Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

SAÚDE

Casos de Covid no Brasil atingem maior número em dez meses

Publicado em

Em janeiro de 2025, o Brasil atingiu o maior número de casos de Covid dos últimos dez meses. Somente na terceira semana do mês, foram registrados 23.512 diagnósticos, segundo dados do Ministério da Saúde.

O aumento dos casos teve início nas últimas semanas epidemiológicas de 2024, em dezembro, e se intensificou no início deste ano. O último grande pico havia sido registrado em março. Os diagnósticos de Covid em janeiro cresceram 68% em relação a dezembro, totalizando 72.846 casos.

Os números mostram que, desde o final de março de 2024 — quando o país registrava cerca de 14 mil infecções semanais —, o menor patamar foi observado entre 9 e 15 de junho, com 1.102 casos.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

O avanço da doença também refletiu no número de mortes. Somente na terceira e quarta semana de janeiro deste ano foram registradas 310 óbitos por Covid. A alta nos registros acende um alerta para a importância da vacinação e das medidas de prevenção, especialmente entre grupos mais vulneráveis.

Leia Também:  Quatro atletas de MT continuam na busca por medalhas nas Olímpiadas de Paris

Relembre os sintomas da Covid

De acordo com o infectologista Werciley Saraiva Vieira Junior, do grupo Santa, os sintomas da Covid continuam semelhantes aos da gripe e do resfriado, afetando principalmente as vias aéreas superiores.

Além disso, diarreia e chiado no peito são manifestações comuns da doença, embora muitas pessoas não os relacionem à infecção pelo vírus.

“É importante que as pessoas façam o teste, pois ele encaminha o tratamento e indica o nível de preocupação que se deve ter”, afirmou Werciley em entrevista anterior ao Metrópoles.

O exame deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dia após o início dos sintomas, período em que a carga viral está mais alta.

Os sintomas mais frequentes de Covid incluem:

  • Febre ou calafrios;
  • Tosse seca e persistente;
  • Cansaço;
  • Dor de garganta;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Coriza;
  • Náusea ou vômito;
  • Diarreia.

    Como se proteger da Covid?

    • Segundo o Ministério da Saúde, a principal forma de prevenção contra casos graves de Covid-19 é a vacinação.
    • Higienize as mãos com água e sabão ou álcool 70% e cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
    • Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas doentes;
    • Use máscaras em locais fechados ou com aglomeração.
    • Mantenha os ambientes bem ventilados para reduzir o risco de transmissão.

    Como saber se a vacinação está em dia?

    Para conferir quais doses da vacina contra a Covid-19 você já tomou, basta acessar o aplicativo ConecteSUS, onde o histórico de imunização fica registrado.

    A maioria das pessoas não precisa atualizar o calendário vacinal desde o imunizante bivalente. Quem recebeu as doses iniciais e ao menos um reforço contra a variante Ômicron já está protegido.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Brasil

Veja momento em que dono de restaurante na Asa Sul mata ladrão

Published

on

Uma câmera de segurança instalada no interior do Don León, na 112 Sul, registrou o momento em que o dono do restaurante matou a tiros o ladrão que invadiu o estabelecimento dele. O crime aconteceu por volta das 7h desta segunda-feira (7/7).

 

Imagens obtidas com exclusividade pela coluna Na Mira mostram quando o bandido, que não teve a identidade divulgada, adentra no restaurante e é baleado enquanto subtrai mercadorias. O momento do disparo pode ser visto a partir do minuto 1:45.

O ladrão pega a sacola que está na lixeira e, em seguida, abre o caixa em busca de dinheiro em espécie. Não é possível ver se ele leva, de fato, alguma quantia.

 

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

 

Na sequência, o homem começa a colocar garrafas de bebida alcoólica dentro do saco de lixo. No total, ele subtrai cinco garrafas.

 

No momento em que o criminoso sobe em um armário para alcançar uma sexta garrafa de bebida, o proprietário do restaurante aparece nas imagens. Assustado, o suspeito derruba a bebida no chão e tenta subir em cima do balcão, quando é atingido pelos disparos da arma de fogo.

Leia Também:  Copa do Mundo: seleção feminina começa a trabalhar na Austrália

 

Legítima defesa

 

Em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o comerciante alegou legítima defesa. Ele dormia no subsolo do restaurante, quando foi acordado pela esposa. A mulher teria escutado um barulho, e os dois viram o ladrão por imagens das câmeras de segurança.

 

O empresário, então, pegou um revólver calibre 38, deixado pelo pai falecido, e abordou o invasor. O ladrão teria gritado e se movimentado rapidamente; em seguida, acabou baleado próximo à têmpora.

 

Com o suspeito, que morreu na hora, os peritos da PCDF encontraram caixas de bombom da marca Lindt, dinheiro e um cartão de transporte coletivo em nome de outra pessoa.

Uma equipe da Polícia Militar (PMDF) foi ao local da ocorrência e encontrou o invasor caído e sem sinais vitais. Enquanto os peritos atuavam, o empresário foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), onde prestou depoimento.

 

O comerciante acabou autuado por homicídio. Contudo, a tese da legítima defesa permitiu a ele o pagamento de fiança, no valor de R$ 800.

Leia Também:  Quatro atletas de MT continuam na busca por medalhas nas Olímpiadas de Paris

 

Arma irregular

 

A polícia verificou que a arma usada pelo empresário, estava registrada em nome do pai dele, identificado como Sérgio Zampieri Junior, e com o registro vencido. Apreendido, o item também passa por perícia.

 

Até a mais recente atualização desta reportagem, a identidade do invasor não havia sido divulgada. A PCDF ainda deve ouvir testemunhas e analisar imagens de câmeras de segurança próximas ao local do crime, para entender todos os detalhes do ocorrido.

Assista abaixo o vídeo:

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA