OPERAÇÃO CONJUNTA

Ciopaer e Corpo de Bombeiros resgatam piloto de aeronave que caiu em região de mata em MT

Publicado em

Uma operação conjunta do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou com vida, nesta quinta-feira (09.01), o piloto de uma aeronave agrícola que caiu em meio a mata fechada no município de Nova Canaã do Norte (a 680 km de Cuiabá).

Ao chegar no local do acidente, a equipe da 12ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Colíder (a 632 km de Cuiabá) encontrou dificuldades para resgatar o piloto pela via terrestre, pois a aeronave havia caído em uma área montanhosa e de mata fechada. Foi solicitado então apoio a Base do Ciopaer de Sorriso para resgate aéreo da vítima.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

O comandante do Ciopaer, tenente coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, considerou o resgate de alta complexidade e que exigiu tanto dos tripulantes do helicóptero, quanto dos bombeiros.

“Ao sobrevoar a área, os tripulantes identificaram que não seria possível pousar, por ser uma área de mata fechada e com o solo irregular. Diante disso, os bombeiros e tripulantes abriram uma clareira para o helicóptero pairar próximo ao solo e fazer o resgate da vítima”, explicou.

Leia Também:  Diamantino realiza 703 atendimentos e zera fila da neurologia em 2022

A vítima apresentava fraturas no tórax e cortes no rosto, mas estava consciente. Ele contou que estava pulverizando uma lavoura próxima onde trabalhava. Durante a manobra de retorno, o avião perdeu a potência e caiu no meio da mata.

Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros, que prestou os primeiros socorros. Em seguida, ele foi resgatado pelo Águia 05 do Ciopaer, que o encaminhou até a cidade de Colíder, onde uma ambulância dos bombeiros aguardava a vítima para levá-lo ao Hospital Regional do município.

Veja o vídeo:

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Veículos do transporte escolar passam por vistoria e manutenção

Published

on

Um levantamento realizado pela atual gestão da prefeitura de Cuiabá apontou necessidade de manutenção na frota de veículos da Secretaria Municipal de Educação, inclusive nos micro-ônibus utilizados para o transporte escolar de alunos com deficiência.

No total o órgão possui 22 veículos próprios, sendo 13 micro-ônibus e quatro ônibus (adaptados e não adaptados para o transporte dos estudantes com deficiência), dois caminhões do tipo “baú”, um caminhão pipa e duas motos.

A secretária Municipal de Educação, Solange Dias, afirma que não há tempo hábil para a realização de licitação para alugar novos veículos, como estava sendo cogitado pela pasta. A gestora, após avaliar o relatório, apontou que os veículos atualmente alugados em contrato vigente estão em boas condições. Já os micro-ônibus adaptados, pertencentes a secretaria e que garantem a acessibilidade dos alunos com deficiência, estão em condições precárias, mas serão consertados.

“Estamos providenciando manutenção dos micro-ônibus adaptados para assegurar o transporte daqueles que precisam de acessibilidade, garantindo a eles o acesso às unidades educacionais”, destacou Solange Dias.

Leia Também:  Caso Sorriso: assassino conta detalhes das mortes da mãe e três filhas

Manutenção e vistoria

Todos os anos, no período que antecede o retorno às aulas, a frota de veículos escolares passa por manutenção e vistoria técnica. A ação faz parte do cronograma de retorno das aulas no município.

Na vistoria são observadas as condições dos itens como cintos, poltronas, extintores, pneus, sinalização e outros obrigatórios exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Conforme a legislação, a inspeção para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança para a condução coletiva de ser realizada semestralmente, garantindo aos estudantes um transporte seguro

De acordo com dados do ano passado os veículos atendiam sete rotas na área urbana, nas quatro regionais, transportando de forma documentada, 114 crianças com deficiência e 47 crianças atendidas pela equoterapia. Na área rural, os estudantes são atendidos por empresas terceirizadas.

“Precisamos fortalecer nossas políticas públicas para oferecer condições para que nossas crianças especiais possam ter a educação que merecem. O transporte escolar acessível visa responder a uma das principais demandas da população: a falta de acessibilidade, que muitas vezes impede a frequência dos estudantes com deficiência à escola”, ressaltou a secretária Municipal de Educação, Solange Dias.

Leia Também:  Diamantino realiza 703 atendimentos e zera fila da neurologia em 2022

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA