas entre os empreendedores do Museu do Rio Cuiabá, que serve como porta de entrada para o Aquário Municipal. No local, os visitantes podem apreciar o artesanato cuiabano, peças de arte sacra e exposições fotográficas que retratam a história de Cuiabá.
Também, atendendo a um pedido da vereadora e primeira-dama Samantha Íris, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) instalou um ponto de ônibus em frente ao Aquário Municipal, facilitando o acesso da população.
Com essas melhorias, a expectativa é ampliar o acesso ao Complexo Turístico e fortalecer a valorização da cultura e do turismo local.
#PraCegoVer
A matéria é ilustrada com uma das espécies de peixe disponível para visitação no Aquário Municipal. Abaixo tem uma galeria de fotos mostrando o aquário e o Museu do Rio Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Prefeitura intensifica mutirão de limpeza em unidades de saúde de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), deu início a um mutirão de limpeza em unidades de saúde da capital. A ação começou na quarta-feira (12) e seguirá ao longo de todo o mês de março.
Até o momento, cinco unidades já foram atendidas: o PSF do bairro Lixeira, a USF do Santa Terezinha, a USF e a Policlínica do bairro Pedra 90, além da UPA do Leblon, que recebe as equipes de limpeza nesta segunda-feira (17).
O mutirão faz parte do cronograma de atuação da Limpurb, que mantém um fluxo contínuo de atendimento em unidades escolares, avenidas, praças e parques. Em fevereiro, todas as 179 unidades de ensino da rede municipal – incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), tanto na zona urbana quanto na rural – passaram por serviços de zeladoria.
De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com a limpeza urbana e a saúde pública. “Estamos intensificando a limpeza em pontos estratégicos da cidade, especialmente nas unidades de saúde, que recebem um grande fluxo de pessoas diariamente. Além de manter o ambiente mais limpo e organizado, o mutirão contribui para o combate a doenças, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti”, destacou.
A ação conta com o apoio de caminhões cata-treco para recolhimento de materiais descartados pela população. No entanto, a Prefeitura de Cuiabá reforça que o serviço não inclui o recolhimento de restos de poda de árvores, materiais perigosos como vidros, baterias e pilhas, nem itens destinados aos ecopontos, como pneus e pequenos volumes de entulho.
Cerca de 50 colaboradores foram mobilizados para a força-tarefa, distribuídos em seis equipes e equipados com roçadeiras, caminhões trucados e minicarregadeiras. Além das unidades de saúde, os serviços também estão sendo realizados em pontos estratégicos da cidade, como a rotatória do Parque Rodoviária, o viaduto da UFMT, o Parque da Família e a praça de lazer do CPA I.
#PraCegoVer
A imagem mostra a fachada da USF do bairro Lixeira. Ao fundo, três colaboradores da Limpurb realizam a limpeza do espaço.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia5 dias ago
Policiais penais localizam pacote com 12 celulares e carregadores arremessado para dentro de penitenciária
-
Cuiabá4 dias ago
Bairro Parque do Lago recebe a 3ª edição de 2025 do evento “Cultura Pela Paz”
-
Polícia5 dias ago
Advogado é flagrado pela Polícia Penal tentando entregar materiais ilícitos a preso em penitenciária
-
Política MT5 dias ago
Prefeito reforça compromisso com famílias de Cuiabá ameaçadas de despejo
-
Mato Grosso5 dias ago
Escola de Governo de MT oferta 300 vagas para o curso Saúde Mental na Administração Pública
-
TRE - MT5 dias ago
Programa SoleTRE inicia aulas da 7ª edição com 68 participantes
-
Política MT7 dias ago
Comissão constata gastos de mais de R$ 472 milhões sem autorização da Câmara de Cuiabá
-
Sorriso - MT5 dias ago
Sorriso sediará evento pioneiro com foco em fazendas inteligentes