Cuiabá
Alunos da Escola Municipal de Música de Cuiabá participam de evento solidário

Alunos da curso de violão da Escola Municipal de Música de Cuiabá, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, participarão do 3º Concerto Beneficente. O evento é organizado pelo violonista e professor Joel Amorim e ocorre no dia 18 de abril, às 20h, no salão de eventos do Condomínio Rio Cachoeirinha, no bairro Jardim Imperial, em Cuiabá.
A iniciativa é aberta ao público e visa arrecadar alimentos para a comunidade local. Para a entrada, são solicitados 2 kg de alimentos não perecíveis, que poderão ser entregues no dia do evento.
Os 12 alunos que se apresentarão integram a turma intermediária e já tocam os instrumentos com desenvoltura. A participação no concerto é considerada uma oportunidade para demonstrarem seu aprendizado e contribuí para que a turma conquista confiança diante do público.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
O repertório contará com obras do violão clássico, incluindo composições de autores consagrados e algumas de autoria do próprio Joel. Além disso, o público poderá assistir às apresentações dos alunos e dos convidados especiais — ambas aguardadas com grande expectativa.
Segundo o professor Joel, como é carinhosamente conhecido, o concerto — cuja finalidade é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade — vem ganhando força e sendo realizado duas vezes por ano. “Desta vez, escolhi a data às vésperas da Páscoa para exercitar o espírito solidário, justamente numa época em que a reflexão toma conta das pessoas. Todos nós podemos fazer um pouco, e unindo esse pouco de cada participante, poderemos atingir um objetivo maior, que é ajudar mais pessoas”, explicou o cuiabano Joel Amorim, que é músico de formação e violonista profissional.
Para o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, destacou as ações da Escola de Música. “Observe que crianças e adolescentes estão sendo contemplados com a oportunidade de fazer música, estudar música, com grandes professores formados na Universidade Federal, especialistas em música, com alto nível didático. Essas pessoas estão sendo agraciadas gratuitamente com essa oportunidade de aprender, e, ao mesmo tempo, estão contribuindo com um evento beneficente. Há uma frase que diz que ninguém tem tão pouco que não possa contribuir com alguém, e nem tanta coisa que não possa receber algo de alguém que tenha algo útil a oferecer. É isso: nossos artistas em formação da Escola de Música já são atrações de projetos beneficentes, e com certeza contribuirão com a sociedade, com o interesse público de pessoas que precisam. É aquela onda do bem, de uma mão estendida para a outra — é a demonstração de amor por meio da música. Fico feliz com essa iniciativa dos professores e feliz também por ver que a Escola Municipal de Música, em tão pouco tempo, já está florescendo com tantas sementes maravilhosas desse novo tempo que estamos construindo para a sociedade”, destacou o secretário.
Joel Amorim tem uma vasta trajetória profissional. Participou de eventos como os “Cursos Internacionais de Verão” da Escola de Música de Brasília (DF), onde foi aluno de Marcus Tardelli e Eduardo Meirinhos; do Festival Eleazar de Carvalho (Fortaleza/CE); das Semanas de Música Mato Grosso – Volume (SESC Arsenal); do Ciclo de Palestras Música e Ciência – Musicien (ECCO/UFMT); da Jornada Violonística (Bacharelado/UFMT), além de masterclasses e cursos com Victor de Castro e Cyro Delvizio.
SERVIÇO
O quê: 3º Concerto Beneficente
Quando: 18/04 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Condomínio Rio Cachoeirinha – Av. das Palmeiras, s/nº, bairro Jardim Imperial
Entrada: 2 kg de alimento não perecível
#PraCegoVer
A foto mostra a sala de música da Secretaria Municipal de Cultura em dia de aula de violão. Vários alunos estão sendo assistidos pelos professores.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Cuiabá
Prefeito reforça valorização das tradições em abertura do Festival da Pamonha

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou a tradição do 6º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes e sua importância no aquecimento turístico da região, localizada às margens da rodovia MT-251.
“Esse evento é uma tradição. Ele tem um foco muito importante, não somente para promover a nossa cultura e nossa gastronomia, mas também para atrair a população para conhecer a Comunidade Rio dos Peixes, um local muito importante para nós”, afirmou Brunini durante o lançamento oficial do evento nesta quinta-feira (17).
Convidando a população a participar do festival, que acontece de sexta-feira (18) a segunda-feira (21), o prefeito destacou a ampla variedade de pratos à base de milho, o espaço Kids preparado para as crianças, bem como, as atrações culturais com muita música programada para os dias de festividade.
“O evento vai até o dia 21, segunda-feira. Eu recomendo passar por aqui e levar pelo menos umas 10 pamonhas. Tem pamonha de todo tipo, tem os curais e todo tipo de alimento típico da região. Se você estiver indo para a Chapada ou para Manso, venha aqui. Ou, se não tiver indo para lá, venha direto para cá que você vai gostar”, afirmou o prefeito.
Para o próximo ano, o prefeito afirmou que pretende buscar apoio de deputados para ampliar o evento e viabilizar um espaço permanente.
“Para o ano que vem planejamos um evento com muito mais estrutura, mais atividades e mais músicas, que também chamam a atenção do público. Vamos trabalhar para ver com os deputados se eles conseguem emendas para viabilizar um local permanente, onde, além do festival, possamos realizar outras atividades culturais durante o ano”, esclareceu.
A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil, a vereadora Michelly Alencar e os vereadores Dilemário Alencar e Ilde Taques também marcaram presença no evento. Segundo Paula Calil, o festival incentiva o pequeno empreendedor. “Estamos incentivando o pequeno empreendedor. Convido a população a conhecer o festival e a fomentar a economia local na região”.
Além das delícias à base de milho, como a tradicional pamonha, curau, bolos, caldos, milho cozido, pamonha de jiló com linguiça apimentada e queijo, caldo de kenga, cuscuz pantaneiro e chica doida, o Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes também oferece outras opções de acompanhamento, como batata frita, churrasco grego, espetinhos, pastéis e Maria Isabel.
Com preços acessíveis, nesta sexta-feira (18), feriado da Paixão de Cristo, os visitantes podem ainda saborear peixe frito, mantendo a tradição da data.
Os produtos estarão disponíveis em 56 pontos de venda, entre barracas da feira e comércios às margens da rodovia. Nesta edição, a expectativa dos comerciantes é superar o recorde de 40 toneladas de milho utilizadas em 2024, gerando um impacto direto na renda das famílias.
Conforme a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), o evento conta com o apoio das secretarias municipais, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) e da Solar Coca-Cola.
Atrações culturais e musicais
Na sexta-feira (18), o cantor sertanejo Rômulo Costa se apresenta às 15h e, no sábado (19), a partir das 17h, o grupo de dança “Flor Serrana” e os Violeiros do Pantanal se apresentarão com cururu e siriri. A animação no domingo (20), a partir das 17h, ficará por conta de Thiago Maia e banda, com Pop Rock. Na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, a animação será por conta do The Xomanos, também com clássicos do pop rock.
#PraCegoVer
A foto mostra variedade de pratos à base de milho disponível no Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixe. Abaixo tem uma galeria de fotos que mostra momento da coletiva e do lançamento das festividades.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Cidades4 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Polícia6 dias ago
Três homens são presos em estação ecológica do Estado
-
Cuiabá6 dias ago
Sine Municipal tem três novas funções na lista de vagas desta sexta-feira (11)
-
Saúde5 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Esportes4 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Variedades4 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira
-
Política MT5 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios