Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Afetada por temporal, UPA Leblon retomou atendimentos às 21h desta quarta

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Leblon, em Cuiabá, retoma os atendimentos a partir das 21h desta quarta-feira (09). A liberação do funcionamento foi possível graças a uma força-tarefa realizada pelos servidores da unidade, com o apoio da SMS, para reorganizar a limpeza e garantir a segurança e a qualidade no acolhimento aos pacientes.

A unidade havia sido interditada após ser afetada pelo temporal que atingiu a capital mato-grossense na tarde de terça-feira (08), quando foram registrados cerca de 100 milímetros de chuva em poucas horas. A enxurrada causou alagamentos e comprometeu a estrutura da UPA, obrigando a interrupção temporária dos atendimentos.

Durante a interdição, cerca de 30 pacientes internados foram transferidos para outras unidades da rede municipal, como o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital São Benedito, o Pronto-Socorro Municipal e outras UPAs da cidade.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

A secretária municipal de Saúde fez questão de agradecer a dedicação de todos os envolvidos na rápida resposta à situação. “Eu quero até externar meu agradecimento aos funcionários que, voluntariamente, estiveram aqui, inclusive de outras unidades que não estavam de plantão e, de forma solidária, estiveram aqui ajudando os colegas de trabalho e oportunizaram a gente conseguir voltar a atender em tempo breve. Eu quero externar a minha gratidão a esses funcionários que realmente vestiram a camisa da saúde e ajudaram os pacientes”.

Leia Também:  Gestão Emanuel Pinheiro possibilita revolução na área de saneamento básico

Além da UPA Leblon, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Areão também foi afetada pelo temporal e segue com os atendimentos suspensos. A unidade foi alagada e sofreu prejuízos materiais. A previsão é de que volte a funcionar normalmente na próxima sexta-feira (11). Pacientes com consultas agendadas estão sendo remarcados. A orientação é que a população procure as unidades mais próximas, como a USF Pico do Amor, o Centro de Saúde Dom Aquino e, a partir de amanhã, a própria UPA Leblon.

A UPA do Jardim Leblon atende moradores do próprio bairro e de regiões vizinhas, como Pedregal e Coxipó, com uma média de 500 atendimentos por dia, nos períodos diurno e noturno. Essa unidade oferece serviços de pronto atendimento adulto e infantil, além de atendimento odontológico de urgência.

A SMS informou ainda que planos de reforma, adequações estruturais ou até mesmo a possível mudança de prédio para a UPA Leblon estão sendo analisados em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá, visando oferecer mais segurança e qualidade à população e evitar, que situações como essa volte a se repetir.

Leia Também:  PGM Fiscal de Cuiabá recebe visita técnica de Procuradores de Maceió para trocas sobre gestão tributária e dívida ativa 

#PraCegoVer

A imagem mostra a recepção da UPA Leblon completamente vazia devido à suspensão dos atendimentos no local. Na foto, é possível ver uma servidora que está ajudando na organização da unidade para que os atendimentos possam ser retomados. As cores da recepção se dividem entre branco e azul, com um painel de madeira centralizado no balcão de atendimento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Prefeito reforça valorização das tradições em abertura do Festival da Pamonha

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou a tradição do 6º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes e sua importância no aquecimento turístico da região, localizada às margens da rodovia MT-251.

“Esse evento é uma tradição. Ele tem um foco muito importante, não somente para promover a nossa cultura e nossa gastronomia, mas também para atrair a população para conhecer a Comunidade Rio dos Peixes, um local muito importante para nós”, afirmou Brunini durante o lançamento oficial do evento nesta quinta-feira (17).

Convidando a população a participar do festival, que acontece de sexta-feira (18) a segunda-feira (21), o prefeito destacou a ampla variedade de pratos à base de milho, o espaço Kids preparado para as crianças, bem como, as atrações culturais com muita música programada para os dias de festividade.

“O evento vai até o dia 21, segunda-feira. Eu recomendo passar por aqui e levar pelo menos umas 10 pamonhas. Tem pamonha de todo tipo, tem os curais e todo tipo de alimento típico da região. Se você estiver indo para a Chapada ou para Manso, venha aqui. Ou, se não tiver indo para lá, venha direto para cá que você vai gostar”, afirmou o prefeito.

Para o próximo ano, o prefeito afirmou que pretende buscar apoio de deputados para ampliar o evento e viabilizar um espaço permanente.

Leia Também:  Gefron capacita 500 profissionais de MT e outros estados no combate a crimes de fronteira

“Para o ano que vem planejamos um evento com muito mais estrutura, mais atividades e mais músicas, que também chamam a atenção do público. Vamos trabalhar para ver com os deputados se eles conseguem emendas para viabilizar um local permanente, onde, além do festival, possamos realizar outras atividades culturais durante o ano”, esclareceu.

A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil, a vereadora Michelly Alencar e os vereadores Dilemário Alencar e Ilde Taques também marcaram presença no evento. Segundo Paula Calil, o festival incentiva o pequeno empreendedor. “Estamos incentivando o pequeno empreendedor. Convido a população a conhecer o festival e a fomentar a economia local na região”.

Além das delícias à base de milho, como a tradicional pamonha, curau, bolos, caldos, milho cozido, pamonha de jiló com linguiça apimentada e queijo, caldo de kenga, cuscuz pantaneiro e chica doida, o Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes também oferece outras opções de acompanhamento, como batata frita, churrasco grego, espetinhos, pastéis e Maria Isabel.

Com preços acessíveis, nesta sexta-feira (18), feriado da Paixão de Cristo, os visitantes podem ainda saborear peixe frito, mantendo a tradição da data.

Os produtos estarão disponíveis em 56 pontos de venda, entre barracas da feira e comércios às margens da rodovia. Nesta edição, a expectativa dos comerciantes é superar o recorde de 40 toneladas de milho utilizadas em 2024, gerando um impacto direto na renda das famílias.

Leia Também:  Usuário de drogas fica ferido após ser baleado por motociclista

Conforme a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), o evento conta com o apoio das secretarias municipais, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) e da Solar Coca-Cola.

Atrações culturais e musicais

Na sexta-feira (18), o cantor sertanejo Rômulo Costa se apresenta às 15h e, no sábado (19), a partir das 17h, o grupo de dança “Flor Serrana” e os Violeiros do Pantanal se apresentarão com cururu e siriri. A animação no domingo (20), a partir das 17h, ficará por conta de Thiago Maia e banda, com Pop Rock. Na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, a animação será por conta do The Xomanos, também com clássicos do pop rock.

#PraCegoVer

A foto mostra variedade de pratos à base de milho disponível no Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixe. Abaixo tem uma galeria de fotos que mostra momento da coletiva e do lançamento das festividades.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA