AÇÕES EDUCATIVAS
Ações educativas do Detran alcançam mais de 90 mil pessoas em Mato Grosso
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) encerrou o ano de 2024 com atendimento a 94.290 pessoas em 480 ações educativas realizadas em 43 municípios do Estado.
Entre as ações realizadas por meio da Coordenadoria de Ações Educativas estão atividades de educação e segurança no trânsito para a população e palestras educativas em 77 instituições de ensino público e privado, alcançando 12.525 pessoas entre estudantes, pais, professores e comunidade escolar.
Também foram realizadas palestras em 66 empresas de transporte; 50 ações de pit stop educativo com condutores, pedestres e motociclistas; participação em mutirões sociais; abordagem educativa em bares, restaurantes e eventos festivos; e 35 ações do projeto Amigo da Rodada, contemplando seis municípios.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Ao longo do ano, a Coordenadoria também realizou campanhas educativas de trânsito como de Volta às Aulas, Carnaval, Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito.
Em parceria com a dupla de humoristas cuiabanos Nico e Lau, o Detran-MT, por meio da Coordenadoria de Ações Educativas, realizou oito edições e 16 ações do projeto “No Trânsito, Fica Esperto!”. A ação percorreu 05 municípios. A coordenadoria também levou as ações do Detran para projetos sociais como o Ribeirinho Cidadão e a Expedição Araguaia.
A coordenadora de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Gresiella Almeida, avalia positivamente o ano de 2024 e explica que o trabalho do Detran no viés educação para o trânsito tem a missão de promover e coordenar, no âmbito do Estado de Mato Grosso, programas, ações e campanhas educativas de trânsito.
“Atuamos com o público infanto-juvenil, priorizando a formação de comportamento, adotando a escola como local privilegiado para a formação da cidadania. A outra linha de ação, que privilegia a mudança de comportamento, tem como público-alvo os adultos, com palestras e campanhas educativas, além de alertar sobre as penalidades aplicadas aos infratores das leis de trânsito, punição e multas, tudo com o caráter educativo”, explicou.
A diretora de Fiscalização e Educação para o Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, ressaltou que as ações educativas realizadas todos os anos pelo Detran, por meio da coordenadoria de Ações Educativas, promovem a sensibilização de diversos públicos sobre as normas e regras de trânsito.
“A educação para o trânsito é um dos pilares fundamentais para trabalhar desde a base a prevenção e contribuir para a redução dos sinistros de trânsito, o que também reflete diretamente no alcance das metas propostas pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), do qual o Estado de Mato Grosso faz parte”, falou.
As ações educativas foram promovidas em 2024 em parceria com as Ciretrans, Polícia Militar, através do Batalhão de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guardas Municipais, Semob, Sest Senat, Senar, Tribunal de Justiça e com as empresas de cunho privado, sensibilizando seus colaboradores para um trânsito mais seguro.
Lucas do Rio Verde - MT
Inovação: Prefeitura de Lucas do Rio Verde implanta sistema de ensino apostilado na rede municipal
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde deu mais um passo em direção à inovação educacional ao implantar, já neste ano letivo (2025), o Sistema de Ensino Estruturado (apostilado) SIM/FTD, na rede municipal de ensino. Com foco em inovação e qualidade, o sistema abrange desde os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) até os anos finais (6º ao 9º ano), consolidando um modelo educacional moderno, unificado e eficiente.
O novo sistema trará materiais didáticos pedagógicos completos para alunos e professores, além de recursos complementares como: consultoria educacional; formação continuada para docentes e gestores e ambiente educacional digital, com conteúdos inovadores e aceleradores de aprendizagem.
A iniciativa integra o plano de governo da atual gestão e reforça o compromisso de preparar os estudantes para os desafios atuais. Para o prefeito Miguel Vaz, o ensino público deve ser sinônimo de qualidade, comparável às redes privadas. “Nosso compromisso é garantir que a educação pública em Lucas do Rio Verde continue sendo referência, onde os pais tenham plena confiança em deixar seus filhos. Crianças bem-educadas hoje serão cidadãos preparados para o amanhã. Por isso, investimos em ações, inovações e oportunidades que não só cuidem delas agora, mas também as incentivem a construir seu futuro aqui no município”, ressaltou o prefeito.
As equipes gestoras da rede municipal terão uma capacitação para o novo sistema no dia 22 de janeiro, no Paço Municipal. No dia 23, será a vez dos professores do ensino fundamental, dos anos iniciais e finais, se capacitarem. Os materias serão entregues aos alunos e professores no início do ano letivo.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel ressaltou que a implantação do novo sistema de ensino é um marco para a educação da rede municipal. “Após anos de muitos avanços chegou-se a um momento em que as equipes gestoras das unidades escolares, analisando os resultados pedagógicos dos alunos, apontaram a necessidade de adotar um material estruturado, que garante que todo aluno tenha seu próprio livro, que é a apostila. Foi realizado um estudo detalhado e um processo licitatório, vencido pela renomada FTD, uma empresa com mais de 120 anos no Brasil. Além das apostilas, o sistema inclui formação continuada para os professores e gestores, livros, materiais complementares e acesso a um portal com conteúdos digitais. Esse é um marco na educação, um novo ciclo que eleva o patamar de ensino para os alunos e para os profissionais da Educação”, enfatizou a secretária.
Resultados que inspiram
Em 2024, a Educação de Lucas do Rio Verde celebrou conquistas notáveis no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O município alcançou a nota 6,7 nos anos iniciais do ensino fundamental, conquistando o primeiro lugar em Mato Grosso, ao lado de outros quatro municípios. Além disso, quatro escolas municipais figuraram entre as 10 melhores do estado.
Com a implementação do Sistema de Ensino Estruturado SIM/FTD, Lucas do Rio Verde reafirma seu compromisso com uma educação transformadora e de qualidade, posicionando-se como referência. Esse é mais um passo para garantir que a educação municipal continue a formar cidadãos preparados para construir um presente e um futuro promissor.
-
Polícia7 dias ago
Homem é preso com grande quantidade de drogas em carga de fertilizantes em Ouro Branco do Sul
-
Cidades7 dias ago
Sine oferece 77 vagas de emprego nesta terça-feira
-
Cidades6 dias ago
Prefeitura recolhe 12 toneladas de lixo no Distrito da Guia
-
Cidades6 dias ago
Prefeitura intensifica combate à poluição sonora causada por escapamentos adulterados
-
Política MT7 dias ago
Abílio visita UPAs e Policlínicas e encontra cenário de superlotação e precariedade; vídeo
-
Política MT7 dias ago
Portaria autoriza primeiro atendimentos com dispensa de agendamento
-
Polícia4 dias ago
Facções criminosas podem estar envolvida na morte da rapper La Brysa em Cuiabá
-
Culinária5 dias ago
Mais de 70% dos consumidores de MT comem fora pelo menos uma vez por semana