Cuiabá
Após temporal e alagamento, UPA do Leblon será reaberta na quinta

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Leblon, em Cuiabá, será reaberta nesta quinta-feira (10) após passar por uma força-tarefa de limpeza, desinfecção e dedetização. A unidade foi uma das mais afetadas pelo temporal que atingiu a capital mato-grossense na tarde de terça-feira (08), quando choveu cerca de 100 milímetros em poucas horas, volume suficiente para causar alagamentos, queda de muro e danos estruturais em vários pontos da cidade.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena, todos os pacientes foram removidos com segurança ainda na noite de terça-feira para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), antigo Pronto-Socorro e Hospital São Benedito. “A unidade foi totalmente esvaziada e nesta quarta-feira (09) estamos realizando a higienização completa. Nossa previsão é retomar os atendimentos já na manhã de quinta-feira, com segurança total para pacientes e profissionais. Vale lembrar que além da parte interna, na parte externa é necessário limpar o barro que ficou por toda parte”, afirmou.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Além da UPA, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Areão também precisou suspender os atendimentos. A unidade foi alagada, sofreu prejuízos materiais e deve retomar o funcionamento normal apenas na sexta-feira (11). Pacientes com consultas agendadas serão remarcados, e a orientação é que a população busque as unidades mais próximas: USF Pico do Amor, Centro de Saúde Dom Aquino e, a partir de amanhã, a própria UPA do Leblon.
O prefeito de Cuiabá acompanha pessoalmente a situação, ao lado da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. A gestão afirma que todas as providências estão sendo tomadas para restaurar o atendimento à população no menor tempo possível, com segurança e estrutura adequada.
#PraCegoVer
A imagem mostra a enfermaria da UPA Leblon, após ser limpa, desinfectada e dedetizada, por conta do temporal que afetou partes da estrutura da unidade.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Visita técnica avalia retomada de obras em unidades de saúde no bairro Planalto

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, realizou uma visita técnica e de vistoria em duas importantes unidades de saúde no bairro Planalto, a antiga Policlínica do Planalto e a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. A agenda contou com a presença do deputado estadual Elizeu Nascimento, do vereador Cezinha Nascimento, e das secretárias adjuntas de Atenção Primária, Catarina Célia e da Atenção Especializada Suzana Gutierrez.
A inspeção teve como objetivo avaliar a atual situação das obras paralisadas e planejar estratégias para sua retomada e conclusão. Conforme a secretária Lúcia Helena, ambas as unidades são fundamentais para atender a demanda da região, que possui mais de 12 mil moradores.
“O deputado Eliseu conseguiu essa verba para a gente terminar essas duas unidades. Essa era a intenção dele, e agora viemos verificar in loco o que pode ser feito. A Unidade de Saúde, hoje funcionando de forma precária em um centro comunitário, só comporta uma equipe de Saúde da Família, o que é totalmente insuficiente para a população atendida. Precisamos finalizar com urgência o Centro de Saúde e pensar com cuidado e planejamento no funcionamento da antiga Policlínica, que será transformada em um Centro de Especialidades e de Reabilitação”, explicou a secretária.
Ela acrescentou ainda que a estrutura da odontologia, que também integra o complexo da Policlínica, já está praticamente finalizada, restando apenas a instalação das cadeiras odontológicas, que já foram adquiridas e do mobiliário necessário. Quanto ao investimento já disponibilizado pelo deputado, a secretária informou que o valor inicial é de R$ 1 milhão, e há a possibilidade de complementação.
“O deputado já disponibilizou um milhão de reais e, motivado pela nossa conversa, ficou de buscar mais, algo em torno de R$ 800 mil. Acreditamos que será suficiente para concluir o Centro de Saúde e parte do Centro de Especialidades. O CER (Centro Especializado em Reabilitação), por ter estrutura e equipamentos mais complexos, exigirá mais investimentos”, pontuou.
Na avaliação do deputado Elizeu Nascimento, a reunião e visita foram muito produtivas, especialmente pela abertura da atual gestão em atender antigas demandas da vigilância sanitária e da saúde pública de modo geral.
A comitiva percorreu as estruturas das unidades, identificando o estágio das obras. Segundo a secretária Lúcia, o Centro de Saúde está com cerca de 70% da estrutura concluída, e a Policlínica exige apenas acabamentos e a definição das estruturas e serviços que serão instalados.
#PraCegoVer
A imagem mostra a secretária de Saúde juntamente com o deputado Elizeu Nascimento durante uma visita a duas unidades de saúde que se encontram com as obras paralisadas. Na foto, a chefe da pasta aparece à frente, usando um vestido florido, enquanto o deputado caminha ao lado dela, acompanhado de outros servidores.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cidades5 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Saúde6 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Esportes5 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira
-
Política MT6 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios
-
Esportes6 dias ago
Atleta de Mato Grosso é convocado para a Seleção Brasileira de Wrestling
-
Política MT5 dias ago
Daniel Monteiro presta contas dos primeiros 100 dias de mandato com foco em diálogo e transparência